quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Ainda se endireitam os pregos dos tabuados?

Os hábitos e as brincadeiras das crianças também mudaram. Já aqui tínhamos falado nisso. Volto ao assunto.
.
Há 40 anos atrás, ou talvez menos, 20 (?), ou muito menos, 10 (?) ...,  os trabalhos de montagem e desmontagem dos tabuados eram acompanhados por grupos de rapazes curiosos, entre os 5-6 e os 12-14 anos que, naquela confusão sempre perigosa, de madeiro vai, madeiro vem, aproveitavam para apanhar os pregos tortos e por vezes algumas tábuas. Enquanto os pregos, seriam endireitados e reaproveitados (!?) ou simplesmente esquecidos, o mais racional, as tábuas serviam para tapar algum buraco nos galinheiros, nas safurdas dos porcos, na cazumba dos coelhos, dos pombos, etc;...! 
.
Hoje, depois das consolas, das psp3, os tablets e smarphones, substituíram, com menos risco (?) a recolha dos pregos e das tábuas. Talvez por isso, ou por causa disso, não vejamos hoje rapaziada na praça a "ver desmanchar os tabuados".
.
Já agora, um desafio, quantos leitores do eB terão na memória as brincadeiras que acima se recordam?
Prego do tabuado esquecido num junto à parede da Igreja.
Pormenor da praça, durante os trabalhos de desmanchar os tabuados.
Fotos: eB, 03-09-2014

6 comentários:

Anónimo disse...

Por curiosidade Jacinto, todos sabemos que ficam muitos "pregos esquecidos" quando se desmontam os tabuados, quando se fura o pneu do carro (na zona da praça em setembro há muitos) quem deverá assumir os custos, quem fura ou os responsáveis pelo montar/desmontar dos tabuados?

Anónimo disse...

Era tempo de fazer obras nas chafurdas, galinheiros,carrinhos de rolamentos etc, nessa altura não era preciso nos dizerem como reutilizar tudo ou quase tudo, bons tempos...

Jacinto Saramago disse...

Os pregos ficarão esquecidos durante 24 horas. Hoje já está tudo desmanchado. Amanhã será feita a limpeza geral da praça.
Se alguma fatalidade houver, não deverão ser responsabilizados os mestres dos tabuados. Estou convencido que estes tudo fazem para que estas situações não ocorram.

cpts

Anónimo disse...

Se o pessoal não usasse o carro para evitar dois passos e têm de o levar praticamente para dentro do café já não furavam os pneus...

Anónimo disse...

Não sei que tipo de pessoa faz comentários desses de fura pneus, sinceramente, o que se pretendia era que as pessoas falassem das suas lembranças enquanto crianças por estas alturas da montagem/desmontagens dos tabuados, mas como sempre, vem alguém misturar os assuntos.

Já agora é uma arte bem bonita sim e dá gozo e orgulho em vermos a sua construção. Deveríamos manter os tabuados feitos por mais uns dias para que turistas pudessem ver esta arte promovendo visitas com operadores turísticos nacionais que se fartam de vir a barrancos vão à praça e nunca vêem nada, e nem acreditam que tudo acontece ali.

Anónimo disse...

Como turista ocasional em Barrancos, dispenso a visão dos tabuados que simbolizam actos com quais não concordo.