terça-feira, 31 de dezembro de 2013

O que acontece quando só há um(a) médico(a) num centro de Saúde (no caso Barrancos)?

O centro de Saúde de Barrancos tem estado sem assistência médica desde o passado dia 20, correspondentes ao período de férias da médica residente (drª Patrícia Vilella).
.
Nestes 11 dias, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), gestora dos centros de saúde, conseguiu deslocar de Moura um clínico geral que esteve em Barrancos na passada quinta-feira, para "atendimentos de emergência". 
.
Na falta de resposta do serviço de saúde local e da ULSBA, os barranquenhos que têm adoecido nos dias úteis têm recorrido aos médicos do centro de salud de Encinasola, evitando desta forma ter de "passar o dia" nas urgências do centro de saúde de Moura ou do hospital de Beja. Aos fins-de-semana, o Dr. Francisco Alcayde tem conseguido atender todas as solicitações, tendo observado mais de 30 doentes no passado sábado/domingo (dias 28-29).
.
Entretanto, a situação do atendimento médico em Barrancos fica normalizada hoje a partir 8h30, em vésperas de fim-de-ano e com tolerância de ponto dos serviços do Estado, a partir da 13 horas.
.
Sala de espera do CS de Barrancos. Foto: daqui

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O açude da Pipa (no final de 2013)

Açude da Pipa, ribeira do Múrtega, Barrancos. Foto: eB, 28-12-2013

Parque Empresarial de Barrancos - evolução das obras da panificadora (III)

Evolução das obras da panificadora que está a ser construída no Parque Empresarial de Barrancos, desde outubro passado, conforme aqui noticiado.
Obras de construção da panificadora - Parque Empresarial de Barrancos. Foto: eB, 17-12-2013
Obras de construção da panificadora - Parque Empresarial de Barrancos. Foto: eB, 28-12-2013

Tempo e temperatura em Barrancos

Céu praticamente limpo e 2ºC às 7 horas, podendo subir o termómetro até aos 13ºC, ao longo do dia.
Torre do Relógio, Barrancos. Foto: eB, 30-12-2013

domingo, 29 de dezembro de 2013

A história do lince que tomou o pequeno almoço em Barrancos

Consta que em 2010, Hongo, um lince espanhol, farto de Doña Ana, onde "residia" foi fazer turismo pela Ibéria. Partiu de noite, tomou o pequeno almoço pelo Parque Natureza de Noudar, donde consta pode ter familiares, e seguiu para Vila Nova de Mil Fontes, onde almoçou e ficou.
Foto e inspiração: Público, 27-12-2013

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Depois do lume de Natal...

... e da limpeza das cinzas,... esperamos 2014.
Praça central de Barrancos já sem cinzas do lume de Natal
Foto: Cortesia DS, 26-12-2013

As receitas médicas da saudade

Quando se fala em receituário médico eletrónico, que estamos a usar desde há dois a três anos, ficamos logo com saudades das receitas antigas, com as da foto, ainda passada pelo Dr. Luís Prista, em 4 de dezembro de 2001, com letra "de médico" -  ilegível!
.
Entretanto, já que falamos de saúde, aproveita-se para dar conta que, a curto prazo, o SNS (Serviço Nacional de Saúde) vai começar a utilizar a receita médica eletrónica virtual, que vai direitinha do médico(a) para a farmácia, sem passar pelo doente!
Receita médica: Cortesia duma leitora

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

O lume do Natal barranquenho

Ainda era dia. Quase cinco e meia da tarde quando começaram a acender o lume. Este ano com muito vento e alguma chuva, que começou a cair com mais intensidade por volta das 16h30.
Aguardemos as zambombas.
O início do lume da praça de Barrancos.
Foto: com agradecimento especial a Barrancos - A minha Terra (de Paulo Nazaré)
Foto: AAC
Para ver mais imagens, clicar aqui

Para todos os leitores e visitantes....

