quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Clube Amadores de Pesca Desportiva de Barrancos - desinteresse dos sócios leva a 2ª assembleia geral

Não tendo sido possível eleger os corpos sociais na primeira assembleia geral realizada na passada sexta-feira, dia 9 de janeiro, por não ter sido sido apresentadas nenhuma propostas lista, foi necessário convocar uma assembleia geral extraordinária para o dia 23 de janeiro, pelas 21h00.
.
Conforme alerta o próprio presidente da mesa da AG, "precisam-se alternativas... pelo futuro do CAPDB!!!"

Fonte: CAPDB 

8 comentários:

romcadur disse...

O que se passa com as colectividdes em Barrancos???
A SUB está doente, o CPDB anda na mesma e não se ve interesse dos jovens pelas agremiações.

Talvez os meios tecnológicos e a TV despertem outros interesses.

Haverá sempre a necessidade de associações, o homem não pode viver isolado. Há que deitar mão o que temos e não deixar morrer aquilo que tem quase loo daqui a pouco.

Jacinto Saramago disse...

Cara R.

Pagando nas suas palavras, acho que podemos dizer que o movimento associativo local está em crise (doente)?

Talvez tivéssemos associações a mais; algumas, praticamente com o mesmo objeto estatutário, poderiam ser "fundidas"; Crises de gestão associativa, sempre houve, mas agora... agora o desinteresse não será quase total?

voltaremos ao tema.
cpt

João Martins disse...

A vontade dos barranquenhos manterem o seu associativismo faz-me lembrar, sem entrar em muitos pormenores, aquela reacção física que os homens têm de manhã, tecnicamente chamada de Ereção peniana noturna mas que o povo conhece por outro nome. Quando começa é uma coisa fantástica. Depois há aqueles que a sabem usar e bem, mas depois de se ir urinar desaparece. Abraço.

Anónimo disse...

Se me permitirem a intromissão, na minha modesta opinião, não é o CAPDB ou qualquer outra colectividade que estará doente, mas sim, as pessoas. Ninguém quer "trabalho", ninguém quer "chatices", parece que as pessoas já não presam nem dão valor a um momento de convívio e confraternização, parecem entregues ao cinismo e mais preocupados com a vida do alheio.

Peço desculpa se ferir susceptibilidades.

JL

Anónimo disse...

Em minha opinião, as ultimas direções quiseram "elevar" o nível competitivo, alterando demasiado o modelo das provas e dos prémios a atribuir.
Foram eleitos, tiveram esse direito, procuraram sair do marasmo e aprender com pescadores melhores, indo pescar fora e alguns em campeonatos federados...
O clube serviu de bandeira, e assim evoluíram e atraíram novos pescadores de outras bandas.
Vieram em busca dos prémios churudos em dinheiro, e levaram a maioria como seria de esperar...
Mas agora a pesca está muito diferente cá na terra, e se calhar nem repararam...
Afastaram os pequenos pescadores e os simpatizantes que mantinham o clube, ficaram só eles... Afastaram os sócios que mantinham o campeonato e as provas sempre com muita gente, chegando ao cúmulo de nem no dia do almoço do clube haver inscritos em numero suficiente para se fazer a pequena prova que sempre antecedeu o almoço.... Enfim.
As direções não tiveram visão e não quiseram olhar para trás, seguiram em frente... perderam com isso muitos pescadores.
Os campeonatos dos últimos 3 ou 4 anos assim o demonstra, cada vez menos gente a participar e muitas desistências durante o campeonato...
Os inúmeros sócios que iam antes á pesca, aos concursos, apenas pelo convívio, e para tentar trazer um simples prémio foram deixados ano após ano para trás.
Cada vez apareciam menos, e as direções não se importaram, seguiram em frente.
E agora???
Não há continuidade????
Agora a desculpa é o desinteresse dos barranquenhos pelo associativismo?
É culpa da crise???....
Enfim... é pena, o clube subiu muito, melhorou imenso, mas apenas para um grupo de malta nova com dinheiro para ter boas canas de pesca.
Os sócios com menos recursos, os velhotes, esses não interessaram e agora estão afastados.
Resta saber quantos ainda pagam as cotas.... Isso sim seria interessante saber....

NN

Anónimo disse...

