terça-feira, 23 de junho de 2020

Despovoamento - E ainda há gente preocupada com as touradas de 2020?

A manter-se esta tendência de sangria de população (despovoamento), haverá ainda alguém por cá para fazer a Festa/Fêra de 2035?
(Fonte: INE, citado pelo J. Negócios, 20-06-2020)

21 comentários:

Anónimo disse...

2035??? Que optimista eres?
A continuar assim não lhe dou tanto tempo e vou mais longe, façam uns sensos como Deus manda, sem contar as pessoas que não vivem na terra mas que continuam lá com casa e verás como os numeros de 1600 descem drasticamnte para perto dos 1000.
Cptos.

Anónimo disse...

Antes de ficarmos sem fêra, ficamos sem o 9° ano na escola,com sorte, vamos até ao 6° ano e depois passamos a freguesia e ficamos sem Câmara mas sim, com este andar, passamos a aldeia.
Cumprimentos.

Jacinto Saramago disse...

A/o anónimo/a das 14h17
O despovoamento será, pois, uma espécie de pescadinha de rabo na boca! Tudo está dependente de.... gente!
Cpts.

Anónimo disse...

Caro Jacinto, de...gente! e de agente, muito (bláblá) e nada mais que isso ! Haja mesada para copos, de uma maneira ou de outra ! ... cagando e andando para a formação dos filhos/as, deixando-os nos estabelecimentos educacionais, estando entregues e esperando que estes os eduquem. E parte dos valores educacionais familiares "caseiros" e ancestrais em tenra idade, que se poderia alavancar de alguma maneira Barrancos, porque hoje se nos retirarem o concelho de Barrancos, como em 1896, não vai haver "tomates" para reconquista-lo, como então !

Jacinto Saramago disse...

A/o anónimo/a das 21h38
Tal e qual, sem tirar um ponto.
Cpts.

Anónimo disse...

Sr. Jacinto decidi escrever este testamento depois de ler o seu post. Se calhar não vai publica-lo porque é muito anti politicamente correto, mas depois de um dia de m…a cheguei a casa e me apeteceu escrever este comentário. Pensei escrever só sobre o problema da falta de gente, mas depois me apeteceu escrever sobre tudo. Primeira coisa que acho mal é o titulo do post, sinceramente, que tem que ver a perda de população com as touradas? Se não há gente não há tourada, claro, mas antes disso vão acabar muitas outras coisas. Agora percebo um comentário sobre outro post que dizia que falasse com os que estão perto de si. Acho que sabe quem é que dizia e continua a dizer todos os dias que tem que haver fera este ano, aconteça o que acontecer. Comprende? Depois do dia que tive, ainda fiquei mais triste com os comentários a este post. Então agora já somos uma aldeia? Nos vão a tirar tudo, escola, freguesia, câmara, enfim, que falta? Então agora já não sabemos nem ter família? Então agora já não há “tomates”? Mas afinal de quem é a culpa? De A, de B, de C?? Sim a culpa é sempre de outro ou outros, minha, tua ou dele é que não. Para mim a culpa é de todos e não é de nenhum. De todos porque todos deixamos que isto acontecesse, de nenhum porque é a evolução da sociedade atual. Como sociólogo saberá bem o que escrevo. Com que então hoje não haverá “tomates” como no fim do seculo XIX. Caro comentador, houve, há e haverá “tomates”, como na década de 40/50 do seculo passado quando partiram os primeiros emigrantes para o estrangeiro, como na década de 60/70 quando partiram muitos imigrantes para outras zonas do pais, como no fim da década de 70/ princípio de 80 com a reforma agrária, e de 76 até aos nossos dias com o poder local democrático. Em todas essas alturas houve “tomates”, e continuará a haver, porque enquanto houver um barranquenho haverá “tomates” para lutar pelo que é nosso, mesmo que muitos digam que não e que a luta politica cegue muitos outros. Acho que já desabafei o suficiente. Para acabar, e falando da falta de gente, titulo do post, também me chateia que durante muito tempo não se tenha falado deste problema. De 2011 a 2019 perdemos 9,57% (1.20 % por ano), de 2014 a 2019 perdemos 6,04 (1.21% por ano), de 2018 a 2019 perdemos 0,67%. Se fossem só números até estávamos a melhorar, mas sempre que haja perda de população será um muito mau sinal, nem que seja 0.000000001%. Sr. Jacinto, como sociólogo, lhe pedia um comentário aos números, e a esclarecer que o problema não é de agora, nem de ontem, é de há muito muito tempo. Desculpe mas quem pagou o pato hoje foi o seu blog. Obrigado.

Jacinto Saramago disse...

