sexta-feira, 15 de março de 2019

Candelária 2019 - terminou ontem a quarentena

Passaram 40 dias. A Quarentena 2019 acabou ontem, cumprindo-se de acordo com o ditado: "se se rir, está para vir". Como a 2 de fevereiro esteve um dia ensolarado, ainda que frio, os 40 dias seguintes foram secos, como se previa.
Conforme se pode verificar no quadro, abaixo, a Quarentena 2019 começou fria, com temperaturas negativas durante uns dias (-2ºC), depois estabilizou entre os 4º/6ºC, por vezes 8ºC, tendo terminado com tempo de primavera antecipada, quase verão (entre 22ºC e 25ºC, às 16h00). Em termos hídricos, só dois dias de chuvisco ou aguaceiros (não mais 15 mm). Continuamos em seca, agravada durante o corrente mês de março.
Nos campos campos e pastagens estão a secar e a continuar assim não tarda que o gado tenha de ser alimentado com feno e palha. O rio Múrtiga tem um caudal parecido a julho, pelo que se antevê um verão de restrições no abastecimento de água!
Precisa-se chuva, que não está prevista para, pelo menos, os próximos 10 dias!
.
Evolução do tempo durante a Candelária 2019
(Quadro elaborado pelo eB, com dados recolhidos diariamente às 7h30-8h00)
Aditamento
1 - Depois do fim da Quarentena, a 14 de março, o vento forte e as temperaturas acima da média, para a época, por vezes rondando os 24º/26ºC, agravaram a situação de seca, que já se estava a registar desde início do ano.
2 - A chuva, pouca, cerca de 10 mm, de trovada, só "caiu" na tarde/noite do dia 30 de março.

1 comentário:

IANTT disse...

Jacinto: Excelente estadistica, que permitirá en años sucesivos ver la evolución del tiempo