sexta-feira, 23 de maio de 2014

Barrancos ficou mal na Liga da Reciclagem

Os municípios de Castro Verde, Ourique e Beja foram os que subiram ao pódio, no ano passado, na Liga Intermunicipal da Reciclagem promovida pela Resialentejo.
.
Castro Verde depositou uma média de 40,9 kg de resíduos por habitante na empresa Intermunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos. Ourique, 2º lugar, reciclou 40,1 kg/habitante. Beja reciclar 37 kg/ habitante. Seguiram-se Almodôvar (4º), Serpa (5º), Mértola (6º), Moura (7º) e Barrancos (em 8º e último lugar, com 23,1 kg/hab).
.
A Liga pretende estimular os munícipes a separarem os resíduos. A Resialentejo aponta como objectivo para este ano que os primeiros classificados consigam os 50 quilos por habitante. Por outro lado espera que todos os associados consigam superar a média de 25 quilos por habitante.
.
Integram a Resialentejo os municípios de Castro Verde, Ourique, Beja, Almodôvar, Serpa, Mértola, Moura e Barrancos.
Fonte: Rádio Pax
Classificação da Liga RSU 2013
Contentores Ecopontos do Miradouro, Barrancos. Foto: eB, 10-03-2014

5 comentários:

Anónimo disse...

Se distribuíssem mais ecopontos por Barrancos talvez mais pessoas reciclavam...

Anónimo disse...

Estou de acordo com o comentário anterior. E também deveria haver mais educação ambiental, que não há em Barrancos. Os ecopontos, como os do jardim, estão muitas vezes, cheios e não se consegue lá pôr mais nada e as pessoas acabam por meter este lixo no contentor normal para não o levarem de volta.
Aproveito para alertar que o contentor da roupa também localizado no jardim, ultimamente estar a ser "vandalizado" pelos nossos queridos ciganos. Tiram a roupa que lá estiver, escolhem a que querem e a que não querem ou deixam no chão ou metem no contentor do lixo orgânico em vez de a colocarem de novo onde estava. Ou seja não serve para eles, nem para mais ninguém que se calhar até as aproveitavam melhor. As pessoas passam vêem e nada dizem ou fazem, a não ser uma pessoa que vive em frente.

Jacinto Saramago disse...

A situação relatada no 2º paragrafo já tinha sido detetada pela CM, que com alguma frequência tenta corrigir o problema.

Contudo, aconselho os interessados a entregar as roupas usadas na Loja Social, que funciona no CLDS (antigo centro de saúde), em vez de optarem por esse contentor que não é da responsabilidade municipal.

Cpts

Anónimo disse...

O contentor da roupa que existe no miradouro é privado! Muitos deste tipo de contentores, os responsáveis pela gestão dos mesmos, vendem a roupa como sendo roupa de segunda-mão, não é nada projectos de solidariedade como se possa imaginar. Têm alertado para isto diversas vezes na comunicação social

Exemplo1: http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/roupa-usada-humana-tvind-caridade-negocio/762895-4071.html

Exemplo2: http://eapnimprensa.blogspot.pt/2013/04/autarcas-algarvios-denunciam-falsa.html

Exemplo3: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/sociedade/empresas-lucram-com-roupa-doada

Anónimo disse...

Muito Boa Tarde Jacinto,

Concordo plenamente em colocar mais ecopontos pela vila, a distribuição dos mesmos está muito mal feita