segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Festas de Barrancos 2014 - a manga e as portadas já estão prontas

Costumam ser montadas por volta do dia 14 a 17 de agosto, mas este ano já estão à espera dos touros, desde hoje! Só ficam a faltar as grades das portas, que serão colocadas a partir de amanhã...
Rua da Igreja (vistas norte e sul)
Portada da Rua Nossa Senhora da Conceição
Portada da Casa Mortuária
Fotos: eB, 11-08-2014

5 comentários:

Anónimo disse...

O bonito destas portadas e da manga, era o facto de serem em madeira, como manda a tradição. mas aqui tradição é tudo menos o tradicional. E não arranjarem desculpas esfarrapadas, porque sim se podem continuar a fazer as coisas em madeira e em segurança, como acontece na moita, vila franca, alcochete, que o sr. presidente também conhece. Como autoriza mudar as coisas em Barrancos em vez de puxar pela tradição?

Anónimo disse...

Não estou de acordo com o comentário das 20:21 uma vez que agora é mais ecológico pois o ferro é para toda a vida e ferro que foi reutilizado do antigo campo de futebol, mais seguro e mais rapida a sua montagem, sem ter de cortar mais umas árvores para ditas portadas. Franklin

Anónimo disse...

A maioria das pessoas esta pouco interessada se o material é ferro ou madeira. O que interessa é que seja seguro para todos os que lá se "penduram" ou que ficam atrás dessas portadas!Os da Moita que façam como entenderem,ainda não ouvi nenhum a queixar-se!!!

Anónimo disse...

Para o que nos interessa que interessado estamos no ambiente, Franklin! Parece um contraditório tendo em conta os números da reciclagem... Mas os barranquenhos somos contraditórios, em tudo, se dizem e se desdizem, em menos que canta um galo. A questão não é se o ferro é mais ecológico ou não é manter a tradição nos materiais, o que as outras terras preservam e nós não. Quanto a cortar mais umas árvores, estamos como com os touros. Usávamos o argumento de que não eram quatro touros por anos que faziam diferença... e voltamos a contradizer-nos... pois não vão ser uma quantas árvores por ano (e não todos porque a madeira dura uns quantos anos) que vão fazer a diferença. O tradicional em Barrancos era a madeira e devia continuar a ser a mandeira. E a rapidez também não é problema. Pois quem faz a montagem são os homens da câmara e recebem o ordenado no fim do mes tanto se montam num dia ou em dois. Afinal queremos ou não queremos manter as tradições nas festas? E que a maioria quer lá saber, isso sabemos nós, porque a maioria são gente de fora que só vem cá para se divertir, mas uma coisa não impede a outra e quem tem o dever de zelar pelas nossas festas somos nós e não o fazemos.

Anónimo disse...

Só espero que não faça falta uma ambulância ter de socorrer ninguém durante a fêra. No entanto se fizer falta, creio que a rapidez de resposta será um bocadinho diferente, se em vez de ter de andar a desatar paus e a tirálos da frente, for só abrir um ferrolho e ir socorrer a pessoa, pois creio que na questão da saúde todos os minutos contam, infelizmente só nos lembramos quando nos faz falta a nós ou aos nossos.