segunda-feira, 30 de junho de 2014

Decisões da Assembleia Municipal de Barrancos de 27 de junho de 2014

A assembleia municipal de Barrancos reunida no Salão Nobre dos Paços do Município, no passado dia 27, sexta-feira, entre as 21h30 e as 22h15, resolveu o seguinte:
1 - Aprovar a ata da sessão de 23/04/2014
2 - Tomar conhecimento da Informação nº 15/2014/DAF/SGF, de 2/6 "relação de compromissos plurianuais"
3 - Tomar conhecimento do expediente diverso e prestação de informações ou esclarecimentos
4 - Tomar conhecimento da informação escrita do presidente da CMB e da análise de situação financeira do Município
5 -  Aprovar a proposta de celebração de contrato-programa ente a CMB e o Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos (IPSS).

Escola de Natação 2014 - aulas começam amanhã (dia 1 de julho)

A Escola de Natação 2014 tem a sua primeira aula, amanhã, dia 1 de julho, com início às 9h30, podendo os inscritos, que já foram hoje informados acerca da constituição das turmas, consultar o calendário de horários abaixo divulgado:
 As aulas dos adultos decorrem à terça e quinta-feira, a partir das 18h30. O calendário acima divulgado será entregue a todos os inscritos, na primeira aula.

Limpeza urbana de Barrancos - freguesia equipa trabalhadores

Os trabalhadores do serviço de limpeza urbana de Barrancos, que já aqui temos vindo a falar, estão agora identificados com colete entregue pela freguesia local. 
Limpeza matinal da praça da Liberdade. Fotos: eB, 18-06-2014

domingo, 29 de junho de 2014

Casa à venda - rua das Forças Armadas

Rua das Forças Armadas, 13-17, Barrancos, perto da praça
Fotos: eB, 17-06-2014

O banqueiro que forçou o resgate sai de cena*

Mas antes foi pedir 2,5 mil milhões ao governo.
Se fosse um funcionário público, um pensionista ou um beneficiário do RSI, diriam que estava a xular o Estado. Os banqueiros, não. Esses pedem para "... garantir a estabilidade financeira e prevenir o risco sistémico..."
(* título roubado daqui)
Expresso, 21/06/2014

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Barrancos - vista geral do miradouro de Cansalobos

Vista de Barrancos. Foto: 2014 (enviada por leitor)

O Castelo de Noudar

O castelo de Noudar, visto do caminho. Fotos: eB, 17-04-2014
Nota sobre direitos e autor:
1 -  Não tenho o hábito de identificar/assinar as fotos que vão sendo publicadas neste blogue.
2 - As fotos do eB, que aparecem identificadas e datadas no final (legenda), podem ser partilhadas e reproduzidas (copiadas!), desde que colocada a fonte e/ou autor.
3 - O eB também utiliza fotografias de terceiros, mas nestes casos identifica-os ou, não sendo conhecidos, coloca a fonte donde foi retirada (copiada).
4 - É gratificante ver as nossas fotos (e também os conteúdos) reproduzidas noutros locais da net, sobretudo em perfis facebook,  mas é uma desilusão quando não vemos a indicação da origem!

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Alentejo a pé...

... descubra os percursos locais para desfrutar da natureza, pelos campos de Barrancos....

Assembleia Municipal de Barrancos - ordem de trabalhos da sessão de amanhã (27 de junho)

A assembleia municipal de Barrancos reúne em sessão ordinária no Salão Nobre dos Paços do Município, no próximo dia 27, sexta-feira, com início às 21h30, com a seguinte
.
Ordem de Trabalhos
.
1 - Apreciação e aprovação da ata da sessão de 23/04/2014
2 - Apresentação da Informação nº 15/2014/DAF/SGF, de 2/6 "relação de compromissos plurianuais"
3 - Apreciação de expediente diverso e prestação de informações ou esclarecimentos
4 - Apreciação da informação escrita do presidente da CMB e análise de situação financeira do Município
5 - Apreciação e aprovação da proposta de celebração de contrato-programa ente a CMB e o Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos (IPSS) e aprovação da respetiva minuta

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Arraial de Sº Pedro em Barrancos

A Associação de Reformados de Barrancos, uma das mais dinâmicas das associações locais, organiza o Arraial de Sº Pedro, no Parque de Feiras e Exposições, este sábado, dia 28, a partir das 17 horas.

