segunda-feira, 9 de maio de 2016

O "declínio do montado" está hoje em debate em Barrancos

Estão hoje reunidos em Barrancos mais de uma centena de especialistas, investigadores, outros técnicos e interessados em encontrar uma solução para o problema que atinge o montado, cujo desaparecimento terá efeitos catastróficos a nível ecológico, económico e social, ainda não calculados.
Com este "encontro" pretende-se fazer uma abordagem às problemáticas do declínio dos montados, da degradação da terra e da desertificação nos contextos edafo-climático e socioeconómico da região, com particular atenção aos factores de degradação do solo e do arvoredo (designadamente práticas e técnicas culturais desadequadas, agentes bióticos e abióticos e outras ameaças e constrangimentos) bem como com enfoque especial nas boas práticas de gestão em montados de azinho.
Para o efeito, a jornada contemplará uma sessão teórica e uma visita de campo.  Durante a manhã, no auditório municipal,  será feito o enquadramento teórico nos processos de degradação da terra / desertificação / declínio do montado, a apresentação do inventário da mortalidade da azinheira efectuado pela Universidade de Évora para o ICNF e a abordagem de causas e fatores de declínio e mortalidade, das pragas e doenças no montado e das boas práticas na gestão de pastagens e conservação do solo.
Da parte da tarde, no PNN, decorrerá uma sessão de cariz mais prático, com visita de campo, à Herdade da Coitadinha, na qual se pretende mostrar alguns dos aspectos referidos durante a manhã e evidenciar os desafios da gestão do montado e da aplicação de boas práticas.
.
Em Barrancos, Capital do Presunto, proveniente de porco de montanheira, a agenda dos trabalhos de hoje é muito preenchida:
Parte da manhã:
9h00 - Auditório municipal - receção dos participantes
9h30 - Abertura dos trabalhos e boas-vindas, pelo Presidente da Câmara Municipal de Barrancos, António Tereno, pelo Diretor do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo (ICNF/Alentejo), Pedro Rocha e o Diretor do Ponto Focal Nacional da Convenção da ONU de Combate à Desertificação, Lúcio do Rosário.
10h00 - Início dos trabalhos, tendo como moderador Nuno Lecoq (ICNF):
     - Lúcio do Rosário e Sebastião Maio (ICNF): "A degradação das terras - o montado e o combate à desertificação"
     - Nuno Ribeiro Cati Dinis e Constança Alves (UE): "Resultados do inventário nacional de mortalidade de azinheira na fotografia aérea digital 2004/2006 - Causas e fatores de declínio e mortalidade"
11h00  - pausa para café 
11h15 - Reinício dos trabalhos
     - Ricardo Freixial (UE): "Boas práticas na gestão de paisagens e conservação de solos"
     - Pedro Naves (INIAV): "Pragas do montado de sobro e azinho"
12h15 - Debate
13h00 - Almoço livre
Parte da tarde
14h00 - Partida para o Parque Natureza de Noudar (PNN) - concentração junto à estação GALP
14h30 - Visita de campo - Parque Natureza de Noudar (herdade da Coitadinha)
     - José Carlos Ruivo: "Boas-práticas nas gestão do montado - Parque Natureza de Noudar"
16h30 - Auditório do PNN
     - Diogo Nascimento e José Carlos Ruivo (EDIA): "O montada na herdade da Coitadinha - ameaças e perspetivas"
        - Apresentação da publicação "Inventário nacional de mortalidade de azinheira na fotografia aérea digital 2004/2006 - Causas e fatores de declínio e mortalidade"
17h30 - Encerramento (CMB, ICNF e EDIA)

Sem comentários: