segunda-feira, 18 de março de 2019

Marcha Lenta - o protesto das populações de Barrancos, Moura, Mourão e Vidigueira

Decorreu esta manhã, entre as 9h30 e as 12h30, a marcha lenta sob o lema "juntos por melhores acessibilidades", um protesto de luta pela reparação da EN 285 e da EN 386, na qual participaram as populações de Barrancos, Moura, Mourão e Vidigueira.
O protesto, promovido pelos quatro municípios (mal)servidos por essas suas estradas, começou à 9h30 na Vidigueira e em Mourão, passando por Moura, com destino a Barrancos. Nesta Vila, na praça da Liberdade, intervieram os quatro presidentes das câmaras municipais envolvidas, que justificaram e pediram urgência na reparação das vias de comunicação, sem as quais não haverá desenvolvimento possível. Os autarcas fizeram questão de referir, que "o problema das estradas não é de hoje, persiste há décadas, mas urge agora ser resolvido, se queremos manter as populações e alguma atividade económica".
Entretanto, para além do protesto legítimo para o arranjo da estradas, devemos também reivindicar a colocação de antenas de telemóvel nestas duas vias, que estão sem sinal de rede móvel em toda a sua extensão.
No palco (da esq./direita), os presidentes das CMs de Moura, Álvaro Azedo, de Mourão, Mª Clara Safara
  de Barrancos, J. Serranito Nunes e de Vidigueira, Rui Raposo 

.. na praça da Liberdade, em Barranco,...
parte da caravana de Barrancos, no cruzamento de Santo Aleixo da Restauração (EN 285),
à espera da caravana de Vidigueira, Mourão e Moura,...

momento da intervenção dos quatro autarcas

chegada à praça da liberdade, Barrancos
(Fotos/vídeos, eB, 18-03-2019)

5 comentários:

Anónimo disse...

Como uma vez há muito disse um nosso conterrâneo :"-Nim con flores"

Anónimo disse...

Penso que com uma vez não se alcança o objetivo que se pretende. Há que ir à luta.
Cumprimentos Jacinto

romcadur@gmail.com disse...

Vamos ver se é desta que consigo fazer um comentário real, porque há alguns atrás, foram todos para o maneta, por incompetência da minha parte,... Eu quero juntar-me ao movimento MARCHA LENTA dar todo o meu apoio a esta iniciativa mas, espero que ela não se fique só por aqui, espero e desejo que esta indignação vá ate ao conhecimento (já sabido) as autoridades que acham que por estarmos num canto do país onde o número de habitantes não pesa lá muito nas eleições se esquecem ou se abandonan. (se assim fôr) que se arranjem so as estradas de Lisboa, porto e Coimbra.Todos pagamen IUC,IRS, e outros todos os cantos deste País s-ao PORTUGAL.

Anónimo disse...

E porque não uma manifestação em lisboa de todos os concelhos envolvidos na marcha?

Anónimo disse...

Enquanto as estradas nacionais estão cheias de buracos e sem sinalização/marcação,a Infraestruturas de Portugal faz na sua sede em Almada pistas pedonais para os colaboradores se passearem de sapatilhas e fazerem ginastica nos aparelhos ali colocados.
Para o mais importante não há dinheiro e infelizmente não é só nesse Alentejo.