quinta-feira, 11 de junho de 2020

Cancelada a Festa/Fêra de Barrancos 2020


(Comunicado da CF de Barrancos)
.
Transcrição do comunicado:
Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição de Barrancos
(2019-2020)

 COMUNICADO
(Cancelamento das Festas/Fêra de Barrancos 2020) 
A Comissão de Festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição de Barrancos 2019/2020 vem, por este meio, comunicar à população de Barrancos o cancelamento das Festas/Fêra de Barrancos 2020, que tradicionalmente decorrem de 28 a 31 de agosto.
Esta decisão, muito difícil, foi tomada depois de um longo processo de maturação, tendo sempre presente a situação de pandemia que nos continua a afetar, que apesar do desconfinamento gradual deste último mês, mantem todas as incertezas quanto à evolução e ao contágio da doença. Nesta data, a nível nacional, o risco de transmissibilidade do vírus continua a ser muito elevado, superior a 1,01, sendo expetável para breve uma segunda vaga (ou onda) muito mais forte, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).
A nossa Comunidade não foi ainda atingida. Queremos continuar assim, até que as Autoridades de Saúde, nacionais ou mundiais, decretem o fim da pandemia e do distanciamento físico e social que tanto condiciona. Nesse sentido, não nos parece possível que haja condições de segurança sem colocar em risco a saúde da nossa população, nem sequer seguindo as recomendações e orientações da DGS, que na esmagadora maioria de sítios e/ou locais da fêra seria impossível de adotar.
A Comissão de Festas considera que, por estes motivos, não há condições para a realização em segurança da Fêra de Barrancos 2020, nem de nenhum dos seus eventos ou espectáculos, incluindo as centenárias e tradicionais Corridas de Touros, cuja manutenção continua salvaguardada pelo nº 4 do artigo 3º da Lei nº 92/95, de 12/9, na redação dada pela Lei nº 19/2002, de 31/7, que estabelece a sua excecionalidade “por se ter mantido de forma ininterrupta, pelo menos nos 50 anos anteriores à data da entrada em vigor da norma que a autoriza”, ou seja, desde 1952 a 5 de agosto de 2002. A interrupção, em 2020, por razões de saúde pública, não terá qualquer repercussão na sua continuidade, que está garantida pelos usos, costumes, tradições e, mais importante, pela lei citada.
O adiamento para o outono, que chegou a ser equacionado, foi abandonado tendo em conta a clareza da norma da exceção, que cita claramente que o acontecimento, “como expressão de cultura popular”, decorre “nos dias em que o evento histórico se realize”, ou seja, entre 28 e 31 de agosto!
Os eventos e/ou espectáculos da “nossa Festa/Fêra”, são todos realizados ao ar livre, mas a sua particularidade, por exemplo, dos tabuados, torna impossível a marcação de lugares com redução, tendo em conta o distanciamento físico, quer seja nos bancos e tabuões, “em cima”, quer ainda, com mais dificuldade, “em baixo”, ou “nos paus”, neste caso no meio da arena.
A Fêra de Barrancos é o momento único do reencontro anual de toda a Comunidade Barranquenha, com a Terra, Famílias e Amigos, e as suas tradições ancestrais. Para que estes reencontros continuem a perdurar no tempo é necessário que os barranquenhos, seus familiares e amigos continuem bem de saúde e possam voltar. Fazer uma pausa de um ano, por razões de saúde pública será, na nossa opinião, a melhor decisão.
A Festa/Fêra de Barrancos não se irá realizar em 2020, mas esta Comissão de Festas conta com a População de Barrancos para, com mais Garra e Vontade, organizar a Festa/Fêra de Barrancos 2021, celebrando o regresso dos nossos conterrâneos, descendentes, familiares e amigos à normalidade.
Continuamos a contar com apoio de todos, para que juntos possamos dar à nossa Comunidade as melhores Festas e Fêra de Sempre! Em 2021.
Neste momento, vivemos tempos difíceis. A Pandemia provocada pelo novo Coronavírus COVID19 veio lançar a incerteza nas pessoas, nas empresas e nas instituições. Definitivamente, este é o momento para continuar a cuidar da saúde.
Barrancos, 10 de junho de 2020
A Comissão de Festas em Honra de NS da Conceição de Barrancos - 2019/2020
ass) Diogo Agulhas, Fernando Bergano, José Gaspar, Luís Fernandes e Manuel Cortegano"

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns à C.F.B. pela coragem, decisão correcta.
Já quanto a dia 28 a Comissão feminina poderia organizar uma procissão igual à do dia 12/5, pois apesar de eu ser ateísta, sei que aos velhinhos e doentes ajuda muito ver a imagem da padroeira. Cumprimentos.