terça-feira, 1 de abril de 2014

Governo transfere o tribunal de Moura para Barrancos

No âmbito a lei que reorganiza o mapa judiciário, publicada na passada semana, é extinto o tribunal judicial da comarca de Moura, sendo criado o tribunal cível e criminal da Margem Esquerda do Guadiana, com sede em Barrancos.
.
O presidente da Câmara, em nome do Povo, já divulgou um comunicado congratulando-se com "a decisão da senhora Ministra da Justiça, que fez justiça repondo uma injustiça, restaurando um órgão que já existiu em Barrancos - o Juiz de Fora - indevidamente usurpado pelo governo de Mouzinho da Silveira, em meados do Séc, XIX". Confirmando que não foi apanhado de surpresa, o presidente da edilidade acrescentou que "o gabinete técnico das obras já está a finalizar o plano de trabalhos para remodelação e adaptação do cineteatro, local onde será instalado o tribunal". Havia quem preferisse o edifício da Torre do Relógio, que está no centro da vila, muito divulgado no eB, na seção de tempo e temperatura, "mas o cineteatro é novo e já tem as infraestruturas de telecomunicações, bem como ar condicionado", concluiu. As obras começam, segundo disse, "logo após o encerramento da expoBARRANCOS 2014, para não atrapalhar os apresentadores e os cantores da SIC, que este ano estarão na Feira do Presunto".
.
Entretanto, soube o eB, que o presidente do Município de Moura, que ficou a perder nesta contenda, vai apresentar ainda antes do fecho do seu tribunal, uma providência cautelar contra o encerramentoacusando o seu colega barranquenho de ter comprado a decisão ministerial, com três paletas e dois presuntos de Barrancos DOP. "Os presuntos de Barrancos são os melhores do mundo, mas sem água Castello, não se bebe uisque", disse o presidente de Moura, em comunicado de indignação.
.
Em Barrancos a população prepara-se para apresentar o primeiro processo judicial no seu Tribunal, logo no primeiro dia de inauguração. "Temos de ser nós, a apresentar o primeiro processo no nosso tribunal", disse o Tio Zé P, enquanto bebia um copito com tapas de feijoada na sociedade do mariano. Enquanto o tribunal esteve em Moura "não apresentávamos processos, mas agora que o tribunal é nosso, vamos entupir a secretaria", disse, enquanto pedia mais uma tapa, "daquelas que tu sabes fazer", virando-se para o mariano que estava distraído a ver o  "caça e pesca", na televisão do canto.
.
Na outra sociedade, já refeita do resultado da assembleia geral da passada sexta-feira, havia quem reclamasse à Câmara uma espécie de jogos florais, em que o "primeiro, o vencedor, ganhava o direito a apresentar um processo no tribunal de Barrancos", em vez dos 500 euros, "que se gastam num instante"!
.
Por último, que a notícia vai longa, salientar que o quadro de pessoal do Tribunal de Barrancos prevê dois juízes, três procuradores adjuntos da República, um para cada juiz e outro para as férias, faltas e licenças, o mesmo número de escrivãos de justiça, dois administrativos e um zelador. Para a limpeza das instalações, ainda está em análise o seu número, mas o Município local já disse que cedia dois trabalhadores dos POCs, até ao final do ano. A casa dos professores, que esteve para ser vendida, já está a ser preparada para acolher os magistrados judiciais, sendo já conhecida como casa dos juízes.
Maquetas-opções em estudo no serviço de obras
Aditamento: Última hora:
Já estava a notícia no prelo, quando a redação do eB recebeu um comunicado do governo, dizendo, em resumo: ".. a senhora ministra da Justiça e o senhor presidente do Governo, mandam dizer que aceitaram com enorme satisfação o convite da CM para passar o Dia de Flores no Cadaval, em confraternização com a população,... (não façam vacada, que o Sr. Primeiro tem medo!!)"
Na folha do comunicado pode ler-se ainda um pedido escrito à mão por alguém do ministério, que diz o seguinte: "O Sr. Dr. Miguel Relvas, também quer ir, parece que pretende comprar uma paleta, um Presunto vintage, dois quilos de catalão e meia dúzia de queijos de cabra. Podem reservar um lugar para ele também? Ah,,, e já agora, façam-lhes um preço especial, porque é importante, é um ex, e sabe falar barranquenho!!!"

4 comentários:

Anónimo disse...

Há males q vem por bem... Barrancos fica a ganhar ainda bem este povo merece, ficar longe de tudo e de todos ninguem gosta e barrancos sempre esteve isolado.

Anónimo disse...

Mentirosillo ;)
Feliz Dia das Mentiras

MB

Anónimo disse...

Surpresa minha!
E vocês também a vão ter. Não é só o tribunal que vai para Barrancos, mas a sede do Governo. E se isto não vier a acontecer no dia de hoje, é porque Barrancos não tem ruas, nem parques ou praças para arrumar aqueles carrões todos. Bom, também não tem hotéis ou pensões para aqueles carrões todos.
A bem da Não ção

Anónimo disse...

Está bem conseguida a história, mas a realidade não será precisamente o oposto, não ficaremos é sem o concelho!!