segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Balancete das Festas de Barrancos 2016 - saldo positivo de 500 euros

A Comissão de Festas de Nossa Senhora da Conceição 2015/2016 divulgou o seu balancete da organização das Festas de Barrancos 2016, que regista um saldo positivo de € 500,00, que servirá "para um almoço de agradecimento ao staff".
.
Seguindo o exemplo de anos anteriores, o eB recorda em abaixo os saldos das Comissões de Festas anteriores
Em 2015: € 889,00, dos quais  só € 539 transitaram para a Comissão de Festas 2016;
Em 2014 € 5497,78, dos quais € 547,78 transitam para a Comissão de 2015;
Em 2013: não apresentaram contas, constando "... saldo negativo...";
Em 2012: € 4.031,00, dos quais € 813,84 transitaram para a Comissão de 2013;
Em 2011: € 5.691,10, dos quais € 1.504,81 transitaram para 2012 (retificado pela CF 2011)
Em 2010: € 1.722,00, dos quais € 722,00 transitaram para 2011;
Em 2009: € 9.972,62, dos quais € 1.022,62 transitaram para 2010;
Em 2008: € 3.319,50, dos quais € 510,00 transitaram para 2009;
Em 2007: € 1500,00 (não confirmado);
Em 2006: constava, à data, que "não pagaram os touros";
Em 2005: constava, à data, que "não pagaram a orquestra".
(...)
Em 1993: € 12.540,00 (2508 contos, em moeda da época), que transitaram para 1994;
Em 1992: € 8.735,00 (1380 contos, idem) que transitaram para 1993;
Em 1991: € 3.735,00 (747 contos, idem) que transitaram para 1992;
Em 1990: € 330,00 (66 contos, idem) que transitaram para 1991.

26 comentários:

Anónimo disse...

Mais um ano, a mesma coisa...

Receitas: Venda da carne dou touros: 3.500,00 euros
Despesas: Matadouro e transporte dos touros: 3.500,00 euros

Significa isto, que quem fica com os touros para vender a carne, não paga mais nada a não ser as despesas legais que existem, os kg´s de carne é tudo lucro!
Vergonha!

Já que tanto falamos de tradições, porque não se faz leilão à carne dos touros como se fazia antigamente? Aqui não interessa em manter a tradição...

Jacinto Saramago disse...

Faço meu o comentário pessoal dum leitor: "Repensar as nossas Festas é urgente, mas julgo que ninguém está interessado".


cpts

Anónimo disse...

Um festa cheia de tradição, mas como tudo na vida, ou nos adaptamos aos tempos que correm ou caímos no abismo!

Neste momento, acho que é necessário um "click" para que as mesmas prossigam no tempo e proporcionem um bom espetáculo a todos os barranquenhos e a quem nos visita nesta altura.

Quiçá seja urgente também a Associação Comissão de Festas em Honra de N.ª Sr.ª da Conceição de Barrancos” atuar como tal, tendo corpos sociais (ou uma pessoa de respeito como acontece noutros concelhos) que não mudem de forma anual, e que aprovem/rejeitem determinados membros da comissão.

A miséria que aconteceu este ano, que ainda não tinham a posse já havia membros a desistir, em nada dignificam as festas nem o grupo de festeiros (por muito bom trabalho que façam no futuro).

Temos de cortar pela raiz, determinadas tradições “gulosas” que existem, não podemos tornar as festas como um mealheiro de determinadas pessoas que bem que se aproveitam das mesmas (quiçá por poder ou por não haver mais…).

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:
para debate:
Ao contrário do que parece acreditar o autor do comentário anónimo das 16h31, em Barrancos não existe nenhuma "associação comissão de festas...". Existe, sendo "criada anualmente" no âmbito do Código Civil, uma comissão de festas que se extingue no dia 1 de setembro, logo que termina a festa.

Anónimo disse...

Em vez de falarem porque não assumem um ano as festas?

Jacinto Saramago disse...

O/a anónimo/a das 19h21 podia começar já por "nomear os cinco elementos da comissão de festas" e, pela mesma medida, pode também demitir a comissão em exercício. Nunca houve duas comissões!!!!

Anónimo disse...

