segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Tempo e temperatura em Barrancos

Às 20h45, deste último dia de fevereiro, (29, bissexto!), o céu está limpo, estrelado, 7ºC (sensação térmica de 5ºC), vento NE 5 km/h, com 63% de humidade.
Torre do relógio, Barrancos. Foto: eB, 29-02-2016
Torre do relógio, Barrancos. Foto (pb): eB, 29-02-2016

O próximo "29 de fevereiro" é só daqui a 4 anos!


Barrancos em obras para melhoria de rede eletrica - colocação de linha subterrânea MT da EDP

Tiveram início no passado dia  22 de fevereiro, as obras de colocação da linha subterrânea de média tensão (MT 30 kva) na Vila de Barrancos, entre o Posto de Transformação (PT) de Fontainhas, junto à Segurança Social e o PT Passêo. O enterramento dos cabos MT a metro e meio de profundidade, implica a abertura de valas nas ruas 1º de Maio (ver imagem), da Boavista, parte da Rua D. Maria Fialho Garcia, descendo pela travessa do Passêo em direção ao PT dessa zona.
As obras, da responsabilidade da EDP, foram adjudicadas à empresa João Jacinto Tomé, SA, de Lisboa.
No plano de intervenção da EDP para Barrancos, estão também previstas obras semelhantes entre o PT cineteatro e o PT da rua da Angola, perto da EBI, que deverão começar até final do 1ºsemestre 2016.
traçado da obra PT Passêo/SS
pormenor do estado da obras na rua 1º de Maio
Foto: eB, 25-02-2016

Esta noite há assembleia municipal - com início às 21h30...

... conforme OT que pode consultar aqui ou aqui...
Até logo.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Farmácias - uma dor de cabeça

Na Linha da Frente, RTP, esta noite, das 20h45-21h15, com a participação de Barrancos
Foto: daqui

A Câmara Municipal de Barrancos aprovou, por unanimidade, na sua reunião de 24 de fevereiro, quarta-feira, a adesão ao movimento AMALENTEJO.
AMALENTEJO é movimento plural, aberto à participação de todas e todos os que assumam como único propósito da sua participação a defesa do desenvolvimento do Alentejo, da Regionalização e do Poder Local Democrático de que as regiões administrativas são parte, como determina a Constituição.
A decisão da CMB, vai ainda ser ratificada na Assembleia Municipal, que vai decorrer no dia 29, próxima segunda-feira.
Fonte: CMB

Recordações...

20 marcas de tabaco que se esfumaram com o tempo


Amanhã há cinema - "A gaiola dourada" (todos os públicos)


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Banco Farmacêutico - Farmácia de Barrancos também aderiu


Reformados comemoram amanhã o aniversário da associação com almoço no quintalão


Cartaz de Cinema - para este fim-de-semana em Barrancos


Barrancos e Olivença unidos para revitalizar a União Internacional das Cidades e Vilas Taurinas

O presidente da câmara de Barrancos, António Tereno, e o alcalde de Olivença, Manuel Gonçales Andrade, reuniram esta quarta-feira, dia 24, em Olivença, para analisar a forma de retomar a atividade da União Internacional das Cidades e Vilas Taurinas (UICVT), que se encontra inativa há vários anos.
De acordo com o resultado do encontro entre os dois presidentes, Barrancos e Olivença, a UICVT deverá  reunir a sua assembleia-geral no próximo dia 4 de março, no âmbito da XXVI Feria del Toro de Olivença, com o propósito de continuar o trabalho em defesa da tauromaquia, que tem "grande potencial para a criação de emprego e riqueza nos territórios que a compõe".
A UICVT integra 70 municípios de Portugal, Espanha e França, sendo que apenas 23 têm mantido atividade regular no seio da organização.
António Tereno, Barrancos e Manuel Andrade, Olivença (dta)
Foto: Ayt. Olivença

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Portugueses no Mundo - uma barranquenha em Dili

Portugueses no Mundo - uma entrevista, Antena 1, com a Ana Amália Chamorro, a partir de Dili, Timor-Leste.

Ruas e Lugares de Barrancos - casas tradicionais

algures pela rua da Igreja. Foto: eB, 02-12-2015

Assembleia Municipal de Barrancos - 1ª sessão ordinária de 2016 a 29 de fevereiro

