quarta-feira, 31 de julho de 2019

Festas de Barrancos 2019 - com uma alteração inesperada (mas desejada)

As Festas de Barrancos de 2019 apresentam uma (tímida) alteração na localização de um dos eventos, que poderá ser encarada como um teste, para a sua implementação definitiva a partir do próximo ano.
Segundo consta, o espectáculo musical e o baile de fim de fêra, dia 31, irão decorrer no Parque de Feiras e Exposições de Barrancos, espaço que o eB considera há muito que reúne as condições para acolher todos os espectáculos musicais da festa, salvo a animadora, que deve continuar na arena da praça (entre as 22 e as 24h00). 
A mudança de local de um evento, a meio da festa, implica alterações ao nível da logística, quer para a comissão de festas quer para fornecedores e população em geral. Haverá resistência. Qualquer mudança, arrasta resistências. Haverá quem concorde. Quem discorde. Outros, ainda, dirão que esta mudança já devia ter acontecido. Normal.
Recorde-se que o Parque de Feiras e Exposições de Barrancos, inaugurado há mais de 12 anos (em 12/04/2007), acolhe anualmente a expoBARRANCOS, estando praticamente devoluto o resto do ano, salvo para a realização de um ou outro evento cultural e, desde há cerca de seis anos, algum casamento ou batizado, para o qual não estava preparado nem vocacionado. Nem tem condições.
planta do parque, por ocasião da expoBarrancos 2010

Parque de Feiras e Exposições de Barrancos (Fotos: arquivo eB, 2010 e 2016)

55 comentários:

Anónimo disse...

O único contra é apenas a distância entre a praça da liberdade e o parque de feiras. De resto aplaudo a iniciativa

Anónimo disse...

Antes de mais bom dia ao senhor autor do blog o qual acompanho ativamente, gostava de fazer uma reflexão sobre a publicação. Primeiro que tudo salientar que o Parque de Feiras e Exposições de Barrancos como todos sabem fica praticamente fora da nossa vila que faz com que os visitantes nem todos façam o trajecto entre a Praça da Liberdade e o Parque de Feiras e exposições, atraindo assim menos pessoas ao espectáculo. Em segundo lugar a tradição que tem o quintalão e porque de agora começar-mos a mudar as tradições? Por uma questão de comodidade? Concordo que o Quintalão não ofreçe as melhores condições para os artistas mas em vez de empurrar com as noites de feira para baixo porque não fazer obras de melhoramento no mesmo recinto? Terceiro, já pensou nos muitos idosos que não têm forma para ir a pé até o Parque de Feiras e Exposições? É que nem todos têm carro na sua porta para fazerem a mesma deslocação... Porque insistimos em Barrancos a mudar a nossa tradição? Começa-se assim e acaba-se nas touradas!! Em quarto gostava de lhe preguntar já que se manifesta tão a favor da referida mudança, nos últimos anos não o tenho visto nos bailes do quintalão... Logo o voto na matéria é baixo.... E se o Parque de Feiras e Exposições está morto de risa a culpa deve-se ao municipio que não promociona atividades para fazer uso do espaço... Podiam como já tinha dito antes fazer festas de verão lá, a própria Comissão de Festas utilizar o espaço para dinamizar atividades... Para que mexer com algo que é muito antigo? Porque a mania de começar a fazer mudanças? Deixemos tudo como está há coisas mais importantes que deviam de ser mudadas e essas ninguém se lembra de as fazer!! Cumprimentos

Jacinto Saramago disse...

da praça ao parque serão 800 m, podendo escolher se queres ir/vir pela R Encinasola ou pela rotunda, passando por uma "estrada" longa e sem carros estacionados ou em circulação, cheia de esplanadas. Mais una vantagens.

Francisco Carvalho disse...

Já Que Vão Mudar Os Espectáculos Musicais Para o Parque de Feira e Exposição Já Agora Este Ano Não Montem os Tabuados Montem Uma Praça de Touros Fechada Junto ao Campo de Futebol e Assim Acabem Com a Tradição da (FÊRA) Praça Quintalão e Quintalão Praça e Assim Passa a Tradição do Cento do Povo Para os Arrabais do Povo Neste Povo se Aceita Tudo e Ninguem Reclama?

Unknown disse...

Desde que as pessoas sejam consciencializadas a deixarem os carros em casa, penso que será a melhor solução a ser tomada, pois o espaço onde se faz a Expo´Barrancos está subaproveitado, pois tem ótimas condições e podem ser lá feitas coisas muito interessantes, é preciso é ter imaginação. Aplaudo a iniciativa.

