quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Barrancos, Moura e Mourão entregaram carta conjunta ao Ministro do Planeamento e Infraestruturas

"O Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, esteve ontem, quarta-feira, 13 de fevereiro, em Beja, para falar sobre investimentos previstos para a região. O Governante reuniu, durante a manhã, com a CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, (...)
Este encontro, entre autarcas e Pedro Marques, serviu para abordar várias questões relacionadas com as áreas que este tutela, como por exemplo as acessibilidades. Neste âmbito as Câmara Municipais de Moura, Mourão e Barrancos entregaram, em mão, ao Ministro uma carta conjunta onde constam os principais problemas que assolam este três concelhos, ao nível da rede rodoviária.
O estado de degradação em que se encontram as estradas são um problema que se verifica há largos anos, nestes concelhos, e que cria condicionantes a vários níveis.
No caso de Moura (e Barrancos), as Estradas Nacionais 258 e 386 são eixos fundamentais na circulação interna do concelho de Moura, servindo a maioria das suas freguesias bem como nas relações pendulares com os concelhos de Barrancos e Mourão, para lá de se constituírem como importantes vias de acesso às comunidades espanholas.
O mau estado das vias é originado por ações de tráfego e condições climáticas, cuja sucessiva repetição originam alterações às suas caraterísticas iniciais, que sem uma manutenção atempada, origina degradações. É o caso destas vias que apresentam patologias ao nível dos pavimentos (deformação e fendilhamento), órgãos de drenagem, sinalização e marcas rodoviárias.."(...) Fonte: CM Moura
Entretanto, segundo a informação da CMB, que esteve representada pelo seu presidente, Serranito Nunes, o "mau estado das estradas do concelho de Barrancos é um problema que se arrasta há anos e que continua a condicionar a estratégia de crescimento e progresso do município. São uma preocupação as atividade de âmbito económico e turístico, influenciadas de forma negativa na sua atratividade, mas também as âmbito social, nomeadamente as que se relacionam diretamente com a área da saúde." 
(Foto: Arquivo, eB, 2019)

Sem comentários: