segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

CIMBAL - PS assume presidência da mesa da assembleia intermunicipal

O socialista Fernando Romba (da assembleia municipal de Ourique) foi eleito no passado dia 22, presidente da mesa da Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL)
.
Apesar do PS estar em minoria no que a presidências de câmara diz respeito, tem a maioria na Assembleia Intermunicipal (devido a ter mais eleitos nas assembleias municipais dos 13 municípios que compõem a Cimbal), o que permitiu a eleição de Fernando Romba, com 25 votos favoráveis e três nulos. Ao lado de Fernando Romba surgem a também socialista Fátima Paleta (da assembleia municipal de Almodôvar) como vice-presidente e a comunista Susana Correia (assembleia municipal de Beja) como secretária.
.
Durante a sessão foi eleito e empossado o secretariado-executivo da comunidade intermunicipal, do qual só um será remunerado, composto pelos seguintes elementos:
Primeiro-Secretário: Orlando Manuel Fonseca Pereira (CDU)
Secretários Intermunicipal: Miguel Machado Quaresma (CDU)e Luis Alberto da Silva Miranda (PS)
.
Refira-se que apenas o cargo de primeiro secretário é desempenhado a tempo inteiro e remunerado.
A CIMBAL é composta pelos municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira.
.
Da assembleia municipal de Barrancos fazer parte o seu presidente (Emílio Carvalho Domingues) e o líder do grupo do PS (Nelson José Costa Berjano).
Fonte: CA
Pagina principal

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia

Uma pergunta, para que serve a Cimbal? É para fazer alguma coisa pelos municipios ou é mais um "tacho" para alguns?

Jony

Jacinto Saramago disse...

Caro Jony

O associativismo municipal existe desde 1981/82, salvo erro. A associação de municípios do distrito de Beja foi, salvo erro, a primeira associação deste genero.

Entretanto, o governo "intrometeu-se" e o que era associativismo voluntário, passou a ser imperativo e com nome pomposo "Comunidade intermunicipal", regulada pela Lei nº 75/2013, de 12/9.