Caro anónimo/a das 21h58
Espero que, depois do desabafo (comentário), tenha fica mais bem disposto.
Como refere, e bem, o título não seria o mais adequado para a noticia. Mas, como o assunto do dia (ou tema) por Barrancos, era, à data, "tourada, sim", "tourada, não", aproveitei a oportunidade para, com ironia, fazer uma provocaçãozinha!

O despovoamento (há quem confunda com desertificação), é um dos principais problemas que afetam a nossa região, incluindo Barrancos, cujas consequências são transversais a todos os domínios e dimensões, social, económica, politica,etc..

Sobre o despovoamento (ou evolução populacional) e suas consequências, já várias vezes temos falado no blogue. Para mais informação sobre a evolução populacional de Barrancos, no caso regressão, pode consultar o Diagnóstico Social de Barrancos (2019), pág. 42-55, onde ficará a conhecer a realidade demográfica de Barrancos, desde 1900 (siga o link: http://www.cm-barrancos.pt/ac_social/PDS/Diagn%C3%B3stico%20Social%20de%20Barrancos%20(3%C2%AA%20atualiza%C3%A7%C3%A3o)%20v%20final%20(05-06-2019).pdf)

Por último, acrescentar que gostei dos seu desabafo, politicamente incorreto.

cpts



Unknown disse...

Bom dia! Eu quando chego a casa cansado não consigo nem me passa pela cabeça fazer um testamento no seu blogge. Muito menos á uma e pouco da manhã!!! Este testamento deve ter sido a causa do cansaço e por isso a anônima não percebeu a ironia do título da publicação,mas devo reconhecer que é uma pessoa muito bem informada pelo que se percebe no comentário. Será alguém que prometeu que em Barrancos se acabavam as saidas dos jovens porque se avizinhavam tempos mais prósperos? Se for até comprendo,tantos projetos em cima da mesa devem dar muito trabalho. Cpts

Anónimo disse...

Despovoamnto, desertificação ou falta de tomates, eu fico-me pela realidade e a realidade está a vista de todos e só não vê quem não quer, cada vez há mais gente a sair da terra e assim sendo cada vez há menos gente na terra, é simples.
Ficar sem Câmara já esteve nos planos do governo não há assim tanto tempo, lembram-se da troika... queira Deus não volte!
A escola ninguém falou em fechar mas sim acabar nos moldes em que a conhecemos pois para haver escola até o 9° ano tem que haver alunos e estes estão cada vez mais escassos, outra realidade da nossa terra.
Como já aqui foi referido, o dia que eu e muitos como eu que estamos fora de Barrancos mas cuja residência ai mantemos deixem fazer parte das contas dos sensos, os 1600 baixarão drasticamente e sim, corremos o risco de deixar de ser vila e logo venham com o peso da história e dos tomates para lutar! Os nossos antepassados já foram, já eram e lutadores como eles já não há e prova disso são as constantes assembleias realizadas ao longo do ano e onde ninguém se digna dar a cara, começando por mim pois prefiro ficar na cobardia do anonimato do que sofrer as consequências de opinar livremente e só mostramos indignação neste blog porque o mesmo existe senão nem isso faríamos.
É facil falar aqui mas quantas acões temos feitos para evitar chegarmos a este ponto?!
Se o simples facto de pedir o livro amarelo para reclamar não fazemos e é um direito nosso! Quantos de nós não tem tido já motivos para o fazer e quantos o fizemos? Preferimos queixar-nos nos cafés e lojas e logo ainda respondemos quando nos perguntam se pedimos o livro, para quê, que ganho com isso!
Levamos, por exemplos, anos queixando-nos internamente da falta de médico, maus acessos, dos horários de Centro Saude e números limitados de senhas e que temos feito para mudar isso? Nada, bola...
Esta é que é a realidade da nossa terra, doa a quem doer e senão, aguardemos pelo futuro para ver o que sai dela!
Este comentário se calhar não é políticamente correcto e pode não querer o administrador do blog publicar mas dentro de muitas realidades, esta é uma delas e umas das que mais se enquadra com os tempos hoje vivido no nosso Barrancos.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

... há tomates? comentador/a do dia 24 das 1:13 horas. Quando deixam uma colectividade quase centenária findar! Quando se criam algumas actividades culturais e desportivas e aí felicito os promotores das mesmas, deixando de existir, por falta de responsabilidade e de "tomates", dos elementos praticantes das mesmas ! Quando saúdas alguém e não tens a retribuição, isto era impensável em Barrancos... ! Quando vejo alguns progenitores entregarem os filhos à responsabilidade dos estabelecimentos de ensino, esperando que estes os eduquem na sua formação humana !... e parte daí a Educação dentro do seio familiar, arranjando "tomates" para assumirmos todos os desafios que a vida nos propõe. Caro comentador, não compare os "tomates" dos nossos antepassados nas décadas que se refere do século passado ! Sabe bem porquê ? a miséria obrigava a isso. Contudo apesar da pobreza existente, existiam nas famílias os valores humanos, os quais caracterizaram desde sempre o POVO DE BARRANCOS e a história diz-nos isso.

