terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

O problema do despovoamento - em Espanha, Itália e em Portugal

O problema do despovoamento, ou da Espanha vaciada, como dizem os nossos vizinhos, é um fenómeno que não preocupa só os dois países ibéricos. O despovoamento constitui também um problema em Itália, donde, desde há cerca de uma década, têm sido "testadas" soluções semelhantes às que hoje se utilizam em Espanha e em Portugal: subsídios à fixação de população; subsídios aos nascimentos; subsídios para arrendamento; "ofertas" de casas a € 1,00, para depois remodelar, etc,. etc.. sem sucesso!
No caso de Barrancos, sucede a mesma coisa! As medidas municipais de combate ao despovoamento, sem apoio governamental, por falta de uma estratégia nacional, serão sempre insuficientes ou ineficazes. Não haverá PAFs, nem Casas Jovens, que consigam estancar a hemorragia de população. Nem a venda de lotes de terreno do parque empresarial, a preços simbólicos, resulta!
Receber imigrantes será solução?! Em Espanha, há municípios a "crescer" à custa da imigração.
Interessante a reportagem do "El País" do passado dia 28 de janeiro, com o título "pueblos que muerem, pueblos que renacem", que retrata, numa outra perspetiva, os problemas do despovoamento nos 8108 municípios existentes em Espanha.
Dois idosos de uma localidade de Cerdenha, Itália
(Foto: Reuters)
Aditamento
Entretanto, foi o governo divulgou o Programa «Trabalhar no Interior», uma iniciativa que tem como objetivo apoiar e incentivar a mobilidade geográfica de trabalhadores para os territórios do Interior. Através de um conjunto de incentivos e de apoios financeiros, o Governo pretende incentivar a fixação de pessoas nestes territórios. 
Vamos aguardar mais informação sobre este programa, para reclamar os retroactivos!

4 comentários:

Anónimo disse...

Receber imigrantes! Os da terra não os conseguimos manter e recebemos imigrantes?! E logo, comem do que visto que trabalho não há e isso é a principal razão de despovoamento de Barrancos!
Fixar os barranquenhos que diziam...
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Pois pois... este governo sabe do que fala? Emigrantes que ganham 3 ou 4 vezes mais lá fora voltam a terra ganhar 630€ ou viver d'emerges e cursos sem descontos?! Isto deve ser para rir! Vamos direito ao abismo da desertificação, cada vez somos menos e não se vê fim a esta sangria!
Cptos!

IANTT disse...

Es un tema del que hemos hablado en varias ocasiones,y parece de dificil solucion,
que hace años que sucede, y que ahora interesa politicamente darle publicidad

Pues bienvenido sea que los politicos quieran dar soluciones.

A mi modesto entender el problema de despoblamiento de nuestros pueblos se solucionaria con tener puestos de trabajo y unas excelentes comunicaciones por carretera y/o ferrocarril.

Jacinto Saramago disse...

Ola j.
Sim. Seria uma das soluções.
Já agora sabias que Encinasola, Huelva, está sem comunicações, internet, telefone móvel e até tv desde há tempos, sem solução a vista?
Saludos