"Cartaz" à entrada da Vila de Barrancos. Foto: eB, 17-12-2013

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

A lenha para o lume da praça desde o dia 8

Conforme prometido, aqui ficam as imagens da evolução do montão da lenha na praça para o lume que vai aquecer o menino Jesus na noite de Natal.
Praça grande de Barrancos. Foto: DS 23-12-2013
Para ver mais imagens clicar aqui

Concerto de Natal na Igreja de Barrancos

A Banda Filarmónica Fim-de-Século de Barrancos apresenta-se esta noite na Igreja Paroquial de Barrancos, para o tradicional Concerto de Natal, com início às 21h30.
Para ter lugar, deve comparecer meia hora antes!
Atuação da Banda Filarmónica Barranquense no auditório do Cineteatro de Barrancos
Foto: Arquivo eB, 02-05-10

Programa Nacional de Microcrédito - pequenos projetos, grandes ideias

O SOU MAIS é o Programa Nacional de Microcrédito que facilita o acesso ao crédito através de um financiamento de pequeno montante, destinado a apoiar a concretização de projetos cujo limite máximo de investimento e de financiamento é de 20.000 €.
.
O empreendedor deve ter, pelo menos, 18 anos à data do pedido de financiamento, e não ter registo de incidentes não justificados no sistema bancário.
.
O Programa Nacional de Microcrédito tem como destinatários:
- Todos aqueles que tenham especiais dificuldades de acesso ao mercado de trabalho e estejam em risco de exclusão social, possuam uma ideia de negócio viável, perfil de empreendedores e formulem e apresentem projetos viáveis para criar postos de trabalho.
- Microentidades e as cooperativas até 10 trabalhadores, incluindo neste número os cooperadores trabalhadores, que apresentem projetos viáveis com criação líquida de postos de trabalho, em especial no domínio da atividade na área da economia social.
.
Para mais informação consulte o CASES, o Regulamento de Procedimentos do Sou Mais ou o GIP de Barrancos.

Árvores de Natal e Presépios de Barrancos

Jardim-de-infância de Barrancos. Foto: eB, 18-12-2013
Para ver mais clicar aqui

domingo, 22 de dezembro de 2013

Correio de Natal dos BVB para todos os barranquenhos e amigos de Barrancos


Lar de Barrancos promoveu ontem a festa de Natal

Decorreu ontem à tarde a festa de Natal do Lar Residencial de Barrancos, instituição pertencente à Associação Lar Senhora da Conceição de Barrancos (LNSCB), destinada aos seus beneficiários/utentes das valências de lar, centro de dia e serviço de apoio domiciliário.
A Creche de Barrancos, estabelecimento gerido pelo LNSCB, com direção técnica autónoma, promove também a festa de Natal para os "seus" bebés e crianças (0-3 anos), com a participação da educadora, auxiliares e estagiárias, bem como dos pais e encarregados de educação.
A chegada do Pai Natal na Festa de Natal do LNSCB de 2011. Foto: Daqui

Lanche de Natal da Sociedade dos Rapazes - hoje à tarde

O lanche-convívio de Natal, para os sócios da Sociedade dos Rapazes (SRAB) decorre hoje, pelas 17 horas.