Anónimo disse...

Casamentos e batizados há 9 anos, o primeiro foi o da Filipa Guerra.
No verão podia-se fazer lá várias festas mas na fêra que fique como sempre. Vai quebrar eu sinceramente entre os siempre assim e o que vem a seguir, melhor nos bares/cafés. E depois queixam-se. Mais parece que não há comissão, teremos também ai a temida mudança? Nos concelhos vizinhos é o que se têm visto. Ficam dividas, apelos à população para se conseguir pagar os artistas, e organização da festas por bares e cafés. Aqui um ano se passou uma pequena amostra e todos viram no que deu.

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo/a das 14h36: como estou desactualizado! .. 9 anos. Eu a pensar que esta utilização não tinha ocorrido há mais fe 6 anos! .
Não vai quebrar. Esta mudança vai ser vantajosa para todos os intervenientes e 800 m da praça, não parece que seja um obstáculo.
Reafirmo aquilo que já disse: quando mudou do pátio da escola para o quintalão também houve "velhos do Restelo" e o processo durou 50 anos....
Cpts

Jacinto Saramago disse...

Cpts.

Jacinto Saramago disse...

Cpt

Anónimo disse...

É uma boa alteração, sem dúvida. Temos que inovar.

Anónimo disse...

Boa tarde. Não querendoresponder a nenhum dos comentários, e querendo apenas expressar a minha opinião, quero dizer que este ano até não é má ideia passar o concerto para a Expo, para a comissão puder vender mais bilhetes e por ter melhores condições, já que no dia a seguir não ha encerro. Contudo mudar os espetáculos todos do próximo ano para a Expo é um absurdo. Não só é uma tradição barranquenha os bailes serem no quintalão, como não faz sentido nenhum acabar o aile as 6h da manhã na Expo e termos que ir ara cima para o Encerro!!! Todos os visitantes e não só que bebem uns copos devem ficar por lá porque não os tou a ver subir aquela rua... Mas é apenas a minha opinião. Cumprimentos

Jacinto Saramago disse...

Francisco Carvalho nada disso! Os tabuados, por eqt e enquanto houver mestres que o façam, ficam onde estão. So muda o baile. Cpts

Jacinto Saramago disse...

Cpts

Anónimo disse...

Com que então devoluto?? Então e as festas dos reformados, festivais do caracol, barrancos olé, futebol, etc? Já para não falar nos inúmeros casamentos e batizados. Devoluto é toda a estrutura sem utilização absolutamente nenhuma meu caro.
Muito longe de ser velho do Restelo, quebrar a tradição neste caso, nada traz de bom. Passo a explicar: quebrar a tradição, quando outros anos tem corrido lindamente no quintalão com grupos de igual dimensão; deslocalizar uma parte das festas significa perder uma parte das pessoas, nem todas irão lá abaixo. Pensei que este blog era isento e imparcial, mas não, influencia as pessoas com a sua opinião, e neste caso, com total desconhecimento de causa, como disse o anónimo das 11:47, pois que nunca ninguém o vê nos espetáculos.
Cumprimentos

Jacinto Saramago disse...

Ainda bem que há alguma ocupação, faço votos para que haja muitos mais casamentos e batizados.
Contudo, não quero impor nada, muito menos ao anónimo que sente tantas saudades minhas.
Cpts e até ao dia 31 de agosto, no parque, onde podemos beber umas minis.
E não esqueça que amanhã, dia 1 de agosto as 00hh00 há foguetes.

Anónimo disse...

Saudades se te vejo todos os dias? E não te preocupes que que amanhã á meia noite te pago umas minis onde estiveres.

Jacinto Saramago disse...

Como se diz em Barrancos, "muito bem, sim senhora ".
Já agora , relendo o post, "devoluto", não seria o termo correto, antes subaproveitado! Abc.

Anónimo disse...

Boa tarde penso que cada espaço é para o que é... Anos atrás também têm vindo bons artistas e no entanto tudo tem cabido no quintalao. Vai ser uma mudança pela negativa, eu vou ser um que não vou pôr lá os pés, não queiram alterar algo que sempre tem resultado. Cumprimentos

Jacinto Saramago disse...

Como já disse, o quintalão é recente. Tem pouco mais de 40 anos. E não sejas exagerado, esperamos os "teus pés ", por aqui.
Cpts.

