quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Políticos presos ou presos políticos?

Miembros del Govern cesado llegan a la Audiencia Nacional (Susana Vera / Reuters)

7 comentários:

IANTT disse...

Sin lugar a dudas POLITICOS PRESOS

Jacinto Saramago disse...

Serão?!, mas não poderão ser equiparados aos Barcenas, aos Gurtels, e toda a trama PP, Valência, etc...

IANTT disse...


Serao ?

Veo que dudas
Noto un resentimiento hacia todo lo Español en estos articulos tuyos sobre Cataluña

Menos mal que la mayoria de la Comunidad internacional (ONU, Union Europea, etc. etc. NO TIENEN DUDA) Tan solo alguna minoria, entre las que veo te incluyes ponen en duda.

Barcenas, Gurtels, trama PP son unos sinvuerguenzas y unos ladrones

Las personas de Cataluña ahora encarceladas no lo han sido por sus ideas sino por querer dar un golpe de estado.

saludos.

PD: Por cierto te he preguntado en varias ocasiones, y no has respondido si estarias de acuerdo que por ejemplo la región de Oporto se quiera independizar de Portugal saltandose todas las leyes y lo que estipula la Constitución Portuguesa

El Procés habla portugués
http://www.hoy.es/extremadura/proces-habla-portugues-20171026001323-ntvo.html

Jacinto Saramago disse...

Não. Nada de ressentimentos. Pura ilusão. Acho que, neste momento, a Portugal interessa uma Espanha unida. E à Europa também.
Mas, este processo de separação da Catalunha é irreversível. A curto prazo Espanha será Estado Federal. Não sei se a Catalunha quer, mas será para ai quecaminha com a alteração constituição.
Foi um erro não deixar fazer referendo. Mesmo "ilegal ". Tal como foi um erro "ocupar " aquela região com polícias e guarda civil, do famoso barco do piolim (piu-piu em português) para andarem atrás das urnas de voto. Foi ridículo e politicamente devastador para a imagem de um país democrático. Não esquecer a Venezuela!
Bem sei, que os interesses da Catalunha ( egoístas ) são diferentes da Extremadura. E o estado central também sabe. Provavelmente, se fosse outra região, pobre, teriam deixado tentar a sua sorte. Mas 20% do PIB espanhol é intolerável.

Outro erro de rajoy /Sanches e apêndices : judicilizar o asunto. Que continua a ser político.


Quanto ao caso português, não consigo fazer cenários, porque não existe sentimento independentista .

Anónimo disse...

Claramente Políticos presos
Puseram em marcha um golpe de estado, que queriam?
Deve haver uma solução politica? Claro. Mas, existe politica fora da legalidade? Fora da constituição? Pode-se dar mais autonomia a uma região que já tem mais autonomia do que os estados federais da Alemanha?
Queriam a independência e acabam presos ou então fugidos... Assim foi em 34. Naquela altura não houve judicialização do processo. Houve uma declaração do estado de guerra.
O que estes senhores querem, juntamente com o Podemos é esticar a corda de forma a buscar uma reedição do Frente Popular de 36.
Mas o povo de Espanha, a julgar pelas últimas sondagens, não vai na cantiga

Jacinto Saramago disse...

É uma opinião, anónima. É pena.
cpts

Anónimo disse...

¿Que son presos politicos? ¿Que son politicos presos?
Presos politicos son aquellos que estan en prision por sus ideas politicas. En el caso catalan hsta AMNISTIA INTERNACIONAL se ha pronunciado al respecto, diciendo que en este tema no hay presos de conciencia en España.
Solo basta ver diferentes programas de la SEXTA para ver a politicos catalanes de ERC, PDCAT y la CUP expresar sus ideas independentistas sin ningun tipo de cortapisas ni censura y por ello NO VAN A LA CARCEL.
Politicos presos son aquelos que han contravenido la legalidad cometiendo delitos. Es el caso que realmente ha ocurrido. No obstante, aquellos politicos que han declarado ante su abogado, juez y fiscal y han renunciado a seguir delinquiendo respetando la legalidad estan en libertad.
Los que no han contestado al juez ni al fiscal y no se han comprometido a respetar la legalidad son POLITICOS PRESOS.
Un saludo