terça-feira, 3 de setembro de 2019

Balanço da Fêra 2019 por um leitor do eB

"Terminaram a 1 de setembro (32 de agosto) as Festas anuais, e já podemos fazer alguns comentários que, com base nos acontecimentos, verificamos em directo - a saber:
1º É tempo de seja quem for com capacidade de decisão, mande colocar perto dos lugares mais concorridos, uns urinóis portáteis com a finalidade de evitar a pouca vergonha que se passa desde os tabuados até as ruas circundantes; é necessário tomar medidas neste sentido.
2º Ao público em geral, principalmente as camadas mais jovens, fazer-lhe ver que a praça, ruas, janelas e lugares, não são caixotes para deitar o lixo; para o efeito há depósitos próprios que deverão ser utilizados - para além de tudo uma garrafa fechada mesmo com ar é um bom elemento escorregadio que pode afectar mesmo a quem a deita fora.
3º A música dos tempos mortos, entre encerros e touradas, deveria ser muito mais baixa e uma ou outra música nacional.
4º Quem utiliza as cadeiras da SRAB (sociedade dos rapazes) deverá no final da utilização recolher a mesma, ou então, trazer uma de casa.
Penso que estes actos são mais de civismo do que de direito de todos. A ninguém é lícito conspurcar o espaço que todos utilizamos no lazer.
Passei uma (Fêra) tranquila, a excepção de que cada vez que via uma garrafa atirada à praça só me apetecia apanhá-la e devolvê-la ao atirador.
Bem mas mesmo assim gosteiAss) Romão Caçador Durão"
(daqui)
Nota do autor
O problema da limpeza urbana durante a fêra tem sido sempre uma preocupação das autoridades locais, sobretudo da freguesia que tem a competência neste domínio. Este ano, inclusive, a junta de freguesia teve de contratar uma empresa de serviços para assegurar a limpeza das ruas durante os dias da festa, por falta de pessoal.
pequena amostra do resto da fêra na arena da praça
(Fotos: eB, 02-09-2019)

10 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia
Concordo a 100% com os pontos 1,2 e 3.
O civismo e a educação faltam em muitos dos visitantes e/ou locais também fruto por vezes da não existência de condições para evitar certas situações.

A falta de autoridades nas ruas também ajuda a este tipo de situações e a falta de respeito pelo vizinho do lado nem digo nada...

Em geral uma boa fêra e esperemos que para o ano algumas situações de possam melhorar/evitar.

JC

Anónimo disse...

Temos umas casas de banho mesmo por baixo do quintalão, porque não estão abertas pelo menos em dias festivos? Não percebo porquê e vendo que seria uma mais valia

Anónimo disse...

Talvez se devia começar pela colocação de mais caixotes de lixo distribuídos pelas ruas principais da fêra, quintalão e bares. Uma pessoa quer ser asseada mas nem sabe onde largar o copo!! Cumprimentos

Anónimo disse...

Contratar a junta empresa para limpeza, por falta de funcionários? Com tanta gente desempregada? Que piada mais sem graça. E que limpeza fizeram, retirar alguns excessos da zona da praça, porque o resto.... enfim. Que alguém tenha conseguido registar para mais tarde recordar.

Para acrescentar aos pontos do leitor, diria eu também: é de lamentar que as estradas sejam anos pós anos, bloqueadas com esplanadas, na porta do banco então, foi uma vergonha, em caso de alguma emergência, quero ver de quem será a culpa? proprietário, câmara GNR? Porquê não há fiscalização que mandem retirar essas esplanadas não autorizadas (sei que não foram autorizadas, por isso posso afirmar), mais ruas que supostamente estavam com estacionamento proibido estavam a abarrotar e ninguém mas ninguém disse fez nada.
Acesso a zonas sem saída tipo cerro, uma vergonha e ninguém faz nada....
vejam lá se se começa a pensar mais nos outros e na segurança dos outros, porque a segurança tem que ser garantida para quem está em casa e para quem está na festa.
Obrigada

Anónimo disse...

Maior prevenção e segurança em termos médicos que foi zero

Unknown disse...

Concordo com tudo, mas acho que de futuro deveremos arranjar um espaço e convidar interessados da restauração que queiram vir montar um restaurante ambulante onde possamos comer (jantar ou petiscar) pois e impossível para os nosso restaurantes dar reposta a tofos os que no venhem visitar!...penso que este será um dos pontos mais importantes para solucionar de futuro!
Cumprimentos Mário Ruivo

Anónimo disse...

Mais Restauração? É o que mais temos nós neste povo. O que faz falta são cuidados básicos de higiene, onde é que os forasteiros por exemplo tomam banho? Na pipa? Nas bicas? Talvez balneários públicos também não seria mal pensado.

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor
Ao anónimo/a de 03/9, 18h07:
Não me parece que a ocupação alargada das esplanadas seja um exclusivo do local citado. Na Fêra, até pode ser desculpável, com regras.
Já não me parece desculpável que os seus proprietários, salvo raríssima exceção, estejam à espera que a seja a Junta de Freguesia (ou a CM) a limpar toda a sua área ocupada e conspurcada de lixo proveniente do estabelecimento.
Houve problemas no domínio da limpeza urbana.Houve. Serve de aprendizagem, mas há que estabelecer regras de ocupação do espaço público no período da festa, com a fixação de direitos, mas também deveres, porque também os há!
cpts

Unknown disse...

Já agora quem consegue chegar perto de um contentor so se levar uma máscara nunca vi coisa igual aqui perto da escola é um nojo.

Jacinto Saramago disse...

ao anónimo/a das 14h51
A Junta de Freguesia está a tratar do assunto, tendo comunicado à empresa gestora a substituição de vários contentores.
cpts