quarta-feira, 22 de maio de 2019

O rating municipal e a lei de organização do território

Segundo o Rating Municipal de Portugal 2019, que o eB divulgou, o município de Barrancos terá ficado em 265º lugar (em 308 municípios). 
No rating global (geral), há 43 municípios que ficaram abaixo de Barrancos. Contudo, há um indicador que não pode deixar de causar preocupação. No "desenvolvimento económico e social", Barrancos ficou em último lugar (308º)! Alegadamente, segundo o estudo, entre outros factores determinantes para os resultados, a dimensão dos municípios parece preponderante.
Entretanto, deu entrada no parlamento a proposta de lei do governo "que define o regime jurídico de criação das freguesias", impondo o limite mínimo de 1150 eleitores como critério de população para a criação e manutenção das freguesias! Atrás desta lei sobre as freguesias, virá a "criação e extinção" dos municípios, que nunca deixou de "fervilhar" na cabeça de muito boa gente da política nacional. 
E não deve trazer boas notícias! Estaremos alerta.
proposta de lei já aprovada em Conselho de Ministros


4 comentários:

romcadur@gmail.com disse...

Mais uma vez na história, teremos de pensar se nos juntamos a Castela ou não, parece que os nossos vizinhos estão desejando, bem como os nossos políticos a quem o Concelho de Barrancos pouco diz.

"maldita malta politiqueira" "Pátria que tais filhos tem" e que olha só para aquilo que é economicamente viável, também nós somos um pouco culpado, pois sobrecarregamos os gastos rompendo o "plafond" do que temos para gastar, teremos que ter consciencia que se não temos possibilidade de criar riqueza para fazer frente as despesa teremos que reduzir em algum sector.

Anónimo disse...

Alguém duvida que com o passar do tempo é para lá que caminhamos?!
Infelizmente, as pessoas vão falecendo e os nascimentos são bem mas bem inferiores aos falecimentos e se adicionamos a isso o êxodo cada vez mais fortes dos nossos conterrâneos, não demora muito e passamos a freguesia. Aliás, hoje, acredito que sejamos 1000 ou pouco mais habitantes.
Cumprimentos.

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor
A raia portuguesa, onde Barrancos se inclui, está em regressão populacional (despovoamento), desde finais da década de 1950, princípios de 1960. A raia espanhola, também segue o mesmo padrão.Uma olha para Lisboa/litoral;a outra olha para Madrid/outros grandes centros urbanos.
Infelizmente, apesar do blá, blá, blá da cordialidade, estas duas "raias" estão de costas voltadas. Não se aproveita essa potencialidade.

E já agora, não me parece que sejamos 1000e poucos. Esses poucos, que diz, devem ser mais algumas centenas. Façamos contas: 1366 eleitores (maiores de 18 anos) + 250 alunos na EBI + creche, mais outros tantos no ensino secundário!!!
O INE diz que "somos 1669 em 31-12-2018. Talvez sejamos um pouco mais, sem que nos deixe tranquilos.
cpts

Anónimo disse...

1366 eleitores, certo... quantos residem em Barrancos? Conheço muitos mas muitos que só vem ca votar e nas férias e algumas datas festivas, tal como você deve conhecer... tal como conheço muita gente a viver fora e que constam nos sensos pelo simples facto de cà terem residencia.
Quantos aos 250 alunos, não comento pois não sei ao certo quantos são e sem pôr a sua palavra em duvida, o certo ė que temos o spectro da escola fechar... por algo serà!
Acredito que sejamos menos de 1000, maiores de 18 anos e caminhamos a passos largos para sermos cada vez menos, caminhamos para freguesia e mais ràpido do que possamos imaginar.
Cumprimentos.