Unknown disse...

Discordo,a feira de Agosto e ca em cima, como manda a tradicao...

Jacinto Saramago disse...

Como manda a tradição!? Olha que não.
Mas é a sua opinião.
Cpts.

romcadur@gmail.com disse...

Acho que é uma boa atitude, se pensarmos que com esta idade já vi muita coisa mudada e sempre para melhor então é de avançar. Os bailes eram no pátio da escola dos rapazes, a animadora em cima do tabuado, os tabuados feitos de uma forma diferente e sem tanta segurança, os touros vinham a pé, as barracas e o carrossel no Alto Sano, tudo muda e não há aqui qualquer intenção de acabar seja com o que quer que seja. No então permito-me dar uma sugestão que poderá harmonizar os tais velhos do Restelo. a apresentação da actividade na praça grande de conjuntos da terra, do Alentejo, de Espanha, por um periodo mais prolongado 3 horas e assim quisá todos ficariamos contentes. Viva Barrancos, Viva a Fêra

Anónimo disse...

Tanto drama, tanto drama... É mesmo coisa de povo pequeno, por amor de Deus!
Criticam, criticam. Mas por acaso se lembram das filas enormes nas casas de banho do Quintalão em plena fêra? E dos concertos da Raya Real, e ainda mais recentemente, o ano passado, do Quim Barreiros em que parecíamos sardinhas enlatadas? Com o que tenho visto, parece-me que não. Deixem-se lá de mariquices!
NINGUÉM, mas NINGUÉM mesmo pode dizer que o Parque de Feiras e Exposições não tem melhores condições que o Quintalão, porque meus amigos, isso tem. Possui duas casas de banho, ou três (se contarmos com a da zona da restauração) e bastante espaço que dá para nos mexermos como bem quisermos sem ter que tar a pisar ou a dar com os braços ao vizinho do lado.
Qual é o problema? O andar? Meus amigos, se na expo andam porque é que na fêra não podem andar? Nunca ninguém morreu por andar! E olhem, é da maneira que chegam à praça fresquinhos que nem uma alface porque entretanto, por terem andado, já vos passou a bebedeira.
Para quê meter ao barulho encerros, touradas ou animadora? Ninguém pôs isso ao barulho. Só vocês que só sabem criticar e nunca estão contentes com nada. Nem por mudarem os espectáculos para um sítio com boas condições para vocês e até para as crianças. Se isso tivesse vindo à baila no post (encerros, touradas e animadora) a primeira pessoa a reclamar teria sido eu. No entanto, apenas se fala na mudança dos espectáculos noturnos para um recinto com melhores condições para TODOS (artistas, população...).
Por favor, repensem as vossas posições.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Jacinto boa noite. Uma questão; o povo não tem voto na matéria nessa suposta mudança? A festa é do povo e dos barranquenhos, não em prol e para os festeiros.
Se é assim que querem tudo bem, comigo não ganham nem 1 cêntimo.

Jacinto Saramago disse...

é uma sugestão , mas pela amostra do que aqui vai não chegaríamos a consenso. Essa "tradição" de deixar o "povo" decidir é Suíça não é portuguesa. Mas, se me permite, aceitaria, ainda que me pareça extravagante e desnecessária. Estamos a falar da alteração de local de um baile!!!!!!

Jacinto Saramago disse...

Muito bem. Mais claro que isto só água.
Abç.

Anónimo disse...

Caro Jacinto. A comissão de festas não esta só mudar de lugar o espetáculo do quintalão para o parque de feiras como também o preço que temos de pagar por esses espetáculos, o ano passado para os espetáculos do quintalão as pulseiras custavam 10 euros este ano o preço subiu para 20 euros, no meu entender os espetáculos são muito similares de um ano para o outro.
Entre a mudança de lugar e o preço dos espetáculos não ira a comissão apanhar algum susto.
Cpts.

Anónimo disse...