Quando falamos do que não sabemos ou até do que desconhecemos, existe uma grande probabilidade de dizemos...disparates.
É a sua (NN) opinião que se encontra descrita nos parágrafos da mensagem anterior e como é óbvio vou respeitar, não deixando porém de lhe colocar algumas questões que pretendo ver esclarecidas, de forma a tentar “compreendê-lo”.
1. Que mudanças tão drásticas existiram na alteração do modelo das provas e dos prémios a atribuir? O que foi feito pelas anteriores direções (consultando sempre os respetivos interessados e participantes), mais não foi que uma tentativa de tornar as provas e concursos mais competitivos, com maior igualdade, criando duas ou mais zonas e fazendo a entrega de prémios de forma alternada, acrescentando com isso maior justiça. Isto não foi um modelo criado e inventado pelas direções que as implementaram, são sim modelos competitivos baseados nas instruções da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva e Fips-ed (Fédération Internationale de la Pêche Sportive).
Valor das inscrições?! Seguem inalterados. Prémios?! Foram na minha modesta opinião alvo de um salto, não só quantitativo como qualitativo a todos os níveis. Quem não gosta de mudar para melhor?! Pelos vistos algumas pessoas!
2. O Clube serviu de bandeira no quê?! Para quem?! Nos últimos 15 anos, o Clube Amadores de Pesca Desportiva de Barrancos, nunca teve quaisquer atletas federados realizando campeonatos federativos, não foi por aí que o Clube foi divulgado e que foram atraídos outros pescadores. Os pescadores sócios do Clube que realizaram e realizam provas por “outras bandas”, fazem-no pelo seu gosto por este desporto e sempre, sempre de forma particular, não devendo nada nesse aspeto ao Clube ou a qualquer outra entidade e muito menos sequer devem ser alvo de qualquer reparo por isso.
Apenas o Clube é federado desde 2010, única e exclusivamente por ser um fator obrigatório na hora do agendamento e licenciamento de provas.
3. Será que levaram a maioria dos prémios “como seria de esperar”?! Olhando às classificações dos últimos anos, continuo a ver os barranquenhos intrometidos na discussão dos títulos e com grande percentagem de pescadores entre os primeiros classificados. Para isso acontecer, algum desses prémios chorudos ficam por cá, na terra. E os que não ficam, pessoalmente só me fazem tentar procurar ser melhor para que cada vez mais consiga contrariar os “como seria de esperar”. Isto é competição, umas vezes vencemos outras não! Ou será que temos de ser tão terra a terra e participarmos apenas os de Barrancos, para vencer sempre um de Barrancos?! Valha nos deus!!!
4. Será que a falta de visão apenas afetou as direções do CAPDB, como nos acusa? Não me parece. Repare nos exemplos que vou deixaR: o clube de Moura que depois de anos a fio com bons campeonatos recheados de pescadores (muitos mesmos), já não têm campeonato há muitos, muitos anos. Amareleja?! Praticamente nem pescadores já têm. Clube de Serpa?! Acabaram os campeonatos há muitos e longos anos. Clube de Beja?! Idem, idem aspas aspas.
O grande prémio da cidade de Beja que chegou a ter 900 participantes há 30 longos anos, sabe quantos participantes teve este ano? 34, trinta e quatro participantes, volto a repetir, trinta e quatro!
Provas do clube de Serpa?! 2 pelo menos no ultimo ano a serem anuladas por falta de participantes.
Neste momento, são tudo clubes que apenas fazem pesca federada, uma ou duas provas por ano para angariação de fundos para esses mesmos campeonatos e nada mais.
Deixo a pergunta novamente. Onde está a falta de visão, será esta e as outras direções tão curta de visão como nos acusa?! Julgo que a resposta esta toda ela descrita neste ponto.
5. Onde é que o “ter boas canas de pesca” é sinonimo de algo na pesca?! De ser alguém na pesca, apenas e só por ter canas caras?! Faltam-me palavras para descrever tal afirmação, lamentável!

Anónimo disse...

Para terminar, não sei se é sócio ou não, ou sequer se é pescador, talvez seja apenas um crítico do trabalho desenvolvido pelas últimas direções. Foram realizadas a 9 e 23 de Janeiro duas assembleias, onde se podia discutir todo e qualquer assunto ou até apresentar ideias. Lamentavelmente em duas assembleias apenas tiveram presente (sem contar com a direção) 3 sócios na primeira e 1 na segunda e não surgiram ideias e quase nem sócios na assembleia.
Deixo o convite como sócio que sou, vá até a sede um dia destes, apareça por lá, será sem dúvida bem recebido e as ideias que levar consigo serão bem recebidas, discutidas e ponderadas. Afinal parece que todos queremos o mesmo, o bem do Cube.

JB

Anónimo disse...

ahahah carissimo N(o)N(ame).
Ficaram só eles?! Quem?! Continuo a ir a almoços da pesca e ver 60/70 presentes. Continuo a ver numero de ordem, cento e muitos nas quotas, sinal de que ainda somos muitos e bons.
Presenciei este ano no almoço a rasgados elogios ao trabalho desenvolvido por esses rapazes e é curioso assistir a sócios fundadores (que não vou dizer nomes) a pedirem o aumento das quotas para valores que reflictam todo o trabalho e qualidade apresentados.

Se eles afastaram os sócios que mantém o Clube, como conseguem ainda hoje sobreviver e melhorar a cada ano que passa ainda mais o almoço oferecido aos sócios?!

Quer saber quantos ainda pagam quotas? Pergunte ao Srº Diogo que é o tesoureiro, ele diz.

AB