Decisões da Assembleia Municipal de Barrancos - sessão de 20 de dezembro

A assembleia municipal de Barrancos reuniu na passada sexta-feira, dia 20, última sessão ordinária deste ano e 2ª do mandato 2013/2017, com um extenso cardápio de assuntos na sua ordem de trabalhos aqui divulgada, tendo como ponto de principal a "apreciação e aprovação dos documentos previsionais para 2014".
.
A reunião, que teve início às 19 horas, começou com um incidente regimental relacionado com o pedido apresentado pelo membro José Carlos Barrocal (PS) que, não podendo comparecer, comunicava que seria substituído pelo último elemento da sua lista, Francisco Marcelo Bergano. Como era a primeira vez que esta situação se verificava, terão surgido dúvidas sobre a regularidade da substituição que acabou por verificar-se, indo ao encontro do previsto no artigo 53º do Regimento da AMB, mandato 2009/2013, ainda em vigor.
.
Sanado este incidente, surgiu logo um outro relacionado com a listagem de assuntos constantes da Ordem de Trabalho, os quais, de acordo com o Grupo do PS (oposição), não apresentava todas as propostas que alegadamente estariam misturadas para "apreciação e aprovação" no ponto 2 do período da ordem do dia, onde se previa a discussão dos documentos previsionais para 2014. (cfr. Editar nº 59/AMB/2013). Este incidente, suscitado pelo PS, levou à interrupção dos trabalhos e a uma reunião de emergência do seu grupo político, tendo sido ultrapassado depois da mesa propor a alteração da ordem de trabalhos, mediante o desdobramento do ponto controverso. Desta forma, passaram a estar identificados e foram depois votados separadamente, assuntos tais como o "não lançamento de derrama municipal", a "participação municipal no IRS (manutenção dos 5%)", bem como as propostas de moção de "oposição do Município ao novo conceito 'Espaços do Cidadão'", que o eBaqui tinha noticiado e, por último, a "tomada de posição da assembleia contra o Orçamento de Estado 2014", estas duas últimas indo ao encontro da decisão já tomada pela CIMBAL.
.
Confirmada a (nova) ordem de trabalhos, a assembleia prosseguiu com a discussão, por vezes intensa e apaixonada dos assuntos que, no final, cerca de duas horas e meia depois seriam todos aprovados, uns por maioria e outros por unanimidade, conforme resumidamente se indica:
1 - Aprovar a ata da primeira reunião de funcionamento da AMB de 13/10/2013
2 - Tomar conhecimento do expediente diverso e prestação de informação e esclarecimentos
3 - Tomar conhecimento da Informação nº 38/2013/DAF/SGF, de 10/12 identificando a relação de compromissos plurianuais
4 - Tomar conhecimento da informação escrita do presidente da CMB e a análise da situação financeira do Município
5 - Aprovar o Mapa de Pessoal para 2014
6 - Aprovar as Grandes Opções do Plano (2014/17) e o Orçamento Municipal de 2014, incluindo a autorização para contratação de empréstimos de curto prazo e o parecer prévio no âmbito da Lei de Compromissos e Pagamentos em Atraso (LCPA)
7 - Aprovar a proposta de não lançamento de derrama municipal em 2014
8 - Fixar em 5% a participação municipal do IRS 2014
9 - Aprovar uma moção de protesto sobre o novo conceito "Espaços Cidadão", que o governo pretende implementar, em substituição do atendimento presencial de vários serviços públicos que pretende extinguir
10 - Aprovar uma moção de protesto acerca do Orçamento de Estado 2014, já aprovado pelo Parlamento a aguarda promulgação do Presidente da República
11 - Autorizar a abertura de procedimentos concursais para cargos de direção intermédia de 3º grau das Unidades Administrativa e Financeira, de Ação Sociocultural e de Obras e Seviços Urbanos
12 - Aprovar a terceira alteração ao Regulamento de Organização dos Serviços do Município de Barrancos
13 - Aprovar a proposta de alteração do Regulamento do Conselho Municipal de Segurança de Barrancos
14 - Eleição, em lista única, de membros da AMB para integrar a Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL): Efetivos: Emílio Carvalho Domingues (CDU) e Nelson José Costa Berjano (PS); Suplentes: Francisco António Côco Oliveira (CDU) e António Carlos Oliveira Torrado Marcelo (PS)
15 - Designação de Hugo Miguel Rodrigues Costa (CDU), Vera do Carmo Ruiz Guerreiro (CDU), Maria Modesta Sena Infante Ramos (PS) e de Carla Elisa Bergano Gomes Pica (PS, mas não membro da AM), como seus representantes na Comissão Alargada da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Barrancos (CPCJ)
16 - Aprovar o Regimento da Assembleia Municipal de Barrancos (mandato 2013/2017
.
Como vem sendo habitual, pouco público presente, mas desta vez ativo com a intervenção de Antonio Eloy, antigo deputado municipal (2002/2005), que fez algumas considerações de ordem pessoal sobre "as péssimas estradas que servem Barrancos", as "ruas da Vila e a confusão de sinalética rodoviária vertical", bem como a importância do "debate em torno do barranquenho e da eventualidade de criação da sua convenção ortográfica", que tinha decorrido recentemente na Universidade de Évora, que o eB já aqui tinha tido oportunidade destacar. 
Paços do Município de Barrancos. Foto: eB, 11-12-2013

sábado, 21 de dezembro de 2013

As árvores de Natal de Barrancos (V)

Árvore de Natal e Presépio - Lar Residencial de Barrancos. Foto: Cortesia SDB, 18-12-2013

Para que saiba, o inverno começa hoje!

