terça-feira, 31 de dezembro de 2019

A recolha do lixo em Barrancos - um pouco de história do sistema local porta-a-porta

De acordo com a Resialentejo, a vila de Barrancos fica com 100% do território abrangido pelo sistema payt de recolha de lixo, a partir de 2 de janeiro! Entre outras novidades, que iremos conhecer durante os próximos dias, ficamos sem contentores coletivos. Nas restantes localidades onde o sistema também será implementado, Ourique, Serpa, Mértola ou Moura, p.ex, a recolha payt abrange pequenas áreas (as chamadas zonas históricas).
A dois dias do começo de um "novo" modelo, o Barrancos 100% payt, talvez seja de interesse recordar um pouco da história do "sistema de recolha do lixo porta-a-porta" em Barrancos:
A vila de Barrancos tem um serviço de recolha de lixo porta-a-porta desde 1974/75. Este serviço, ou sistema, como lhe queiramos chamar, foi criado no final do "mandato" da Comissão Administrativa  da Câmara Municipal (1974/1976), presidida pelo Sr. José Domingos Escoval, tendo sido depois melhorado pela primeira CMB eleita, presidida pelo Sr. Carlos Durão (1977/1982) - ver aqui e aqui. 
Naqueles primeiros anos (1975/1981), a recolha diária do lixo era feita num dumperprimeiro, e num trator anos depois, conduzidos pelo saudoso Tio Agostinho (motorista). O primeiro "carro do lixo", adaptado, só apareceria em meados da década de 1980. O lixo, a "granel", depositado em latas (de tinta) ou outros recipientes, porque não havia ou não se usavam sacos de plásticos, era "recolhido" pelo Manuel Antelo (Nekita), o primeiro cantoneiro de limpeza da CMB. A esta equipa, que esteve junta cerca de três décadas, juntavam-se ocasionalmente, um ou outro elemento, entre os quais os Xicos (o Ramos e o Basílio, o primeiro recentemente desaparecido).
As lixeiras, que dantes existiam nos chamados "arrabaldes" da Vila - recordo a zona do Pinhão cheia de lixo e de estrumeiras - foram desaparecendo a pouco e pouco. Foi um processo que demorou alguns anos, mas foi conseguido e, em finais dos anos 80, princípios da década de 90 (séc. XX), as lixeiras tinham desaparecido praticamente todas.
O lixo recolhido, era diariamente transportado e depositado na antiga mina de Minancos, encerrada e selada aquando da abertura da Estação de Transferência de Resíduos (ETA da Eira de Carrasco), em 2003.
Os contentores coletivos, que hoje estão espalhados em vários locais da vila, mas devia haver em mais, terão surgido em meados da década de 1990. Primeiro, na zona do bairro, e depois noutros locais. Os contentores para a reciclagem (papel, vidro e plásticos), são mais recentes - primeira década deste século.
Por fim, salientar que o serviço de recolha de lixo de Barrancos é assegurado pela Junta de Freguesia, por delegação da CMB, desde 1995.
contentores na zona do bairro dos Espanhóis
contentor no Altossano
contentores da rua da Igreja
(Fotos: Arquivo eB, 2019)

2 comentários:

Anónimo disse...

E pronto com essa crónica, sobre a recolha do lixo está tudo dito!!
Agora é esperar para ver...

Feliz ano novo, Jacinto.
Abraço!

Amaro Garcia

Jacinto Saramago disse...

Obg Amaro
Que 2020 seja o ano em se realizem os teus sonhos e objetivos.
Abç.