segunda-feira, 28 de outubro de 2019

A albufeira do Bufo - a água começa a escassear

Começa a ser muito preocupante o nível da água na albufeira, que desceu muito desde o início de outubro, conforme o eB aqui divulgou.
A seca extrema agrava-se, colocando em risco todo o ecossistema. Os chuviscos dos últimos dias não molharam nem as folhas das árvores.
regolfo da albufeira do Bufo, a nível muito baixo (quota 4 a 6%)
(Fotos: Cortesia ER, 22-10-2019)

7 comentários:

Anónimo disse...

Falta de chuva e nuestros hermanos que fecham as barragens. Tudo junto, dá este triste cenário e um prenuncio de algo mau :(

Anónimo disse...

Porque esse descer repentino do nível do rio no ultimo mês? Cpts

Jacinto Saramago disse...

Consumo, cont da tempo seco, evaporação (!), etc.
Cpts

Anónimo disse...

Já agora!!! Há quantos anos é que a barragem não é limpa? Talvez se todos os anos as represas de água tivessem um pouco de limpeza quando os níveis estão baixos, depois haveria benefícios para épocas como éstas.

Anónimo disse...

Bom dia
As barragens e pequenas represas da nossa ribeira não são limpas já faz uns bons anitos e a limpeza ajudaria certamente a ter um pouco mais de reservas.
Atenção que o BE não gosta de barragens :D...
Se temos poucas reservas não sei porque se abre as piscinas durante todo o verão tendo em conta o gasto de água que certamente causam.
Por outro lado é preocupante a qualidade da água que temos em Barrancos atualmente, muito preocupante.

JC

Jacinto Saramago disse...

Caro/a anónimo/a
Que a albufeira precisa de desassoreamento todos sabemos, e já tarda, mas não pode ser uma limpeza ao edtilo "tirar burgau ou areia", porque esta seria repsta na primeira cheia.
Aguardemos o que passará com a "água do Alqueva", que está quase a chegar.
Cpts

Anónimo disse...

Quase a chegar! Duvido que chegue assim tão rápido, pois todos sabemos que há obras paradas em terras cujo proprietário não concordam com as mexidas nas terras deles. Basta ir até safara e vemos as obras paradas. Isso indica tribunal, recorrer e tribunal novamente e etc... esperamos que chegue rápido mas infelizmente, prevê-se um longo periodo de espera até ela chegar as nossas torneiras.
Cumprimentos.