O inverno começa hoje às 17h11 (solstício de inverno)!
Este nosso calendário é pouco fiável. Está "avariado". Quem o adoptou, estava iluminado pelo santo, mas à sombra... do sol. Senão vejamos:
-manda iniciar o inverno quando levamos mais de mês e meio de frio e, este ano, pouca, muito pouca chuva!
- quando terminar o inverno, a 21 de março, já os campos estão floridos desde meados de fevereiro, o que quer dizer que já "estão na primavera"!
- no verão, passa-se o mesmo, começa em junho, tem o seu pico em julho, e a partir de meados de agosto, parece outono. Em Barrancos, no dia 1 de setembro, depois da fêra,... começa o inverno!
.
Para ser mais preciso, talvez devêssemos seguir o calendário celta (correspondente aos ciclos solar e lunar) e, nesta data, hoje, estaríamos precisamente a meio da estação do inverno, que começou a 1 de novembro!
Pelo calendário celta, as estações do ano são as mesmas, mas com datas diferentes:
Inverno: 1 de novembro a 31 de janeiro
Primavera: 1 de fevereiro a 30 de abril
Verão: 1 de maio a 31 de julho
Outono: 1 de agosto a 31 de outubro
.
Não havendo calendários perfeitos, celebremos o início do inverno. Hoje será a noite mais longa. Amanhã os dias começam a crescer, ... roubando minutos às noites, que serão mais curtas. Assim será até 21 de junho.
Nascer  do sol sobre a ponte do Guadiana (Alqueva), sentido Évora/Barrancos. Foto: eB, 01/02/2011

Reformados de Barrancos têm amanhã lanche de Natal

O tradicional lanche-convívio de Natal da Associação de Reformados de Barrancos, decorre na sede da associação, amanhã a partir das 16 horas.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O Natal nas portas e janelas de Barrancos

A simbologia do Natal nalgumas casas de Barrancos em 2013, mas também em 2012, em 2011, em 2010 e 2009...
Rua da Igreja. Foto: eB, 11-12-2013
Rua da Boavista. Foto: eB, 09-12-2013
Para ver mais imagens das janelas de Barrancos, clicar AQUI

Assembleia Municipal de Barrancos reúne esta tarde/noite...

... conforme aqui noticiado, com início às 19 horas.

Conceito "Espaços do Cidadão" - com oposição da CIMBAL

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), que integra o Município de Barrancos, resolveu repudiar o novo modelo/conceito de atendimento de serviços públicos integrados "Espaços de Cidadão", apresentado pelo governo. Esta nova invenção, "Espaços de Cidadão", do qual o governo pretende criar 1500 postos até 2015, não é mais que uma plataforma digital através da qual se pretende que as populações possam realizar uma série de funcionalidades atualmente asseguradas presencialmente pelos serviços de finanças, conservatórias, registos civil, predial, segurança social, saúde, entre outros.
.
Recorda-se que, para Barrancos, está previsto desde 2007 a integração em rede de vários serviços públicos, sob o conceito das chamadas Loja do Cidadão, conforme aqui noticiado, que é diferente deste projeto ora apresenado à CIMBAL.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Faz-te estrangeiro/Hazte extranjero...

... dedicado aqueles que já pensaram em "fazer-se estrangeiro", mas...
Clica aqui para ver o vídeo


Teatro (Baal 17) em Barrancos a 17 de janeiro

Fonte: BAAL 17

O montado de azinho de Barrancos está doente

A destruição do montado de azinho, já aqui referida, é algo preocupante e que se agrava com o decorrer dos anos. Quem anda pelos campos de Barrancos, circula nas estradas ou caminhos rurais, provavelmente deve ter reparado no elevado número de azinheiras com ramos castanhos, outras secas e muitas com o tronco marcado, para abate.
.
As causas da degradação do montado de azinho poderão ser muitas e variadas, mas duma coisa não se pode esquecer o barranquenho: o desaparecimento do montado (e do seu ecossistema) terá, entre outras, implicações ambientais, sociais e económicas gravíssimas, em especial para a produção do presunto de Barrancos DOP,  cuja marca Barrancos Capital do Presunto se está a  reforçar e valorizar no mercado nacional e internacional.
Montado de azinho doente, algures nos campos de Barrancos. Foto: eB, 04-12-2013

Tempo e temperatura em Barrancos

Noite e madrugada ventosa, mas só deixou um chuvisco que nem a calçada molhou. Amanheceu cinzento,  com escureceu ontem, sem chuva e 11ºC às 7h00.
Torre do Relógio, vigilante, a guardar a lenha da praça. Foto: eB, 19-12-2013
Adenda:
Quando o post foi publicado o dia estava como a foto documenta, sem chuva. Cerca de meia hora depois, às 8h20, começou a chover. Esperamos que seja abundante...

