quarta-feira, 30 de abril de 2014

Saúde em Barrancos - evolução das consultas médicas (2011 a 2013)

O centro de saúde de Barrancos realizou em 2013, 6220 consultas médicas, das quais 5578 de saúde adultos, 393 saúde infantil, 76 de saúde materna e 173 de planeamento familiar (ver quadro 1).
.
De acordo com a informação disponibilizada pela ULSBA, que já aqui e aqui fizemos referência, observamos que o centro de saúde de Barrancos, seguindo a tendência das outras unidades de saúde do distrito (ver quadros 2 a 4), regista uma acentuada descida do número de consultas médicas de 2011 (9597) para 2013 (6220). Em dois anos, são realizadas menos 3377 consultas (- 54%), que podem estar relacionadas com o aumento das taxas moderadoras, que desde 2012 abrangem praticamente todos os utentes! Contudo, conforme se pode ver no quadro 1, a mesma descida também se verifica no âmbito da saúde materno-infantil e planeamento familiar, onde há isenção de taxas moderadoras.
.Quadro 1 - Evolução de consultas médicas no centro de saúde de Barrancos (2011 a 2013) 
.
Saliente-se que no centro de saúde de Barrancos, que funciona aos dias úteis das 8h30 às 17h30, presta serviço uma médica e duas enfermeiras. Lamentavelmente a ULSBA, ao contrário do efetuado para o hospital de Beja, não disponibiliza informação sobre as consultas de enfermagem nos centros de saúde locais.
.
Por conhecer o "consumo" de consultas médicas pela população de Barrancos (1864 habitantes em 2011), teríamos de somar aos dados do centro de saúde de Barrancos, as consultas de fim-de-semana do Dr. Francisco Alcayde, que certamente rondarão as 150-180/mês (mais 2  mil/ano), ignorando as emergências de Encinasola.
Quadro 2 - Consultas médicas/atendimentos 2013 
Quadro 3 - Consultas médicas/atendimentos 2012
Quadro 4 - Consultas médicas/atendimentos 2011

6 comentários:

Anónimo disse...

Em Barrancos há sempre médico?!?! Penso que já houve alturas em que não tínhamos lá ninguém. Pode ser também uma das razões para a descida do nº de consultas.

Cump.

Anónimo disse...

Também cada vez somos menos !!! Franklin

Anónimo disse...

O serviço de saúde que temos em Barrancos é do 3º mundo não temos condições nenhumas é uma vergonha estarmos assim em pleno 2014.
Devíamos ter o centro de saúde aberto 24h e com mais condições, e a farmácia que temos raramente tem os medicamentos em stock.

Cumprimentos

Jacinto Saramago disse...

Caro/a anónimo/a das 17h12:

Em relação à 1ª afirmação: se fala assim, é porque não conhece mais nenhum centro de saúde. O CS de Barrancos não será o melhor, mas fique a saber que a esmagadora maioria funcionam mal, muito mal. Experimente marcar uma consulta (ou renovar um medicamento) num CS da zona da grande Lisboa, e vai ter muitas surpresas.
O CS de Barrancos, com uma médica e duas enfermeiras, tem mais produtividade que muitos CS da região. Não tem listas de espera; as renovações são no próprio dia, ou no seguinte; pode marcar consulta por telefone; etc; etc;.
Devíamos ter o CS aberto 24 h/dia!? Claro que sim. Mas como?

Em relação à 2ª afirmação: o problema da falta de medicamentos já aqui tem sido analisado várias vezes, inclusive com uma explicação da própria farmacêutica. É um problema nacional.

Cpts

Anónimo disse...

Felizmente não conheço nem quero conhecer sou Barranquenho e é aqui que quero estar, mas todos nós sabemos que falta muita coisa, Ainda aqui a 9km com um centro de saude bem mais velho e pequeno existem muitas e melhores condições em caso de urgência, como estar 24h aberto? julgo que por este pais fora o que mais existe é enfermeiros desempregados.

Enfim é o pais que temos

Cumprimentos

Jacinto Saramago disse...

Caro/a anónimo: (...)"Falamos um dia destes pessoalmente." Sim, porque há muita razão no que afirma.
Pode utilizar o endereço eletrónico ou então pessoalmente.

Abç.