quinta-feira, 17 de maio de 2018

Correios de Barrancos - encerramento marcado para 1 de junho

A estação dos correios de Barrancos deverá encerrar a 1 de junho. A decisão da empresa CTT, tomada no âmbito de um alegado "plano de reestruturação", prevê o encerramento da estação dos correios de Barrancos,  já a partir do dia 1 de junho.
A concretizar-se a decisão, a distribuição postal em Barrancos passa para um empresa privada, escolhida pelos CTT, que vai prestar alguns dos serviços hoje assegurados diretamente na estação.
A proposta da densidade da rede postal apresentada pelos CTT, aprovada pela ANACOM, não salvaguarda a especificidade das zonas rurais ou de baixa densidade populacional, e muito menos o caso único de Barrancos, que sobrepõe freguesia e município num mesmo território, com menos de 1900 habitantes.
A vila de Barrancos, como muitas outras localidades, só possui um estabelecimento postal. Com o seu encerramento, o mais próximo vai ficar a 50 km, em Moura, onde irá ser necessário recorrer para alguns serviços.
Saliente-se que a intenção do encerramento da estação dos correios de Barrancos, que esteve prevista para 2006, foi abandonada pela própria administração depois da reunião mantida entre o presidente da câmara municipal de Barrancos. à data, António Tereno, e o presidente dos CTT. Uns anos depois, em maio de 2013, a nova administração dos correios, agora privatizada, retoma o plano de encerramento da estação de Barrancos, que só não foi concretizada devido à forte pressão dos órgãos autárquicos (Freguesia e Município), junto da tutela e das entidades competentes.
Edificio dos Correios de Barrancos
Foto: eB, 16-05-2018

3 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde
A confirmar-se penso será uma péssima noticia para Barrancos pois vai dificultar ainda mais a vida a empresas e particulares. Principalmente aquelas pessoas que se deslocam a este serviço para cobrar as suas pensões, recarregar telemóveis, enviar e receber encomendas, e correspondência, etc.
Não sei qual a posição do atual executivo mas penso que se deveria fazer o máximo de pressão politica com nomeadamente com os altos membros do governo que nos visitaram no passado mês...
E caso não resulte a população deveria unir-se e partir para manifestações contra o fecho da estação dos correios.
Penso que se esta fechar outros serviços como cartório, agências bancárias, escola poderão seguir o mesmo caminho.
Cumprimentos
João Chamorro

Jacinto Saramago disse...

Cara/o comentarista anónimo/a, já estava com saudades.

Três notas:
1 - Ao longo destes quase 12 anos de existência do eB, é bom saber que, para além de comentarista assídua/o, gostar do blogue que “costuma acompanhar com alguma frequência”. Fico feliz por isso. É sempre preferível que as pessoas inteligentes cultivem a sua veia literária lendo, comentando ou escrevendo em todos os suportes disponíveis, salvo nas paredes, claro!

2 - O comentário referido, mais parece um aditamento ao comunicado da CMB de 18/05/2018, mas numa linguagem mais doce e diplomática. Contudo, no essencial ambos confirmam a notícia: i) o encerramento da estação de correios de Barrancos, é um facto; ii) a sua concessão a uma empresa privada, outro facto; iii) já a partir de 1/6. Só isso. Sem alarme , nem pânico. Factos. Ultimamente ouve-se muito falar em fake news (notícias falsas). Não é o caso.

3 – Por último, lamentar que esta notícia do eB (ouve outra e tu sabes qual) seja vista como uma tenebrosa instrumentalização política. Nada mais falso. A síndrome Bruno de Carvalho, que culpa tudo e todos pelas alegadas desgraças próprias, está presente em muitas mentes. Mas tem tratamento.
Bjs.

Maria Agostinha disse...

Ola Jacinto
Tenho muita péna quando leio essas novdades è triste para a população, "è sempre a mesma coisas," commo vão a fazer as gentes que não tenhem possibilade de outra coisa è vergonha , commo fazer tantas horas de transporte para fazer tratamentos---
Cps