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Assembleia Municipal de Barrancos - ordem de trabalhos para 20 de dezembro de 2013

A assembleia municipal de Barrancos reúne em sessão ordinária no Salão Nobre dos Paços do Município, no próximo dia 20, sexta-feira, com início às 19 horas, com a seguinte
1 - Apreciação e aprovação da ata da primeira reunião de funcionamento da AMB de 13/10/2013
2 - Apreciação de expediente diverso e prestação de informação e esclarecimentos
3 - Apresentação da Informação nº 38/2013/DAF/SGF, de 10/12 "relação de compromissos plurianuais"
4 - Apreciação da informação escrita do presidente da CMB e análise de situação financeira do Município
5 - Apreciação e aprovação do Mapa de Pessoal do Município de Barrancos para 2014
6 - Apreciação e aprovação dos documentos previsionais do Município (GOP e Orçamento) de 2014, incluindo a autorização para contratação de empréstimos de curto prazo e o parecer prévio no âmbito da Lei de Compromissos e Pagamentos em Atraso (LCPA)
7 - Apreciação e decisão sobre a autorização de abertura de procedimentos concursais para cargos de direção intermédia de 3º grau
8 - Apeciação e aprovação da terceira alteração ao Regulamento de Organização dos Serviços do Município de Barrancos
9 - Apreciação e aprovação da proposta de alteração do Regulamento do Conselho Municipal de Segurança de Barrancos
10 - Eleição de membros da AMB para integrar os órgãos sociais da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL)
11 - Designação dos representantes da AMB na Comissão Alargada da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Barrancos (CPCJ)
12 - Apreciação e aprovação do Regimento da Assembleia Municipal de Barrancos (mandato 2013/2017)

Concerto de Natal na Igreja de Barrancos


Lanche de Natal na Sociedade dos Rapazes

A Sociedade Recreativa Artística Barranquense (SARB), promove o tradicional Lanche de Natal para os seus associados, no próximo dia 22, domingo, pelas 17 horas. 
 Se és sócio e estás em Barrancos, comparece.

Ir à farmácia aviar a receita e não ter o medicamento

Provavelmente já passou por esta situação em Barrancos. Uma ou várias vezes. Ou então, para não interromper o tratamento, na falta do medicamento mais barato teve de levar o medicamento mais caro. Mas não pense que é um exclusivo da farmácia local. Nem sequer da sua responsabilidade. 
.
No caso de Barrancos, que também regista dificuldades no abastecimento, o problema da falta de medicamentos vai sendo atenuado com os pedidos a mais que um fornecedor/laboratório, que permite duas entregas diárias: manhãs e tardes.
.
De acordo com a diretora técnica (DT) da farmácia Barranquense, Célia Sofia Boavida, ouvida pelo eB, fazemos todas as diligências para ultrapassar as dificuldades que diariamente se colocam para que não tenham impacto negativo na saúde dos doentes.” Para a DT da farmácia local, a “preocupação principal da farmácia de Barrancos é a melhoria da saúde dos seus doentes/utentes, para isso estamos sempre disponíveis com a porta aberta, com um sorriso e com uma palavra atenciosa, mesmo quando as dificuldades nos empurrariam para o esmorecimento”. As farmácias não podem ter stock em grandes quantidades. Os preços variam cada três meses e em cada alteração os produtos têm que ser escoados num curto prazo, com prejuízo insustentável para a as farmácias.
.
No entender da Drª Célia, que desde maio último é vogal do Conselho Fiscal da ANF, “estes cortes cegos na área da saúde afectam sobretudo o ambulatório", sendo 'paliativos' para compensar o descontrolo orçamental da área hospitalar. Ou seja, sacrifica-se uma área económica, a farmácia comunitária/privada, para 'tapar' o buraco das contas hospitalares/públicas".
.
Esta questão é complexa e de difícil explicação aos doentes ou utentes das farmácias. Culpa da “austeridade”, imposição da troika (?!), mas diretamente relacionada com outros fatores: a política de fixação de preço do medicamento (que não estabiliza); a guerra de preços entre laboratórios; a exportação de medicamentos, por vezes em situação que roça a ilegalidade; a resistência/combate aos genéricos por parte das grandes farmacêuticas,   etc; etc... 
.
Enfim, um problema para durar (e acompanhar).
Fotomontagem, notícia do jornal Expresso, 14-12-2013

terça-feira, 17 de dezembro de 2013