A Assembleia Municipal de Barrancos reúne no Salão Nobre dos Paços do Município, no dia 29 de fevereiro, segunda-feira, com início às 21h30, com a seguinte
.
1 – Apreciação da ata da sessão ordinária de 03/12/2015
2 – Apresentação da informação nº 5/2016/UAF/SGF, de 17/2, - “relação de compromissos plurianuais
3 – Apresentação da informação nº 8/2016/UAF/STL, de 17/2, “concessão de isenções ou reduções de impostos ou outros tributos
4 – Apresentação do Relatório de Atividades da CPCJ de Barrancos de 2015
5 – Apreciação do expediente diverso e prestação de informações ou esclarecimentos
6 – Apreciação da informação escrita do Presidente da CMB e análise da situação financeira do Município
7 – Apreciação e decisão sobre a 3ª alteração ao Regulamento do Programa Municipal de Apoio às Famílias (PAF Barrancos)
8 – Apreciação e decisão sobre a abertura de procedimento concursal para recrutamento do cargo dedireção intermédia de 3ª grau (dirigente municipal) e composição do júri
9 – Apreciação e decisão sobre a autorização de abertura de procedimentos concursais para recrutamento de trabalhadores
10 – Apreciação e decisão sobre o Regulamento do Programa Municipal de Ocupação Temporária de Jovens (OTJ Barrancos)
11 – Apreciação e decisão sobre a proposta de adesão do Município de Barrancos ao movimento “AMALENTEJO

Fonte: CMB

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Segundo asteróide em cinco meses desintegra-se sobre Barrancos

A uma velocidade calculada em 120 mil quilómetros à hora, um fragmento de asteróide entrou na atmosfera terrestre às 3h42 horas do dia 22 de fevereiro, segunda-feira,  para se extinguir na vertical sobre a povoação espanhola de Valencia de Mombuey, junto à fronteira portuguesa a poucos quilómetros a norte de Barrancos.
Recorda-se que, a 30 de setembro passado, conforme o eB anunciou, um outro asteróide desintegrava-se sobre Barrancos, entre Fregenal de la Sierra e Santo Aleixo da Restauração.
Imagem Daqui

Associação de Reformados de Barrancos - almoço de aniversário no Quintalão de Festas

A Associação celebrou 9 anos, no passado dia 9 de fevereiro

Que bom estar na bancada da oposição.

No documento subscrito por quatro deputados, incluindo a "deputada madrinha do distrito de Beja" (?!), Patrícia Fonseca, recordam as exigências do Município de Barrancos solicitando a reparação das estradas de Santo Aleixo (EN 285) e da Amareleja (EN 386)  apresentadas, curiosamente, ao governo PPD-CDS/PP, que as ignorou. Agora, na oposição, num rebate de consciência, exige ao António (Costa) que faça aquilo que ele não fez! 
Que bom estar na oposição!
Foto: Arquivo, eB, 2011

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

BTT Veredas de Noudar - denuncia destruição de cartazes

A associação BTT Veredas de Noudar dá alvíssaras  a quem denunciar o autor da destruição dos cartazes de lona que se encontravam nas entradas da vila de Barrancos, que tinham um valor de € 60,00...
local de fixação dos cartazes destruídos
Fotos: BTT Veredas de Noudar

I Raid Ruta de los Contrabandistas

mais informação aqui

Câmara Municipal - Ordem de Trabalhos da reunião (ordinária) de 24 de fevereiro

Como é do conhecimento geral, as reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Barrancos, órgão executivo do município, têm periodicidade quinzenal, realizando-se às segundas e quartas quartas-feiras de cada mês, sendo esta última pública. A CMB reúne, habitualmente, no Salão Nobres dos Paços do Município, com início às 9 hotras. Em caso de feriado, a reunião passa para o primeiro dia útil imediato.  (art. 2º, 3º  e 6º do regimento)
Nesse sentido, a segunda reunião ordinária de fevereiro (neste caso, pública), realiza-se esta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, com início às 9 horas, tendo a seguinte ordem de trabalhos:
Para visualizar em pdf, clicar CMB

Tempo e temperatura em Barrancos

Às 7h00, nevoeiro, neblina mija-mija, 5º C de temperatura, vento NO 5 km/h, 95% de humidade, 1028 hpa de pressão atmosférica.
Torre do Relógio, Barrancos. Foto: eB, 23-02-2016

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Força Aérea Portuguesa - exercício militar RT 16 abrange Barrancos

A Força Aérea Portuguesa (FAP) realiza entre 21 de fevereiro e 4 de março, o exercício anual "Real Thaw 2016" (RT 16). Este exercício tem por finalidade avaliar e certificar a sua capacidade operacional, proporcionando treino, qualificação e aprontamento às várias unidades, perspetivando uma possível projeção de forças num Teatro de Operações.
No exercício militar participam forças da Bélgica, da Dinamarca, de Espanha, da Holanda e dos Estados Unidos da América e ainda de meios aéreos da NATO.
Por isso, se por estes dias ouvir e ver aviões militares sobre Barrancos, não se assuste: estão a "brincar aos cowboys" no ar... (exercícios militares, será o termo correto!)
área das operações do RA 16

Cartaz de Cinema - 27 e 28 de fevereiro


Nuvens de pó de ontem (e hoje), sobre a Península Ibérica...

