quinta-feira, 6 de julho de 2017

Os incêndios de Barrancos - que também houve (e pode haver)

No passado dia 5 de junho, longe de imaginar a tragédia dos incêndios de Pedrógão Grande (18 a 20 de junho de 2017), o eB publicou aqui uma pequena notícia sobre a obrigatoriedade de limpeza dos terrenos públicos ou privados. Não era a primeira vez que o denunciamos.  Já o tínhamos feito em 9 de agosto de 2016.
Passados 18 dias desde aquela tragédia, os locais identificados naquela notícia do eB já foram limpos. Um, pelo seu proprietário, como deve ser. O outro, por operários da Freguesia de Barrancos, com dinheiro público. Não eram os únicos terrenos nessa situação. Outros há, e alguns com muito mais carga de combustível e maior risco de incêndio, bem visível a toda a gente. Mas, como em Barrancos, dizem, não há fogos. Não há problema. Até que um dia...
Do grande incêndio do dia 6 de julho de 1991, faz hoje 26 anos, que quase dizimou a Serra Colorada, já ninguém se lembra! Ou sim!?
Serra Colorada. Foto: Arquivo eB, 13-03-201

terrenos privados confinantes com áreas residências já limpos
(Fotos: eB, 04-07-2017)

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois a nossa floresta também é um verdadeiro barril de pólvora, uma limpeza não lhe fazia mal nenhum

Jacinto Saramago disse...

Caro/a anónimo(a)

Apesar da indefinição sobre a posse (e responsabilidades sobre) do Perímetro florestal de Barrancos, que o eB já tem dado conta, que continua integrada nos serviços florestais, hoje Instituto Conservação da Natureza e Florestas, o Serviço Municipal de Proteção Civil (de Barrancos) tem realizado várias intervenções de limpeza matos e de construção de acêros e caminhos, como é bem visível.

cpts