quinta-feira, 8 de março de 2018

Obrigado, simplesmente obrigado - desta vez publicamente

Há instituições que só nos apercebemos o quão falta nos fazem, quando delas precisamos. Os bombeiros e o Lar de Barrancos, são dois exemplos locais. Estão sempre prontos, disponíveis para nos atender, e nem damos por isso.
Até ao dia…
Precisamos sempre numa aflição. Pedimos; chamamos; barafustamos; por vezes dizemos mal!. Somos atendidos. Bem atendidos.
Agradecemos?! 
Na maioria das vezes, não agradecemos. Esquecemos. Adiamos. Deixamos passar. Até que voltamos a necessitar!
No meu caso pessoal/familiar, a necessidade teve a ver com a instituição Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos. No espaço de três/quatro anos, duas vezes precisámos dos serviços desta instituição. De urgência. Dum momento para o outro. Contactámos. Estavam disponíveis. Prestaram o serviço contratualizado. Trataram e cuidaram da(s) utente(s) - foram duas. Nas duas vezes agradecemos. Em privado. 
Hoje apetece-me fazê-lo publicamente, divulgando quase na íntegra a carta enviada à instituição, há cerca de dois meses meses. Eis o agradecimento, que reiteramos, porque merecem:
(…)
     “Serve o presente para transmitir a Vª Exª, na qualidade de (....) do Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos, o agradecimento da família da utente (…),
     O presente agradecimento destina-se a todos os trabalhadores dessa instituição, mas em especial às auxiliares de ação direta (ajudantes) que, primeiro em SAD, durante dois a três anos, e depois em Lar, durante este último ano, prestaram sempre todo o apoio/cuidados necessários.  
     As ajudantes (AAD), foram de uma competência e dedicação inexcedível. O seu profissionalismo, que se  refletia na disponibilidade, prontidão e carinho no atendimento, era também reconhecido pela utente que, apesar do seu “temperamento”, sempre manifestou à família essa percepção.
     O nosso agradecimento vai também para a instituição que a acolheu, bem como a todos os demais trabalhadores que, direta ou indiretamente, cuidaram e apoiaram a nossa (…), durante a sua permanência no Lar de Barrancos.
     Obrigado.
ass) a família..”

Nota
Este agradecimento é propositadamente publicado hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, porque mulheres são praticamente todas as trabalhadoras do Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos, que bem merecem este reconhecimento público. 
São mulheres as cuidadoras de utentes do Lar, do centro de dia ou do SAD, algumas há mais de 25 anos. Estão em todos os serviços -  nos cuidados gerais e especiais, na cozinha, na limpeza, na lavandaria, na enfermaria, na receção e telefone, na gestão e direção, etc. 
Continuam a cuidar. Também precisam de cuidados. 

2 comentários:

IANTT disse...

Efectivamente, ya estamos poco acostumbrados a dar las gracias cuando hay gente que nos atiende muy bien.

Merecido reconocimiento a las personas que hacen bien su trabajo

Jacinto Saramago disse...

Ola, Jesus
Somos muito presunçosos, em vez de humildes e reconhecer a gratidão.
Aquela gente, como é costume dizer, "aquelas mulheres merecem", essa gratidão pública. Sem vergonha.
saludos.