quinta-feira, 24 de julho de 2014

Educação - manuais escolares para 2014/2015 em Barrancos

Já se encontra disponível no site do Agrupamento de Escolas de Barrancos, a lista dos manuais escolares adotados para o próximo ano letivo 2014/2015, do 1º ao 9º anos de escolaridade, sendo que os do 1º ciclo (1º a 4º anos), como tem sido habitual, serão oferecidos pelo Município no primeiro dia de aulas.

9 comentários:

Anónimo disse...

Oferece os livros, dizes bem. Porque o bloco pedagógico completo não. Os pais têm de acabar por comprar o caderno de atividades. É bom que se digam as coisas como elas são. Porque quem lê pensa que nos dão tudo e não é assim. Aliás, este dinheiro vem do Estado, portanto onde fica o dinheiro dos cadernos de atividades?

Jacinto Saramago disse...

Não tem razão o/a anónimo/o. O Município adquire e entrega os manuais adoptados pelo agrupamento para o primeiro ciclo. Como nos demais, haverá outros livros e manuais recomendados pelos docentes, mas estes não serão obrigatórios?.

E não, não é dinheiro do "Estado". É dinheiro dos contribuintes, que integra o orçamento municipal!
Cpts.

Anónimo disse...

Parece-me uma ideia fantástica, desde quando e sempre sejam benefeciadas as familias com poucos recursos!

Famílias que não têm carências monetárias não deveriam ser abrangidas e esse dinheiro reverter a favor das famílias mais carenciadas através de ajuda para material escolar!

É uma pena que nestes casos sejam medidos todos pela mesma medida, injusto sinceramente!

Os pais deveriam preencher requerimentos para este tipo de coisa, de forma a que as famílias carenciadas tenham mais benefícios que as demais!

Jacinto Saramago disse...

Em regra, a Ação Social Escolar (ASE) comparticipa de acordo com os escalões do abono de família.
Contudo, como os manuais escolares não estão incluídos, cada CM, incluindo Barrancos, adotou o programa que considerou mais abrangente, "oferecendo" então a todos os alunos do primeiro ciclo.
Cps.

Anónimo disse...

E também vejo que o senhor adoptou o acordo ortográfico, que horror! Mais um a assassinar o nosso belo idioma!

Jacinto Saramago disse...

As línguas evoluem e a ortografia deve ser dinâmica. Não me parece que haja assassinato por adotar a nova ortografia. Aliás, se não tivesse havido alteração, ainda hoje estaríamos a escrever portuguez, gaz, pharmacia, etc...
bom fds.

Anónimo disse...

Não concordo com esta oferta dos manuais por parte do Município, todos nós estudamos e tiveram de ser os nossos pais a fazer o esforço de nos comprar os manuais. O dinheiro é dos contribuintes devia ser gasto para o bem de todos os contribuintes.
E não me venham com a desculpa e a conversa dos carenciados e afins, tal como refere o anonimo de 24 de Julho de 2014 às 19:56, pois todos nós nos conhecemos em Barrancos e sabemos bem como é esta temática. São carênciados para o que faz falta, porque depois para passarem o dia a dar voltas com o carro de um lado para o outro a passear; a trocar de carro todos os dias; passar os dias nos cafés e as noite até as tantas a beber copos e a fazer barulho incomodando quem dorme e no outro dia tem trabalhar; que não perdem uma festa em barrancos ou arredores; que têm telemóveis, smartphones, tablets topo de gama para isso já não são carenciados (para provar o que digo basta aceder ao facebook destes pseudo-carenciados)!
Enfim

Jacinto Saramago disse...

Em relação ao segundo parágrafo do anónimo/a das 23h45: poderá haver alguma razão, misturada com exageros, mentais ou ideológicos, mas é preferível um Estado Social a um Estado assistencialista.
Cpt.

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo/a do TODOS masTODOS: aquilo que afirma, sob anonimato, tem um fundo de verdade. E sim, conheço, mas em nada altera o que disse no comentário anterior. Se houver abusos, e provavelmente haja, cabe às instituições atuar e corrigir. Não me parece que tenhamos que ser nós a denunciar presumiveis abusadores!

Aguardo os "próximos capítulos".
Cpt