Jacinto já se tentou mudar algumas coisa é nada foi feito ou porque não há interesse ou porque não interessa? As coisas têm que mudar para o bem das festa mas têm que haver interesse também das entidades locais e da parte da câmara em ouvir as opiniões dos elementos das comissões como a opinião do povo . Eu pergunto, quem faz a feira ? É a comissão ou são os bares? Aqui tinha que passar o mesmo que em moura, não haver um ano comissão para as entidades competentes e bares se aperceberem o estado das festas que chegaram. Temos todos é que unir forças para isto mudar, mas temos que fazer e não criticar. Os jovens hoje em dia não apanham as festas com medo das coisas não correrem bem e de serem alvos de críticas. Eu só vi o povo de barrancos unidos uma vez ( legalização das touradas com os touros de morte ) aonde está essa união hoje em dia. Vamos é ter calma e pensar e rever certos aspectos e o que é bom e o que não interessa para as festas de barrancos. Só mais uma coisa o que todos os anos se passa no tabuado na parte da banda também têm que acabar. Se o tabuado é para os músicos é para os músicos e não para convidados de uns e outros. Teremos que começar por aí para mudar as coisas? Um bem haja a todos.

Anónimo disse...

E quanto custaram os cabrestos? Não devem ter sido de graça!

Anónimo disse...

As festas de Barrancos tornaram-se em festas de bebedeiras sem nada mais que adicionar, se fizermos uma análise das mesmas, poderemos ver analisar vários aspectos das mesmas e que são caricatos.

Todos os anos em algum dia da mesma, temos os grupos de sevilhanas da casa, que para meu gosto já enjoa, fazem parte do cartaz há uns 10 anos :|
O publico da praça é um publico "muito acolhedor" creio que um ano deveria-se contratar alguém para aplaudir o publico e não o publico aos artistas, ora bolas onde já se viu as pessoas aplaudir os artistas!!! Isso é rebaixar-se ao mais infinito.

Quanto às touradas, sou sincera, não gosto nem desgosto, é-me indiferente, mas é ridículo a exploração da venda de bilhetes e o tamanho dos lugares que são para anóreticos outra ridiculez absurda é a câmara convide tanta gente para se sentar lá encima.

João Martins disse...

Ao anónimo das 01:19. Se ao menos tivesse lido o balancete vi lá o preço

Anónimo disse...

Em todos os post's sobre a fêra ou com assuntos com ela relacionados vejo tanta gente interessada, preocupada e outros até indignados com o desenrolar das coisas.Prece-me que devemos de deixar de dar tanta "atenção" a coisas que pouca relevância tem e sim preocupar-nos com os problemas bem mais serios que existem em Barrancos e que parece nínguem ter conciência de quão grave se pode tornar a situação!!

Jacinto Saramago disse...

Lamento, mas discordo da opinião do anónimo/a das 18h40. Não só acho que este assunto "Festas de Barrancos" deve ser objeto de discussão, como já deveria ter sido aberto um debate refletir sobre a mesma, sob pena da sua "extinção natural".

O eB não será o local mais adequado para debater, devido ao anonimado dos comentaristas, mas estaremos abertos a publicar todos os comentários assinados. Aliás, recordo que todos os anos a publicação dos balancetes gera sempre muitos comentários, alguns com ideias e propostas interessantes, que podem ser aprofundadas.

A Fêra de Barrancos está em decadência? Sim, está. Há outros assuntos importantes para preocupação? Sim, há.
Mas, aqui agora, o assunto é "a fêra de Barrancos".


Cpts

Isabel disse...

Vamos dar os Parabéns a comissão de festas porque este ano tivemos uma boa feira.Deixemos de criticas,que a feira de Barrancos foi e sera sempre a melhor.

Anónimo disse...

A Feira este ano foi boa, desde já quero dar os meus parabéns a comissão de festas.

Para quem não vive ai, mas visita esta maravilhosa Vila pela altura da feira nota que mais um ano, os bares não colaboram, as pessoas estavam dispersas, com tantos bares, cafés e as respectivas esplanadas. Durante o ano vou a bastantes feiras e nenhuma se compara com a vossa,terra de boas gentes e amigo do seu amigo.
um bem haja a todos os Barranquenhos.

Anónimo disse...

500,00, que servirá "para um almoço de agradecimento ao staff" ??
E a comissão nova que se lixe não?
É mais importante não?
Acabaram de mudar mudar mais uma coisa vinda de há anos e anos, logo se queixam que deixem dividas.
Os que mais os ajudaram foram os membros da nova comissão, e não deixam nada para poderem começar. BONITO PAPEL.

Anónimo disse...

Desde quando é que o matadouro tem de ser pago pela comissão de festas?

Anónimo disse...

