sexta-feira, 1 de abril de 2016

A Pipa - vai ter escadas rolantes

A fonte da Pipa vai passar a ter escadas rolantes para facilitar a subida e a descida com garrafões de água. As obras, cujo projeto foi aprovado na ultima sessão da assembleia municipal, deverão arrancar durante o mês de setembro. O concurso está pronto e o empreiteiro escolhido, mas as obras só começam depois da fêra "para não prejudicar os turistas que nos visitam e levam sempre uma garrafinha de água da Pipa, como recordação", disse o vereador das obras perante os deputados municipais, que exigiam rapidez neste processo.
Esta intervenção urbanística era uma aspiração há muito reivindicada pela população, que enchia as sessões da assembleia municipal para questionar os atrasos das obras, tendo chegando a propor como solução um elevador, "mais barato e confortável".
As plantas e os desenhos do projeto da obra, com as características da escadaria rolante, em formato Há4 e Há5, estão em consulta pública na tesouraria municipal, onde podem ser fotocopiadas. Entretanto, a pedido da oposição, a expoBarrancos 2016 vai ter um pavilhão (stande) onde ficará exposto o projeto e todas as peças do concurso, juntamente com as fotos do projetista e do empreiteiro.
escadaria da Pipa em 2014
Foto: Arquivo eB, 2014
escadaria da Pipa, na atualidade
Foto: eB, 30-03-2016
escadaria íngreme a subir
escadaria íngreme, também a descer
(a partir de setembro, estas escadas serão mais acessíveis)
Fotos: eB, 31-03-2016

8 comentários:

MR disse...

Boa ideia Jacinto esqueceste de mensionar que é alimentada pelos geradore hidráulico que está montado no moinho

Jacinto Saramago disse...

Caro Rui
Pelo que foi explicado na assembleia, essa opção do gerador no moinho foi ponderada, mas a descida do caudal da ribeira no verão e a subida das carpas no dia de S. José, podiam prejudicar o funcionamento do mecanismo, tendo sido abandonada.

Parece que o sistema elétrico vai ser fornecido partir dum painel solar no cerro do Tambor, colocado em sitio estratégico que não atrapalhe a paisagem. Esta e a outra solução, que também tem projeto, pode ser vista no stande da expoBarrancos dedicado a este assunto.

cpts

Anónimo disse...

Já agora,se possivel claro,ter acesso á internet não era má ideia.
Talvez a fibra já esteja lá...

Jacinto Saramago disse...

Sugiro que consulte o projeto e vai ficar surpreendido: a internet também está contemplada...
cpts

Fátima disse...

Gostei!
Fátima, 1 de abril, às 8 e tal...

Jacinto Saramago disse...

Boa noite, Fátima
Não se esqueçam de visitar o stande do projeto na expo2016.

cpts

zandre salguero disse...

Só podes estar a gozar?....É por ser 1 de abril.

Jacinto Saramago disse...

Brincadeira de 1 de abril, ZAndré, mas que seria "porreiro", seria...

abç.