sexta-feira, 3 de julho de 2015

Mel do Galapêro (Barrancos) - do produtor mais antigo de Barrancos

Em junho de 2012 dizia o eB que a "apicultura, como atividade económica, é atualmente residual ou nula em Barrancos. Hoje são poucos, muito poucos, se comparado com o que havia há cerca de 30-40 anos atrás (décadas de 60-80 séc.  XX)." Passados cerca de três anos a situação não se alterou, apesar de terem surgido novos apicultores, que ainda estão na fase da aprendizagem do ofício.
.
A qualidade do mel de Barrancos sempre teve fama e reconhecimento. Talvez pelo micro-clima, pela esteva, pelo rosmaninho, pelos campos em geral. O mel é muito procurado, só que a oferta é pouca, muito pouca. O apicultor mais antigo de Barrancos, Agostinho Valério, do mel "O Galapero", na imagem, tem cerca de 50 anos de experiência e conhecimento desta arte. Começou, dizia-me há dias, com 12 anos, com uma "colmeia oferecida pelo saudoso padre Agostinho". 
.
O Agostinho, que ainda hoje continua a produzir mel, "para a família, para os amigos e pouco mais,..", tornou-se uma referência local para o novos apicultores, que a ele recorrem para partilhar os saberes e os conhecimentos, e um enxame que nunca hesita em oferecer.
Mel de Barrancos e respetivo adereço/logótipo
Fotos: eB, 26-05-2015
Aditamento:
Hoje, nem de propósito, o jornal oficial (Diário da República) dá conta da Resolução da AR nº 74/2015, "recomendando ao governo a implementação de medidas de proteção e apoio à atividade apicola", entres as quais, sobre a necessidade de desburocratização do Programa Apícola Nacional.

3 comentários:

IANTT disse...

Jacinto:
¿Donde se pueden comprar esta miel ?
¿Cuanto vale?

cacimbo disse...

Jacinto! Independentemente do que é dito, julgo ser justa uma referência à Maria Domingas Cantare, onde durante muitos anos me habituei a abastecer de mel para todo o ano.

Jacinto Saramago disse...

Caro cacimbo, tem de ler com atenção o post e os link. Vejamos:

-Se clicar no link onde diz "A qualidade do mel de Barrancos", vai ter a um post de 04/01/2010 ( 5 anos e meio) onde destaco o mel da Mª Domingas, ilustrado com uma foto de um frasco de mel.

- se clicar também no primeiro link (letras azuis), será direccionado para outro post (de 26/06/2012) - há mais de 3 anos - onde novamente se destaca o mel da "Casa Cantare" (com link) e o mel do Agostinho.

Em síntese, como pode ver, poderei ter esquecido algum produtor, mas a Mª Domingas, que daqui saúdo, não foi esquecida.

Cpts