.... vista por Tim Peake, desde a estação espacial. Estas nuvens de pó, provenientes do norte de Marrocos, estão a contribuir para as temperatura amenas  (à volta dos 18º-20º) que temos desde o sábado.
Em Barrancos, esta nuvem de pó é tão espessa que impede a visibilidade de Encinasola e da Contenda, a partir do alto de Sº Bento.
pó sobre Portugal e Espanha
(Foto: Daqui)

A propósito dos batráquios (sapos) na montras - que em Barrancos também há (ou havia)

O filme  "Balada de um Batráquio", de Leonor Teles, que expõe comportamentos xenófobos em relação a membros da etnia cigana em Portugal, foi premiado no passado dia 20 de fevereiro, com o Urso de Ouro, na seção de curtas-metragens, do Festival de Cinema de Berlim.
A curta-metragem denuncia a xenofobia (crença?) da tradição portuguesa de colocar sapos de loiça à entrada de restaurantes e outros estabelecimentos comerciais para afastar e impedir a frequência de pessoas ciganas.
Em Barrancos, um estabelecimento de bebidas local também tinha um batráquio destes junto ao balcão. Não para afugentar a nossa comunidade cigana, que parece não tinha "medo do bicho", mas a crença e a xenofobia de tal prática mantinha-se.
o sapo algures em Barrancos
Foto: eB, 12-11-2014

domingo, 21 de fevereiro de 2016

7º Open do CAPD de Barrancos - na albufeira de Russianas


Novo tarifário de água, de esgotos e dos resíduos urbanos (lixo) de Barrancos

Publicita-se o novo tarifário dos preços de abastecimento público de água, de drenagem de águas residuais (esgotos) e da gestão e recolha de resíduos urbanos (lixo), em vigor desde 1 de janeiro de 2016, que pode consultar em mais pormenor, formato pdf, clicando aqui ou no site da CMB:
Tarifário da água
Tarifário dos esgotos
Tarifário do lixo
(fotomontangem eB, 20-02-2016)

sábado, 20 de fevereiro de 2016

5º Encontro de Corais Femininos do Cante Alentejano (Almada) - com presença de Barrancos

O Grupo Coral Feminino "Vozes de Barrancos" vai estar no 5º Encontro de Corais Femininos do Cante Alentejano de Laranjeiro e Feijó, que vai decorrei no dia 12 de março, a partir das 15h00...
Cortesia "Vozes de Barrancos"

Conferência sobre "150 anos da passagem do General Juan Prim por Barrancos" ...

... que decorreu ontem à tarde, 18h00-20h00, encheu o salão Nobre dos Paços do Município de Barrancos. 
Para a semana falaremos aqui um pouco sobre a conferência, e tentaremos explicar como uma população com 2300 almas (20/01/1866), conseguiu dar guarida (pernoita) e alimentar o contingente militar comandado pelo General Juan Prim, de cerca de mil homens, e mais de 600 cavalos.
Nota pessoal:
O sucesso da conferência, que vamos ouvir falar por muito tempo, deve-se aos conferencistas, mas também à excelente equipa de técnicas do Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos (CMB/UASC), que a idealizou, planeou e organizou: Domingas Segão, lic. em História/Património Cutural, Lídia Segão, Arqueóloga e Antónia Oliveira (Toninha), técnica de conservação/restauro. Estiveram excelentes. Obrigado às três.
António Tereno, presidente da CMB, ladeado pelos conferêncistas, Dulce Simões e Matos Coelho,
pormenor da assistência
(Fotos: eB, 19-02-2016)

Noite de Fados - esta noite no cineteatro de Barrancos

Acesso ao Castelo de Noudar - condicionado este domingo, dia 21


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Cartaz do fim-de-semana cultural - fados (sábado) e cinema (domingo)

Sábado (Noite de fados) e domingo (cinema infantil - "Frozem - o reino do gelo")...
sábado, dia 20
domingo, dia 21

Podemos produzir pistácio em Barrancos?

A Espaço Visual (EV) promoveu esta quinta-feira, na Casa das Associações, em Barrancos, uma sessão de informação sobre a cultura do “pistácio – uma oportunidade de negócio”.
Na sessão, o consultor da EV, Benjamim Machado, fez uma apresentação muito pormenorizada sobre as potencialidades, mas também os constrangimentos do negócio de plantação dum pomar de pistácio. 
Segundo a EV, o pistácio constitui uma opção de investimento muito rentável, tendo em conta os baixos custos de instalação e de produção. O pistácio é um fruto pouco perecível e que começa a ter uma procura crescente por parte do mercado mundial.
Referiu também que, só na Europa, se estima que haja um défice deste tipo de fruto sendo necessário a plantação de mais de 120 mil ha, dos quais uma parte poderia estar em Portugal, sobretudo na faixa do interior entre Beja/Vila Real, que reúnem as condições climatéricas ideais para a sua produção.
Na sessão, muito interativa com várias intervenções para esclarecimento de dúvidas, participaram 13 potenciais investidores, seis dos quais vindos propositadamente de Moura e até de Beja.
Respondendo à pergunta do título: Sim. Apesar dos terrenos esqueléticos, há condições para a plantação e produção de pistácios em Barrancos. Em sequeiro e regadio.
Pormenor da sessão de Barrancos. Fotos: eB, 18-02-2016
plantação de pistácio. Foto: daqui