quarta-feira, 10 de junho de 2020

A "burricada" das raparigas de Barrancos que decorreu tal dia como hoje, há 60 anos!

Faz hoje 60 anos, que decorreu a "tradicional burricada, em agradável passeio ao campo", promovida pela JACF de Barrancos*. Da "mina de Apariz até aos Charco dos Moços, "as mais velhas tiveram de aguentar os desejos intempestivos das mais novas, que não se casaram de andar de burro". Às 13 horas chegaram ao destino, onde "já há muito se tinham extinguido as correrias, os cantares, gritinhos e gargalhadas, denotando o cansaço de cinco horas bambuleando em cima dos gericos".
Segundo a história, "almoçou-se com apetite" e dormiram a sesta "à sombra do choupal", para, mais tarde, experimentarem  "o prazer da água fresca da ribeira e dos peixes esbracejando na ponta dos anzóis", sem esquecer de "tirar as fotografias da praxe".
Já tarde, "com o sol muito baixo, para não continuar a sua faina da manhã, destruidora da delicada pele (...), a dar ares de pimentão", iniciaram o regresso a casa, "com a alma cheia de saudade daquele dia bem passado" e já com "gratas recordações", provavelmente a pensar na próxima burricada de 1961!
*JACF (Juventude de Ação Católica Feminina) -  movimento ou organismo feminino do Estado Novo que funcionavam no âmbito da Mocidade Portuguesa.
A Burricada de 10-06-1960.
(Fotos: Cortesia Isabel Caeiro)
(in Luzeiro, nº 15, de 03-07-1960)

7 comentários:

Anónimo disse...

Esta semana também temos uma Burricada de seres humanos que residem em Lisboa e arredores aqui em Barrancos. Se calhar deixamos de ser um concelho sem coronavirús. Vamos ver daqui a 15 dias se está Burrice não causa estragos na população de Barrancos. Um abraço

Jacinto Saramago disse...


Hesitei em "deixar passar" o comentário das 16h32, mas depois de o reler fiquei com uma convicção: estou mais preocupado com o/a anónimo/a do comentário, que com o comentário do/a anónimo/a.

Cpts.
Descontrai. Bebe um café ou uma mini, aproveitando que há caracóis.

Unknown disse...

Jacinto,boa tarde. Já agora vou fazer uma pergunta...sou uma barranquenha que vim passar o fim de semana grande á MINHA CASA de Barrancos e para não infetar alguém,tenho visto que por aqui as pessoas estão a levar isto da pandemia muito a sério,aqui vai a minha ironia,decidi ir ao castelo e qual foi o meu espanto ao ver que esta fechado. Me podias dizer o motivo? Obrigado e comptos.

Jacinto Saramago disse...

Caro/a anónima/o das 18h26
Não sei/não sabia que o castelo estiva encerrado!
A ideia do passeio ao castelo, ou a outro local de interesse nos campos de Barrancos, constitui, na minha opinião, uma boa forma de distanciamento físico e social. Desta forma, que não pode cumprir, estaria afastada da comunidade local.
cpts
(Se náo gostar de caracóis, pode sempre pedir um pastel de bacalhau, para acompanhamento da mini)

Anónimo disse...

Obrigado pelo conselho vou beber uma mini descontraído e sem máscara no.
Não fique preocupado por mim!!! Bom Fim se Semana para si.

Jacinto Saramago disse...

ao anónimo/a das 20h09
vai de máscara, mas não esqueça de a tirar para beber a mini.
Bom fim de semana/feriado, para si também.
Saludos.

Anónimo disse...

Comentário muito pobre e triste do anónimo ceiticando os barranquenhos que vem visitar as suas gentes! Que eu saiba, hoje já está permitido e o que infelizmente foi proibido, graças a Deus, aos poucos vai voltando, a nossa liberdade mas mesmo assim vejo que ainda há mentes muito pequeninas na nossa terra! Infeliz dessa gente que vive apontando o dedo aos outros, aos que vão, aos que vem, aos que saem e vão aos cafés... avizinham-se tempos muito tristes para este tipo de pessoas.
Enfim, é como dizes, bora lá aos caracóis que já estão ficando no ponto.
Cptos