"São as mulheres que mantêm o Alentejo 'branquinho'"

E em Barrancos, também!
Reportagem Diário de Notícias, de 06-06-2014
O frenesim dos caiados, apesar de ser "pintado" com tinta (pouca ou nenhuma cal se usa por aqui...), começa logo no início de junho, ou finais de maio. Dentro das casas ou nas paredes das ruas, os caiados têm de estar terminado nas vésperas de Santa Maria, para quando a "santinha passar ver tudo limpo". 
Dantes era assim, agora já nem tanto...
Por cá, não há essa tradição da câmara dar cal, que talvez seja dispensável, mas o Município é o responsável pelos caiados dos edifícios públicos, dos muros, dos varandins....

terça-feira, 24 de junho de 2014

Câmara Municipal de Barrancos reúne amanhã (25 de junho)

A segunda reunião ordinária da Câmara Municipal de Barrancos, de junho 2014, realiza-se amanhã, nos Paços do Município, com início às 9 horas. 
Recorda-se que a CMB tem duas reuniões mensais, que decorrem à 2ª e 4ª, quarta-feira do mês, com início às 9 horas.

Lojas de Barrancos - Arrobafixe, conhecida como Minipreço ou Dia

Arrobafixe, Lda, é o nome da empresa que explora o estabelecimento comercial, tipo supermercado, com seção de talho e café-pastelaria, conhecido como "Loja do Dia" ou "Loja mini-preço", por associação áquelas insígnias comerciais de discount.  Inaugurada em 5 de agosto de 2010, esta loja dedica-se à venda a retalho de bens de consumo, com predominantemente de produtos alimentares e bebidas.
Loja conhecida como Mini-preço ou Dia, R 1º Dezembro, 38, Barrancos
 Foto: eB, 10-03-2014

Tempo e temperatura em Barrancos - no dia de Sº João

Continuamos com tempo instável desde o passado sábado. Ontem, logo após o meio-dia, a chuva e o granizo da trovoada arrefeceram o ambiente, que já estava fresco, com a temperatura a não ultrapassar os 21ºC.
.
Hoje, 24 de junho, dia de Sº João, as nuvens ainda continuam por cá, com uma temperatura bastante fresca de 12ºC, às 7 horas, prevendo-se que possa subir até aos 25ºC. Ligeira subida da temperatura, a partir de amanhã.
Torre do Relógio, Barrancos. Foto: eB, 24-06-2014

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Urbanização da Biquinha, vista da Preguiçosa

Foto: eB, 13-02-2014

Regulador obriga os centros de saúde a atender doentes no dia

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) tomou a decisão de notificar os serviços e centros de saúde para "eliminarem, de forma imediata, quaisquer procedimentos que, direta ou indiretamente, impliquem o estabelecimento ou predeterminação de um número máximo de atendimentos não programados por motivo relacionado com doença aguda, vulgo “vagas do dia”.
.
Em síntese, a ERS veio dizer que os centros de saúde devem cumpram a sua função: "atender os doentes". A decisão da ERS, que peca por tardia, é muito importante para milhares de utentes (doentes) dos centros de saúde, que passam horas e horas nas filas para "apanhar senha" e depois não têm vagas! Se esta decisão for cumprida, as urgências hospitalares ficarão mais libertas e os cuidados de saúde primários cumprem a sua função. Mas, para que isso possa acontecer haverá também, em muitos casos, que reforçar o pessoal médico e de enfermagem, que esta política de cortes e mais cortes não prevê.
.
Informação complementar: o caso de Barrancos
Como é sabido, os utentes do centro de saúde de Barrancos há anos que não são sujeitos à vexação de levantar-se de madrugada (todos conhecemos relatos destes) para "apanhar senha".
.
O utente de Barrancos tem senha para o dia; o "nosso" centro de saúde não tem serviço de urgências, mas o "doente urgente que peça consulta" é sempre atendido no próprio dia, quando não no momento; o centro de saúde de Barrancos aceita a marcação de consultas por telefone (incluindo o próprio dia); a renovação de receituário é feita no dia, com a presença do doente ou de familiares; o centro de saúde de Barrancos não faz exames complementares de diagnóstico, mas apoia o doente (ou familiar) na sua marcação.
.
O centro de saúde de Barrancos só tem uma médica, mas os doentes de Barrancos têm dois médicos à "sua disposição": dias úteis, das 8h30 às 17h30, e aos fins-de-semana das 14h00 de sábado às 14h00 de domingo. Nesse intervalo, sobra-nos Encinasola, (quase) sempre disponível e o 112 (BVB), com Beja a 110 km, porque Moura é para esquecer...
.
A "saúde" em Barrancos não estará bem. Provavelmente haja falhas, faltas ou lacunas. O alargamento do horário do centro de saúde, pelo menos até às 22 horas, será uma delas; as diferentes interpretações e os constrangimentos sobre o conceito de "doente esporádico" ou "utente esporádico" (não registado), ainda não resolvidas pelo ministério da saúde, será outra. Um segundo médico(a) para assegurar as faltas por doença e férias da médica residente, idem; etc;. Mas, perguntem aos nossos conterrâneos residentes na zona da grande Lisboa, "se têm médico de família?" ou "quanto tempo demoram para ter uma consulta?" ou ainda "como renovam as receitas?", entre outras, e depois comparemos.
.
No texto sobre Barrancos, onde se lê "saúde", poderão também ler "enfermagem" e "fisioterapia". As três valências do centro de saúde local, que estão bem e recomendam-se. Outros serviços de saúde seguissem o exemplo e não seria necessário a recomendação da ERS.
.
Numa altura em que continuamos a falar mal dos serviços públicos - porque está na moda ou para justficar a sua extinção -, vale a pena reparar nos bons exemplos.

extrato do DN on line de 20/06/2014

domingo, 22 de junho de 2014

Provas finais de ciclo - amanhã exame de Matemática (9º ano)

O Agrupamento de Escolas de Barrancos acolhe amanhã os alunos do 9º ano (09h30) para o exame final de Matemática.
Fonte: AEB

Livros de António Eloy sobre os elementos - disponíveis em suporte digital

ebook Terra - Planeta Vivo
Captura de ecrã do iPad 1
Para iPAD  ou android
.
Mas pode ver/obter também:
Vento - Ar em Movimento
Captura de ecrã do iPad 1
Para iPAD ou android  
.
Água - Fonte de Vida e Energia
iPad Screenshot 1
Para iPad
.
Fogo - Sol (é) Luz e Calor
iPad Screenshot 1
Para iPAD ou Android

Pacto para o Desenvolvimento "Baixo.Alentejo@2020"

Teve lugar na passada segunda-feira, dia 16, a sessão pública de assinatura do Pacto para o Desenvolvimento 'Baixo.Alentejo@2020', no Beja Parque Hotel (Auditório), em Beja, integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Baixo Alentejo 2014-2020 (PEDBA’2020).
Foto CIMBAL
Sessão Pública de Assinatura do Pacto para o Desenvolvimento 'Baixo.Alentejo@2020'

sábado, 21 de junho de 2014

Alentejo a pé...

ALENTEJO A PÉ
Toda a informação aqui ou aqui 

O Alentejo também é fish? - conferência a decorrer em Odemira (23 de junho)

Informação complementar AQUI

Começou hoje o verão...