Anónimo disse...

O comentario da anonima da uma da manhã faz me lembrar aqueles grandes post que foram publicados ao longo de muitos anos mas que curiosamente acabaram em finais de 2017!
Será coincidência ou pura semelhança com realidades do passado!
Cptos.

Unknown disse...

Exatamente isso foi o que eu pensei. Agora com caracter defensivo e anos atrás atacante...cpts (olha mesmo sem tantos estudos chegamoa á mesma conclusão)

Jacinto Saramago disse...

A/os anonimos/ad das 14h31, 14h44, 18h15 e 18h47.
Estou perdido, não consigo acompanhar tanto desabafo, mas estou a gostar.

Abro uma nova frente de trabalho:
Que acham se fazemos a tourada como fizemos a "procissão das velas "? Explico melhor: nuna carrinha, touro e toureiro, e noutra bandarilheiros e banda de música! Tudo, a circular pelas ruas, não será em todas pq a vila é íngreme, com o público à janela, à distância social regulamentar?!

Assim cumprimos a tradição.

Cpts

Anónimo disse...

Sem tantos estudos ou sem nenhum mesmo! Não é facil ter o mesmo nível!
Enquanto a ideia do Jacinto, na boa mas só se me deixarem fazer uns quantos recortes ao touro, mantendo a distancia social, claro está!
A tourada não sei mas é bem provável que a procissão se repita!
Cumprimentos a ambos!

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo/a das 22h22
Cpts a quem, a mim e ao touro? Pela partir que me toca, vai um abracinho!
O touro dirá de sua justiça.

Anónimo disse...

Agora fizeste-me rir... a ti e ao anónimo mas sim, também posso dar ao touro pois não seria a 1 vez que me roçava por ele lollll
Assim sendo, agradeço o abraço e retribuo!

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo/a das 22h47
Obg, este Abç sem máscara soube tão bem! Espero que o touro tenha recebido o calor do afecto.
Um beijo.

Unknown disse...

Ora ai esta,eu sem estudos,tenho o 12°ano"somente",não ofendi ninguém mas a 'senhora"pelo que se percebeu sim. Pode ter rocado no touro,como eu,no prato!Beijinhos tia ..! Faz de conta que somos de Cascais. E venha lá uma tourada,devo dizer que não aprecio mas sendo diferente posso passar a gostar. Banda de musica em trator,touro numa roulote...acho que até nossa senhora,me desculpem as devotas,vai querer sair dia 31 e não no 28. Cpts para ti jacinto,não sou de beijinhos.

Anónimo disse...

Ainda pensei em não escrever este comentário e deixá-los continuarem a inventar pensado que era a outra pessoa. Peço desculpa aos que se possam sentir enganados mas não era minha intenção. Escrevi o comentário à 1:13 porque me apeteceu, mesmo na situação em que estava. Nunca estive na politica, não estou e não estarei, graças a Deus não preciso dela. Alguns confundem o meu comentário com um ataque a estes ou defesa daqueles. Quando digo que a culpa é de todos e de nenhum me refiro aos barranquenhos todos, não a estes ou aqueles políticos. Repito que a politica cega algumas pessoas, de todos os lados, mas o que me deixa mais triste são alguns comentadores que acham que quem escreve sobre certas coisas tem que ser doutor ou engenheiro. Não sou doutor nem engenheiro, mas tenho o curso da vida. Para viver ou sobreviver tenho que trabalhar a sério, me sai do pelo, não me cai o dinheiro do céu. Cptos

Anónimo disse...

Os comentários a este post, reflectem o estado actual de Barrancos. Criticas muitas, soluções e opiniões poucas... Continuemos a assobiar para o lado e apontar a culpa sempre a outros... Cumprimentos

Anónimo disse...

Pois sim, continuamos, todos, assobiando para o lado e vendo que o barco cada vez se afunda mais, nada fazemos a não ser, deixar andar! Logo nos queixamos wm blog, lojas ou cafés mas tirando isso, nada fazemos!
Veremos dentro de meia duzia de anos como estaremos mas o fururo avizinha-se negro para nós! Muitos tiveram que sair e muitos mais irão sair mas é como diz o anónimo, assobiamos para o lado!
Cptos.