Boa noite. Até que enfim um tema polémico. tenho a minha opinião e a guardo para mim, porque como já se está pedindo a vou manifestar como o meu voto no "referendo" lhol. Depois de ler tantas asneiras, tantos erros de escrita, tantas tentativas de politizar o tema, tantos arquitetos/engenheiros e "idiotas" sobre obras, tantos ataques e insultos, decidi enviar o meu comentário.
Como diz o autor, e bem, toda e qualquer alteração trás resistências, mas também temos assistido ao longo dos tempos, em Barrancos, e à Fera, várias alterações.
O tema polémico é apenas, e só, a alteração do local do espéctaculo noturno, nada mais. Não misturem a Procissão, o Encerro, a Tourada e a Animadora.
Se devem lembrar que, até à decada de 90, o Baile era só mesmo baile nada mais. Também se devem lembrar que, não há muitos anos atrás, houve várias Fêras que, os Bailes apenas com orquestas, quase ninguem entrava porque eram pagos, tiveram que ser as comissões a retirar o pagamento e, como tal, a diminuir a qualidade das orquestas.
Mas curioso, curioso, é que muita gente que comenta, são aqueles que durante muitos anos não foram aos bailes porque se pagava, outros são os que passam três horas nos bares e dez minutos no baile, principalmente quando os bares já fecharam mas, mesmo assim, todos têm direito à sua opinião, porque vivemos em liberdade.
É claro que, uns não gostam de andar, outros não gostam do barulho perto de casa, outros acham que isto é tudo politica, há opiniões para todos os gostos.
Mais uma curiosidade, alguns são da opnião que, mesmo sendo a Fêra da responsabilidade da Comissão, esta decisão não pode ser dos Festeros, mas deve ser o Povo a decidir, então faço uma pergunta: então porquê estas pessoas não avançaram quando, há anos atrás vários Festeros tiveram processos em Tribunal por causa das touradas???
Para acabar, felicito a Comissão pela decisão polémica, concordando ou não com ela, porque acho que tem pontos a favor pontos contra, e mais importante, não é uma decisão irreversível no futuro.
Viva Barrancos

Helena Silva disse...

Eu pessoalmente não concordo com essa alteração, sendo que se trata de uma tradição com muitos anos de existência da minha parte já vou a "Fêra" a mais de 30 anos, as mudanças podem ser para melhor e até acredito que possa ser , mas a tradição é ser feito naquele local e por essa razão deveria continuar a ser.
Cumprimentos
Helena Silva

Jacinto Saramago disse...

Muito bem. Claro, ainda que longo.
Cpts

Jacinto Saramago disse...

Mudar de local e preço ? Poderá haver uma relação. Cpts.

Jacinto Saramago disse...

Cara Helena, por economia de tempo ecesoaco, remeto-a para a leitura de respostas. A tradição do local quintalão é recente .
Cpts

Anónimo disse...

Não concordo de todo com o rumo que se lhe quer dar à fêra, estão em experimentações a ver se pega? Este ano passa a ser 1 dia lá em baixo, será para que no ano que vem passem a ser os 3 dias e já estarmos habituados? A maioria do povo não quer, não conta a nossa opinião?
Se estavam a pensar em mudança porque não no gimnodesportivo da escola? Essa opção sempre ficaria mais perto da praça, dos bares, restaurantes e por aí adiante!! Cumprimentos.

Jacinto Saramago disse...

O gimnodesportivo não é espaço para festas (bailes), estragaria o piso.
Cpts

Anónimo disse...

Quem não quer, que não vá e assunto encerrado.
A culpa te tanta polemica é do autor do blog, que por vezes, gosta de "fazer sangue" e dar pica (acho muito bem), o povo está muito sossegado para dia 01 de agosto.
Como exemplo, fica a festa de Fregenal, quando era no centro, tudo bem, passou para o parque de feiras deles e perdeu o encanto. Que se faz e as pessoas vão, sim, é certo. Não há outra hipótese. Mas perguntem se gostavam de voltar atras e depois digam.
Boa fêra a todos

Jacinto Saramago disse...

Caro/a anónimo (a) das 12h54;
Não era intenção do autor do blogue "fazer sangue", mas en vez de falar do tempo e do verão , que migrou para o norte, optei por trazer à colação (que termo tão chique!) O assunto da localização dos bailes da festa.
E, quer gostemos ou não, o futuro está no parque.
Boa fêra.

Anónimo disse...

Uma dia ainda passa, agora os espetáculos todos ali em baixo repassa.
Expo Barrancos associada à festa de Abril e ponto.
Cpts.

Anónimo disse...

Caro Jacinto, não concordo e não aceito. A expo está completamente isolada da vila, a praça e os tabuados deixam de ter o "devido valor". Se isso passar que rumo mais triste o da nossa fêra.

Jacinto Saramago disse...

