segunda-feira, 18 de julho de 2016

"Na questão dos refugiados, a mercearia era a maior preocupação de Salazar"

E hoje, quantos refugiados receberíamos?
Foto "Público" - Refugiados sírios em Lampedusa, Itália ANTONIO PARRINELLO/REUTERS

8 comentários:

IANTT disse...

Al principio pense que la respuesta a tu pregunta era facil: Pocos o ninguno, pero profundizando en mi pensamiento, creo que si las circuntanciss fueran similares y en España hubiera una guerra Civil el comportamiento del pueblo de Barrancos seria similar.

Por un lado la gente tiene mas disponibilidad de dinero, pero por otro lado hay menos sensibilidad y la gente es menos solidaria.

Creo que no es comparable la solidaridad con pueblos hermanos como es el Español, o los refiguados que vienen de otros paises

Jacinto Saramago disse...

A questão, talvez esteja mal formulada, sendo antes: "E hoje, estaríamos dispostos a receber refugiados?"

Fica a pergunta, reformulada.

Saludos

Anónimo disse...

Jacinto em resposta a tua pergunta é um bocado difícil de responder por dois motivos. Há alguns anos não havia tanta possibilidade como há hoje mas havia uma coisa importante a amizade com o povo vizinho e solidariedade.Hoje com as dificuldades económica a solidariedade também se vai acabando. Isto é pelo País inteiro. Barrancos uma terra pequena com dificuldades de trabalho não sei te teríamos e haveria condições para acolher os refugiados, em que a vontade fosse tanta de ajudar essas pessoas é um bocado difícil. Os políticos é que deviam arranjar maneiras de ajudar as pessoas em vez de preocuparem-se com coisas que não têm tanta importância ( coisas alheias ) e desviarem menos dinheiro para eles. Se eles fizessem bom uso do dinheiro que nos mandam nada disto estaria acontecendo nem o País esta desta maneira. è a minha Opinião. Abraço.

Jacinto Saramago disse...

O acolhimento pelos Estados-membros da UE de refugiados da Síria e outros países destruídos por guerras, ainda está pendente.

A minha pergunta ia mais neste sentido: são os barranquenhos de hoje tão solidários como os seus antepassados (1936)? Conseguiríamos acolher e integrar na comunidade meia centena de familias de refugiados sírios?
Cpts

IANTT disse...

A tu pregunta de ahora te digo:

1-Los actuales Barranqueños son tan solidarios como en el pasado: SI

2-¿Se podrian acoger a 50 personas hoy?: NO
La gente antes vivia de cualquier cosa, con un plato de comida bastaba.

Hoy no puedes traer a 50 personas asi como asi, hay que alojarlas en casa, pagar la luz, agua, comida etc.

Ahora es mucho mas complicado integrar a esas personas y que vivan con las comodidades del siglo XXI

Anónimo disse...

Antes de Barrancos receber refugiados tinham primeiro de dar trabalho e estabilidade a todo o povo barranquenho. Se não há dinheiro para trabalho também não há para os refugiados...

Jacinto Saramago disse...

Ora aqui está um comentário (18h17) que nem me atrevo a classificar!
Em Inglaterra, um dia depois do referendo Brexit também se ouviu dizer coisas destas aos emigrantes.E lá há muitos compatriotas.

IANTT disse...

Como verás amigo Jacinto, el tema es complicado, yo diria que muy complicado, y no hay una respuesta ni una solución única, y facil.

Esto nos debe hacer reflexionar