segunda-feira, 25 de junho de 2018

Orçamento Participativo Portugal - projeto "Burros Contra as Alterações Climáticas"

A ruralidade marca a história da humanidade. A transformação do homem e do espaço que a domesticação de plantas motiva é desde os primórdios acompanhada por algumas espécies animais.
O burro é uma delas. Ajudante na preparação das terras, transportador de alfaias, de produção e de água, companhia de viagem é também um povoador do nosso imaginário seja o anónimo do Sancho Pança seja o famoso Platero...
A protecção destes inteligentes animais passa por dar-lhes um sentido útil, que se articula com uma campanha pela mobilidade inteligente e pela redução da velocidade automóvel em estrada, através de inúmeras possibilidades e ideias “burras”, em escolas e para colectivos cidadãos, além da comunicação em geral.
A velocidade é responsável por grande parte dos acidentes rodoviários, 1% de redução da velocidade leva, segundo estudos práticos, a menos 4,6 % da mortalidade, sendo que esse estudo nem sequer tem em conta as estradas secundárias, onde o risco é 2,7 vezes superior ao das áreas urbanas.
É necessário uma pedagogia e acções de sensibilização para levar a uma atitude mais responsável ao volante e os burros sendo animais muito empáticos podem atenuar efeitos contraproducentes.
Animações com burricos e explicações práticas podem ser um dos meios para criar mais empatia ao volante.
Os burros podem ser também um elemento fundamental no incentivo a outros modos e formas de transporte ou ao uso dos meios que o propiciam. Bicicletas e outros instrumentos não poluentes ou colectivos, que contribuem para uma redução do uso de veículos individuais, e são um contributo, mais um, para a luta contra as alterações climáticas.
A articulação com entidades ligadas a veículos alternativos, grupos de caminhantes, associações ambientalistas, de jovens ou ligadas as lógicas religiosas, onde como sabemos o burro tem um papel importante, através da imagem e pequenas frases significativas.
Vamos transformar o burro num disponibilizador de ideias, de mais natureza e sociabilidade, a favor do tempo, recuperando o tempo contra os absurdos da velocidade e da cultura alfa que lhe está associada.
A Associação dos Burros de Miranda, dinamiza um projeto Burros Contra as Alterações Climáticas (nº 657) no âmbito do Orçamento Participativo de Portugal. Se estiver interessado, pode votar clicando sobre o nome do projeto.
(Mais informação aqui)

1 comentário:

aeloy disse...

Obrigado Jacinto,
como promotor deste projecto estou disponível para qualquer esclarecimento.
Abraço
António Eloy