quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Novembro de 2017 muito seco e quente.

O mês de novembro de 2017 em Portugal Continental foi muito seco e quente. 
O valor médio da temperatura média do ar em novembro foi cerca de 0.5 °C superior ao normal. O valor médio da temperatura máxima do ar foi o 5º mais alto desde 1931 e o mais alto dos últimos 36 anos. O valor médio da temperatura mínima do ar foi inferior ao normal e corresponde ao 5º valor mais baixo desde 2000.
Em relação à precipitação o mês de novembro classificou-se como muito seco, com um valor médio de precipitação em Portugal continental que corresponde a 50 % do valor normal. Este mês foi o 7º mais seco desde 2000. 
No final de novembro verificou-se um aumento da percentagem de água no solo, em particular nas regiões do litoral Norte e Centro (valores acima de 40%), no entanto em alguns locais do interior Norte e Centro e na região Sul os valores de água no solo são ainda inferiores a 20%.
De acordo com o índice meteorológico de seca - PDSI, em novembro verificou-se um ligeiro desagravamento da intensidade da seca nas regiões do Noroeste, Centro e Sudoeste do território pelo que, no final do mês 3% do território estava em seca moderada, 46% em seca severa e 51% em seca extrema.
Outono
O outono de 2017 (setembro, outubro, novembro) em Portugal Continental foi quente e extremamente seco. 
Foi o 2º outono mais seco desde 1931 (depois de 1971) e o 5º mais quente desde 2000. De salientar o valor médio da temperatura máxima do ar que foi a mais alta desde 1931. 
O défice de precipitação agravou-se nos últimos meses sendo novembro o 8º mês consecutivo com valores de precipitação inferiores ao normal. Este período, abril a novembro, é o mais seco desde 1931 (precipitação cerca de 30% do normal). 
A atual situação de seca, no final de novembro, em comparação com situações anteriores é a que apresenta maior percentagem de território nas classes de seca severa e extrema (97 % do território)

percentagem de água no solo
(texto e Imagem,IPMA)

Sem comentários: