domingo, 20 de julho de 2014

Educação - Quadro de Honra 2013/2014 (3º periodo)

A exemplo de anos anteriores, o Agrupamento de Escolas de Barrancos procedeu à divulgação dos alunos de mérito, "colocados" no Quadro de Honra (3º período) do ano letivo 2013/2014:
Quadro do 1º ciclo (1º a 4º anos de escolaridade)
Quadro do 2º ciclo (5º e 6º anos)
Quadro do 3º ciclo (7 a 9º anos).
Fonte: Agrupamento de Escolas de Barrancos

12 comentários:

Anónimo disse...

Os prémios serão atribuídos em dinheiro ou em material escolar?

Jacinto Saramago disse...

Caro/a anónimo/a: Parece-me que estas distinções não têm qualquer prestação pecuniária, mas sugiro que consulte o agrupamento escolar.

Parabéns aos alunos/as que constam nos quadros de Honra.
Cpts.

Anónimo disse...

Sinceramente parece-me absurdo este tipo de classificação, desmotiva as crianças que têm notas mais baixas, devia era criar-se algo distinto de forma a incentivar as crianças a estudar não com quadros de honra e prémios quer sejam monetários ou em material escolar!

Jacinto Saramago disse...

Caro(a) anónimo(a) :???
"desmotiva as crianças que têm notas mais baixas "!?
E quem criou o quadro a pensar que era o contrário! Os bons alunos a" puxar" pelos mais fracos que assim se poderiam sentir motivados com exemplos positivos.

Anónimo disse...

Jacinto, concordo com o comentário das 16:50. Para quem está dentro do assunto, estes quadros não motivam em nada. Muito pelo contrário, os alunos que deles constam são vistos como "queques" e como "marrões" pela maioria dos outros colegas. E, como aconteceu este ano, bons alunos desleixam-se para não constarem das listas. O importante não é ser o melhor aluno, não é ser o melhor da turma, e não concordo em nada com este tipo de discriminação. Tanto porque muitas das vezes não corresponde à realidade, há bons alunos que não constam destas listas, que no geral sabem mais e são mais instruídos que os que se apresentam, como porque há alunos com dificuldades que conseguem grandes progressos e que se calhar se esforçaram muito mais que os que aqui estão referidos e que quando olham para aqui sentem que o seu esforço não foi recompensado.
O que vale mais um aluno que porque tem capacidades, marra estudando só para constar da lista e consegue grandes notas? Um aluno que é inteligente por natureza e que sem grande esforço consegue obter bons resultados em todas as disciplinas? Ou um aluno que tem dificuldades e que demonstrou empenho em superá-las e consegue atingir um patamar mais alto? Com este tipo de coisas só estão gerando por um lado competitividade (entre os que querem ser os melhores) e o resto começa a ver-se a si próprio com inferioridade em relação aos outros. Do tipo eles é que são os bons, eu não consigo ser melhor aluno que o... Quando o tal melhor aluno tem dificuldades numa coisa, os outros ou lhe apontam o dedo (afinal não era tão inteligente e agora não sabes?) ou pensam quando aquele não sabe, eu também não vou ser capaz de saber/fazer... Estes quadros de honras e estes prémios apenas vieram rotular crianças e criar rivalidades desnecessárias. Já agora onde é que se comprova que o facto um aluno na turma se considerado melhor que os outros tem incentivado o resto da turma? Nos dias de hoje não é isso que deve ser importante na escola. E muito mais haveria a dizer sobre isto.

Anónimo disse...

Sabes ao que isto leva? A que haja pais que estão mais interessados "fama" dos filhos do que os próprios filhos. E quase obrigá-los a serem os melhores alunos, fazendo-os estar continuamente sob pressão para atingirem boas notas. Não é justo para as crianças, e os acostumam a isso e o dia que não conseguem atingir o que querem são completamente frustadas e chegam a chorar porque não foram os melhores num teste, já com 16 e 17 anos. Tristeza.

Jacinto Saramago disse...

Como tudo tem um reverso, mas não me parece tão perverso como o leitor/a afirma.
Cpts

Jacinto Saramago disse...

Casos há em que os pais incentivarão os filhos, como se estudar fosse um realit show?! Sim, pode haver, mas a educação deve ter outra dimensão, não poderá ser comparada a estes extremos.

Mais, ter 19 valores não quer dizer que seja bom profissionais no curso que escolher. Este tema está sempre presente no acesso à muitos cursos, em especial medicina, que deveria ter outras regras que não só a nota final.
Cpts.

Anónimo disse...

Meu deus,que exagero...sempre tive boas notas e nunca fui descriminada por isso. Ao contrário,ajudava no que podia aos meus colegas e sempre tive um lema, ninguém é bom em tudo! Ainda hoje conservo os mesmos amigos da primária o que significa que a inveja não existiu e não corrompeu a infancia de nenhum de nós! Senhores papás não exagerem!

Anónimo disse...

Os pais dos melhores alunos tem inveja dos que constam no quadro de honra, isso não é para desmotivar é para tentar que sejam melhores alunos e quando saiam de Barrancos para outras escolas não deem barraca como acontece na maioria dos casos excepto um ou outro caso, a maioria desiste ou chumbam porque são obrigados a estudar mais e a trabalhar mais para terem boas notas. Cpts.

Jacinto Saramago disse...

??? não percebo o comentário do/a anónimo/a das 13h41. Podia ser mais concreto?
"os pais dos melhores alunos têm inveja dos seus filhos, por estarem no quadro de honra"???

cpts

Anónimo disse...

Tem inveja que os filhos de outros pais não constem no quadro de honra, mas isso é porque a maioria não liga nada a escola e nem sequer fazem um esforço para isso salvo seja algumas excepções.