segunda-feira, 20 de abril de 2015

Paleta de Barrancos DOP - integrada no caderno de especificações do Presunto de Barrancos DOP

Pelo Regulamento de Execução (UE) nº 592/2015, da Comissão, foi registada a alteração ao caderno de especificações relativas ao "Presunto de Barrancos" e à "Paleta de Barrancos" (DOP), cujo pedido foi inicialmente publicitado  no Jornal Oficial da UE de 02/12/2014. 
.
Segundo esta alteração, a descrição do produto «Paleta de Barrancos» (membros anterior do porco) é introduzida no caderno de especificações do "Presunto de Barrancos" (membros posterior), que passa a constituir com  documento único, onde constam as características da matéria-prima. 
.
Em função do produto, paleta ou presunto, as seguintes menções devem figurar na rotulagem: «Presunto de Barrancos – Denominação de Origem Protegida.» ou «Paleta de Barrancos – Denominação de Origem Protegida».
.
Foram eliminadas as referências às menções, data de durabilidade mínima, indicação do lote, nome, firma ou denominação social e o domicílio do produtor, por se encontrarem previstas na legislação geral aplicável à rotulagem de produtos. A lista de ingredientes é obrigatória apenas quando o presunto é tratado com azeite e pimentão moído. Para cumprir com as exigências nacionais, foi adicionada a obrigatoriedade de figurar na rotulagem do produto, a marca de certificação, a qual inclui o nome do produto e a respetiva menção, o organismo de controlo e o número de série.
.
A AGRICERT – Certificação de Produtos Alimentares Lda. é o organismo de controlo responsável pela verificação da conformidade do produto, e a ACPA – Associação de Criadores de Porco Alentejano, o novo agrupamento de produtores.
Denominação de Origem Protegida de Barrancos. Presunto. Cruz da Ordem de Aviz
Símbolo da Denominação de Origem Protegida de Barrancos - (Cruz de Aviz)
a marcação a fogo garante o carácter genuíno do 
Presunto de Barrancos D.O.P. 

Sem comentários: