quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Exposição - Entre margens: 150 anos do Tratado de Limites Portugal-Espanha (1864)

Uma exposição a não perder, pelo menos para quem mora na zona da grande Lisboa.
.
Conforme o eB aqui, aqui e aqui, tem divulgado, Barrancos e os municípios espanhóis confinantes, vêm reunindo regularmente em cumprimento do Tratado de Limites, praticamente desde 1864...
A exposição representa a fronteira luso-espanhola em mapas e tratados que assinalam a delimitação política e territorial de uma linha transcendida por relações de vizinhança e de amizade. 
A comissária cientifica é a professora Paula Godinho (FCSH-UNL) investigadora nos projectos: “El discurso geopolítico de las fronteras en la construcción socio-política de las identidades nacionales: el caso de la frontera hispano-portuguesa en los siglos XIX y XX”, e “Cooperación transfronteriza y (des) fronterización: actores y discursos geopolíticos transnacionales en la frontera hispano-portuguesa”, ambos coordenados por Heriberto Cairo Carou (Universidade Complutense de Madrid) e financiados pelo Plan Nacional de I+D+I del Ministerio de Educación y Ciencia de Espanha. 
.
A exposição não teve apoios oficiais, mas reúne documentação dos Arquivos Nacionais da Torre do Tombo e mapas do Instituto Cartográfico do Exército desconhecidos do público em geral.

2 comentários:

IANTT disse...

Voy a intentar ir a visitarla, pues es un tema que me apasiona.

Esta exposicion debiera traerse a las zonas de la raia para que puedan verla los autenticos protagonistas de la historia

Muchas gracias Jacinto por la información.

Jacinto Saramago disse...

Ola, Jesus

A CMB está tratar de trazer a exposição (ou parte dela) para Barrancos, complementada com as fotos e o espólio local.
Recordo que os Municípios de Barrancos, Valencia de Mombuey, Encinasola e Oliva de la frontera, reunem regulamente todos os anos, em agosto, para cumprir as obrigações previstas no tratado de Limites de 1864.

Este ano, 2014, cumpriu-se o 120º aniversário da assinatura do Tratado de Divisão da Contenda, que deixou de fora Barrancos, cuja fotografia do acto se encontra exposta no Salão Nobre dos Paços do Município de Barrancos.

saludos.