Caro(a) anónimo(a) das 13h51
Não estou a impor nada. Respeita-se a opinião, mas não concordo. Estamos s falar de coisas diferentes .Bailes no parque e touradas na praça.
Cptd.

Jacinto Saramago disse...

Caroa) anónimo (a) das 13h42
ExpoBARRANCOS em abril tal como diz, np parque. E festas e agosto em agosto, na praça e parque.
Cprs.

Anónimo disse...

Bom dia!
Tradições à parte, porque a única que realmente é uma tradição é a corrida, e mesmo essa nem sempre se fez nos dias 29,30,31. Nao concordo, e tambem nao acho que seja assim tao desejada, como o Jacinto diz, e dificilmente pegará. Acho que a festa do povo deve ser feita toda no povo e nao num local que embora fique no povo, fica a mais de 800 metros do centro da festa. Mas vamos ver este ano como corre para depois podermos tirar conclusões.

Jacinto Saramago disse...

Caro(a) anónimo (a) das 15h56.
Não digo que "seja desejada " a mudança de baile, digo que esse será o caminho. Que tarda.
Cpts.

Anónimo disse...

Jacinto como adoras provocar e menear el aire que por sinal, estava fresquinho.
Que tenhamos todos uma boa fêra. Quem não quiser ir lá abaixo que não vá e pronto.

Anónimo disse...

No titular da noticia, acaba o mesmo dizendo "mas desejada"... afinal é ou não é?

Jacinto Saramago disse...

No final devia estar "esperada ". Saiu assim,e não corrigi. Contudo, sou favorável à mudança de local para os espectáculos nocturnos, salvo a animadora que deve continuar na arena da praça.
Cpt e Boa Fêra, e já agora, se me permite, informar que hoje, dia 2, é o Dia Internacional da Cerveja, um bom motivo para celebrar!

Anónimo disse...

Opinião respeitada mesmo que não concorde com ela mas para mim, todas as opiniões merecem respeito.
Boa fêra para si também, e sendo quase fim de semana, beberei uma bejeca mais a tarde.
Cumprimentos.

PS: O tema de hoje "centro de saúde sem médico preocupa-me muito mais que a deslocalização do último baile de fêra."

Jacinto Saramago disse...

Ao anoniko(a) das 11h18
Tem toda a razão no referido no último parágrafo.
Cpts

IANTT disse...

Jacinto: Como ya habias anunciado es un tema polémico y para el que hay opiniones para todos los gustos. Es verdad que el cambio de tradiciones debe hacerse con mucho cuidado, aunque también es verdad que no se trata de cambiar una tradicion centenaria, sino una tradición de poco mas de 40 años.

En general para la gente mayor es un problema, y sin embargo la gente joven lo recibir´con mayor alegria

Jacinto Saramago disse...

Ola Jesus
Neste caso, quem mais comentou são jovens e curiosamente "conservadores"!
Saludos.

Anónimo disse...

Daqui a pouco não temos homens que saibam construir os tabuados porque alguns se reformaram outros já faleceram e restam muitos poucos que os saibam construir e estão preocupados com um baile no parque de feiras??? Há muita gente que fala só por falar e nem sequer sabem o que estão dizendo. Um abraço ao autor do blog.

Jacinto Saramago disse...

Um abraço, também, para o anónimo(a) das 10h34.

Anónimo disse...

Jacinto não se trata de serem jovens e conversadores, mas sim ao fato de primarmos pela diferença. Nós jovens de hoje em dia, graças a deus, diferentes dos da tua época, nos deslocamos a todas as festas dos arredores na sua maioria com cartazes e coisa bem mais modernas e movimentadas, se a nossa fêra ainda nos cativa é pela diferença que existe em tudo, até nos bailes que diferem do resto das populações, daí a nossa resiliência quando à mudanças.

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo(a) das 11h44.
Referi uma facto, que me surpreendeu, porque encerra uma contradição.
E ainda bem que se movimentam com mais facilidade, que na "minha época ", isso r5o resultado da evolução e do progresso, ou seja, da mudança.
Cpts.

Anónimo disse...

Mudança nem sempre é sinónimo de melhorias, às vezes é simplesmente uma forma de arruinar o que há anos dá certo! Não tem lógica dividir uma terra pequena mas a ver vamos quem razão Jacinto. Cpts

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo(a) das 8h30.
Não me parece que haja essa divisão, por um baile, há coisas muito mais importante e urgentes tratar,que nos estão/irão causar preocupação.
Cpts