quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Explorações pecuárias (turinas) de Barrancos - ainda sabe onde se levava o leite ao pote?

O aparecimento do pacote de leite pasteurizado acabou com os produtores de leite de Barrancos!? Provavelmente sim. Talvez não! Mas duma coisa tenho a certeza: que eu saiba, em Barrancos não há ninguém que venda leite em casa. Presumo que, por cá, só haja um resistente (produtor/agricultor) que ainda tenha algumas vacas turinas, mas não vende leite a granel.
.
Dantes, até meados dos anos 80 do séc XX, ou talvez mais recente, era rara a rua que não tinha uma ou mais casas onde se vendia leite a granel. Um litro, meio litro, um quarto, ou até um "ocho" de leite, podia ser comprado em Barrancos. Quem, como mais de 30 anos, não de lembra de ir com a sua leiteira, de alumínio ou de plástico, buscar o leite para casa?! Quem, na brincadeira, nunca derramou (berteu) o leite que trazia na leiteira?
.
Para além da venda do leite aos seus clientes, a maioria ou todos os produtores vendiam o excesso (as chamadas sobras) ao "pote". O "pote" - local pelo que ficou conhecido o espaço onde era recolhido o leite que seria depois usado pelas fábricas de laticínios e leite pasteurizado -, ficava na rua das Forças Armadas, na casa onde o Tio António Bomba, também explorava um pequeno talho (ver imagens 1-2). Com a compra daquele prédio pelos atuais proprietários, nos finais dos anos 1970, o talho e o "pote" mudaram de sítio no início dos anos 1980. Até ao seu desaparecimento de Barrancos, em meados da década de 1980, o "pote" esteve na mesma rua, um pouco mais acima, junto à taberna do Tio Currito (imagem 3).
.
Já nos últimos anos, o "pote" (ver imagens 6-7)  também podia ser encontrado em vários locais da estrada (Barrancos/Santo Aleixo). O último, que recorde, ficava na zona da Santinha. Era ali que os produtores levavam o leite, que depois seria recolhido por um camião de uma empresa de laticínios e/ou de pasteurização de leite, da zona de Portalegre.
Imagens 1-2: Local onde dantes funcionou o "pote" conhecida como "Casa dos Perêras"
No sítio do portão, estava o talho do Tio Bomba". Fotos: eB, 16-07-2014
Imagem 3: "Casa do Pote" de Barrancos, terceira casa, a contar da esquerda. Foto: eB, 13-08-2014
Imagem 4: Vacas turinas, na zona do Arroio, Barrancos. Foto: 1975 (Arquivo DS)
Imagem 5: Vacas turinas, na Volta do Torno, Barrancos. Fotos: 1982 (Arquivo DS)
Imagens 6-7: Pote utilizado por um produtor de leite local. Foto: DS
Imagem 8: Vaca da loja "ale-hop", por não ter encontrado vacas turinas em Barrancos
Foto: eB, 12-07-2014

Sem comentários: