terça-feira, 6 de março de 2018

Barrancos deverá receber uma central fotovoltaica

Estão previstas quatro novas centrais fotovoltaicas para o Alentejo, que ficarão localizadas em Barrancos, Vila Nova de Milfontes e Castro Verde.
Os quatro parques, cujos Estudos de Incidências Ambientais (EIA) foi elaborado pela empresa PROCESL-Quadrante, representam o aumento em cerca de 36 MW de potência instalada, com a implantação de 126 700 painéis fotovoltaicos e ocupação de uma área de cerca de 20 hectares, estimando-se que a produção total anual ascenda a 65 GWh.
(modelo ex. de central solar fotovoltaica)

7 comentários:

Anónimo disse...

Algo é algo, mas se em vez da central, viesse a fabrica de construção dos painéis, ai sim seria muito bom, pois, a imagem do que se faz em Moura, estariam criada as condições para muitos postos de trabalho! Mas pronto, se isto for verdade, sempre haverá, talvez, meia dúzia de posto de trabalho. Como disse no principio do comentário, é sempre algo...
Cumprimentos.

Jacinto Saramago disse...

Tem razão o anónimo, mas, como dizia um leitor do eB, neste caso, por correio normal,
"Seria útil referir que devido a burocracias e atravancos do Estado (governo e autoridades que não gostam, de facto, das renováveis) está tudo em banho maria.
A de Barrancos, que poderia ter 10 MW só terá, nesta fase, se se concretizar 2MW, ou seja talvez 5 000 placas, e não está na melhor das previsões senão prevista para o fim do ano".

Esperamos que avance, rapidamente.

Anónimo disse...

Esperamos que avance rapidamente, Barrancos está a precisar de uma lufada de ar fresco.
Cumprimentos jacinto

Jacinto Saramago disse...

O projeto é importante. Qualquer projeto será importante, mas este tipo de centrais precisam de pouca mão-de-obra. Pouca.
cpts

João Carlos Claro disse...

Caro Jacinto, uma vez mais importa ter presente que a central de Amareleja no total dos seus 25 anos de vida útil irá significar um sobrecusto em tarifas garantidas de aproximadamente 200 milhões de euros, que estão a ser pagos mensalmente por todos nós na conta da luz.
Quanto aos postos de trabalho, a gigantesca central de Ourique apenas irá empregar 5 pessoas, enquanto não inventarem uns robots para fazerem esse trabalho.

Jacinto Saramago disse...

Caro João
Tem toda a razão, estas infraestruturas "vivem" com pouquíssimos postos de trabalho. Se a de Ourique terá 5 a de Barrancos, não deve chegar aos 3 postos de trabalho!
cpts

aeloy disse...

O meu amigo João Carlos, entretido a salvar aguiluchos não fez as contas, tal como o governo e os seus aliados da nuclear.
Se as fizesse via que o custo do kw/h da central da Amareleja, esses 2000.000 inventados por quem? pelo Mira?) fica em 0,08 por kw/h produzido ou que é menos do que pagaríamos, pagamos, por emissão de CO2 em central térmica (0.14 kw/h), com os preços neste momento reduzidos) e matando todas os ditos.
Mas a campanha contra as renováveis tem muitos e surpreendentes aliados.
Ou desinformados.
Uma abraço
António Eloy