...com temperatura de primavera!
O solstício de  verão ocorreu às 11h51, sendo hoje o dia mais longo do ano.

Piscinas de Barrancos - com wi-fi e espreguiçadeiras

Num espaço único... só faltava a internet livre (ui-fi), para todos, e a espreguiçadeira para os pais/mães que acompanham e brincam com os seus filhos(as), no chapinheiro e no tanque de aprendizagem.
Desfrute e visite as Piscinas de Barrancos.
Vista das espreguiçadeiras no tanque aprendizagem e no chapinheiro (em baixo)
Fotos: Cortesia DSA, 20-06-2014

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Piscinas de Barrancos - disponibiliza internet aos utilizadores

Fonte: CMB

Escolas de Encinasola visitam as piscinas de Barrancos

Os alunos e docentes do ensino básico da escola de Encinasola estiveram ontem no Complexo Municipal de Piscinas de Barrancos, numa iniciativa daquele estabelecimento de ensino que contou com o apoio da Câmara Municipal.
As crianças, que "adoraram estar na água", aproveitaram ainda para conhecer e brincar com os alunos do ATL de Barrancos.
Portaria do Complexo Municipal de Piscinas de Barrancos
Foto: eB, 17-06-2014

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Creche de Barrancos - celebra final do ano letivo com festa-convívio

A Creche de Barrancos celebra amanhã quinta-feira, dia 19, às 17h30, o final do ano letivo com uma "festinha convívio" com a participação das suas crianças, pais, encarregados de educação e amigos.
Felicidades à Sónia (diretora técnica e educadora), à Anita (auxiliar) e outras auxiliares, por mais um ano passado!
Foto: Arquivo eB

Amor é fogo que arde sem se ver...

Então, Senhor Presidente, está melhorzinho? Ai o susto que vossemecê nos pregou.
Rapinado do "Câmara Corporativa"

ATL 2014 - "manhã na piscina" é a atividade preferida das crianças de Barrancos

As 40 crianças do ATL 2014 (1º ciclo), que esta segunda-feira, dia 16, teve o seu início, tiveram ontem a sua primeira "manhã na piscina", a atividade preferida e a mais frequentada pelas crianças. Nas "manhãs na piscina", poucas crianças faltam!
.
De acordo com o projeto que o eB teve acesso, o "ATL não pretende substituir o papel da família na educação e na socialização das crianças – o seu objetivo não é tão ambicioso - contudo, com o empenho e a disponibilidade da equipa pela sua execução (monitoras), será possível contribuir para o bem-estar da criança, possibilitando umas férias escolares diferentes e divertidas durante o período do Verão".
.
O “ATL – Verão 2014”, promovido anualmente pelo Município de Barrancos, através do seu serviço de ação social/educação, tem como finalidade garantir  o apoio às famílias, através da ocupação dos tempos livres das suas crianças e jovens, desde o pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico (dos 3 aos 10 anos), com atividades de carácter lúdico e pedagógico, nos domínios da educação/ensino, do desporto, da cultura e das artes, do recreio, entre outras. A natação, com aulas livres e recreativas, são actividades a desenvolver, com aproveitamento do espaço do Complexo Municipal de Piscinas e o apoio do pessoal colocado naquela infraestrutura desportiva de Barrancos. O apoio ao estudo e o incentivo à leitura serão outras atividades a realizar com o grupo do 1º ciclo.
.
O ATL (pré-escolar) só irá começar no dia 7 de julho, logo após o encerramento do jardim-de-infância de Barrancos.
1º - a entrada das crianças e das animadoras no recinto das piscinas
2º - a ocupação do espaço, a preparação das toalhas, da roupa, do protetor solar,...
3º os primeiros mergulhos, com o apoio das monitores, sob o olhar atento do nadador salvador e do vigilante.
Manhã fresca -  24ºC, às 10h00 . Fotos: eB, 17-06-2014