Eu ainda não percebi como há pessoas tao burras que dizem ser barranquenhas e não sabem ler um simples balancete! 3500euros matadouro e transportes dos animais,3500euros,venda da carne de touro...lolol.
STALF,neste caso familiares que ajudaram bastante durante o ano aos membros da comissão,quem não os viu é porque não esteve em nenhum dos eventos que houve ao longo de todo o ano!
Há muita gente pronta a criticar mas,poucas a ajudar! algumas criticam tanto que devem padecer de azedia cronica!!!

Anónimo disse...

Se falar mal e criticar engordasse haveria muitos mais obesos. Em breve não haverá comissão de festa

Anónimo disse...

caro anónimo de 26 de setembro de 2016 às 22:33, pensas-te mais esperto que os demais é?!

Dizes " há pessoas tao burras que dizem ser barranquenhas e não sabem ler um simples balancete! 3500euros matadouro e transportes dos animais,3500euros,venda da carne de touro...lolol."

Ora se pago 3.500 de despesa de matadouro e pelos touros recebo os mesmos 3.500 significa isto que ofereci toda a carne dos touros certo?
Isto é assim todos os anos, mais vale deitar fora a carne, que as despesas de matadouro são bem inferiores pois não é analisada para consumo humano.

Quem compra os touros, seja o A ou o B, tem de pagar um determinado valor e ponto. Os encargos extras associados por vender a carne ao público, isso não é problema da comissão de festas e sim dos empresários que ficam com os touros... conforme se mantém há anos, para eles é tudo lucro!

Anónimo disse...

Caro anonimo das 11:49.sabe de alguem interessado na compra dos animais para o proximo ano?? se souber entao força,assim pode ser que fique sabendo como as coisas funcionam e se quiser(e puder) que tente fazer o negocio de outra maneira! Olhe ja agora,compre-os voce e livra a comissão de uma dor de cabeça!
Mas claro compre pelo mesmo valor que tenhem vivos,sempre fazia uma boa acçao!!!

Anónimo disse...

O/a anónimo/a de 26 de setembro de 2016 às 22:33, deve ser alguém que vai bater o almoço...lolol.

Na minha opinião, acho uma vergonha que os 500€ sobrantes da festa seja para um almoço do staff... A comissão está a esquecer-se que não é só o staff que ajuda durante a festa, então e o povo de Barrancos que ajuda durante o ano inteiro e durante a festa como pode, não tem direito ao almoço?
O que dá a entender é que a comissão andou a fazer peditórios ao povo, leilões e etc, para depois o dinheiro que sobra fazer um almoço com o dito "staff"... É vergonhoso! Assim vão as nossas festas, uma vergonha, depois admiram-se que um dia acabe e que as pessoas não dão dinheiro para a Fêra...
Penso que o povo está contra isso, porque tal como eu, não estamos aqui para financiar almoços do dito "staff"!!! Isso é dinheiro que o povo deu para a FÊRA e não para ALMOÇOS. Se sobrou, poderia transitar para a próxima comissão de festas ou então doar à igreja!

Jacinto Saramago disse...

Todos os comentários são bem-vindos, mas num assunto deste poderiam ser assinados.

cpts

João Martins disse...

Continuo sem perceber como é que alguém que paga 3500 Euros para comprar os touros, tudo o que vender é lucro? Falta aqui alguma coisa na matemática que me está a passar ao lado ....

Anónimo disse...

João Martins quais são os custos de levar os touros mortos ao matadouro e pagar as taxas de analise da carne PARA VENDA AO PUBLICO? Os mesmos 3.500€ que pagam pelos touros.
O que toda a gente diz, pelo que percebo, que esses custos é de quem fica com os touros e não da comissão de festas como se verifica actualmente.

Apenas digo que os balancetes da fera de Barrancos são muito arredondados, é tudo quantias certas quando sabemos que assim não é, começa logo ai as desconfiança do povo e de quem contribui.

Quanto aos almoços e almocinhos, de staf e afins... no dia 15 de santa maria cada ano se nota mais.

Jacinto Saramago disse...

caro João, é difícil falar com comentadores/as escondidos no anonimato, mas não quis "censurar" o raciocínio do leitor esclarecida/a.
cpts

João Martins disse...

Obrigado Jacinto. Quanto ao leitor das 17:29, em relação ao "arredondar" tem toda a razão. Não é de hoje. É de há vários anos. Quanto aos "almoços" este deve ser dos mais baratos que tem havido. Mas indo ao cerne do meu comentário. Quem compra 5 touros e uma vaca por 3500 euros, só tem lucro quando os vender por um valor acima desse. Dêem-lhes as voltas que quiserem. Se têm algum problema com quem compra a carne é outra questão. Mas isso não sou eu que vos vou resolver.