segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Festas de Barrancos 2016 - o encerro do dia 29

Às 7h15 - com céu azul, 17ºC de temperatura, vento N 5 km/h e 64% de humidade - já muitos estão na praça, à espera, enquanto muitos outros, apressados, vão saindo de casa ou vão já na rua, a caminho do encerro, Este ano com o aliciante de não serem conhecidos os cabrestos, que ontem fugiram!
Às 7h45 ainda não tinham chegado os cabrestos, novos, porque os de ontem foram devolvidos à ganadaria!
Às 8h00, com a praça já cheia, tal como a rua do encerro, dos cabrestos nada se sabia e o foguete, tardava. A pouco e pouco o burburinho da rua e o nervosismo dos aficionados da ocasião, anunciava a chegada de cabrestos e touros.
O foguete avisa que está prestes a largada do primeiro touro, que teimou em "fazer faena" na rua (ver vídeo). Bravo, o animal demora-se pelas grades e portas da rua da igreja, enquanto a praça o aguardava. Já na arena, deu várias voltas, limpou os paus, foi enlaçado e, com muita resistência entrou no encerro.
O segundo touro, branco, surpreende todos. Era esperado no dia 31, chegou dois dias mais cedo. Subiu a rua rápido e na praça, passados os momentos iniciais, foi "apanhado". Pouca história.
Às 9h00 o encerro estava terminado. Ninguém foi "colhido", ainda que alguém tenha tido vontade e procura-se a sorte!!!
pormenor da rua
subida dos cabrestos
segundo touro (branco) (ver aqui a reportagem possível)

1 comentário:

Antonia Bergano disse...

Vou tirar proveito do teu trabalho....espero que nãome leves a mao!
Obg Abraço!