sexta-feira, 31 de maio de 2013

Pesca Desportiva - 2.ª Prova do XXVI Campeonato 2013 na albufeira de Russianas

Fonte: CAPDB

Dia Europeu dos Vizinhos

... celebrou-se dia 27, terça-feira, mas é sempre bom recordar...
O Dia Europeu dos Vizinhos nasceu em Paris, em 1990, fruto da iniciativa de Atanase Périfan e de um grupo de amigos, que criaram a associação “Amigos de Paris” (Paris d’amis). Com o intuito de aproximar as pessoas, a primeira festa surgiu em 1999 e contou com 800 vizinhos. O fenómeno e a popularidade da ideia foi crescendo e chegou a vários países, tendo recebido a denominação de Dia Europeu dos Vizinhos em 2003.

Pequenos agricultores e o IVA - prazo para registo nas finanças alargado até 31 de outubro

Sobre este assunto ver aqui a última noticia do eB.

Roteiro dos painéis de azulejos nas fachadas (VI)

"O pastor" - Rua de Amareleja. Foto: eB, 11-04-2013

Re-Planta. Começa já a tua Horta...


... tem reunião marcada para esta tarde, na Casa das Associações de Barrancos, às 18 horas. 

Comparece.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Piscinas de Barrancos abrem dia 1 de junho (sábado)

A época estival no Complexo Municipal de Piscinas de Barrancos, começa dia 1 de junho e prolonga-se até vésperas da Festa de Agosto.
Horário de Funcionamento ao Público
De terça a domingo - das 10 às 20 horas*
(Encerramento semanal à segunda-feira)
* a partir de 16 de agosto encerra às 19h30
Os interessados poderá consultar o preçário de entradas aqui ou aqui.
Tanque Desportivo. Foto: eB, 27-05-2013
No dia 1 de junho a entrada é livre.

Celebração do aniversário do Núcleo dos Amigos do Concelho de Barrancos

A festa-convívio de celebração do 28º aniversário do Núcleo dos Amigos de Barrancos (NACB), decorre este sábado, a partir das 11 horas, no Centro de Convívio e Desporto de Vale de Milhaços, Corroios, conforme programa aqui divulgado.
O Núcleo de Amigos do Concelho de Barrancos é “uma associação regionalista, sem fins lucrativos, fundada em 30 de Maio de 1985, por conterrâneos, na sua maioria residente fora do município de Barrancos. O NACB, com sede provisória na Casa do Alentejo, em Lisboa, tem como objecto principal o incremento do intercâmbio humano entre barranquenhos residentes e ausentes bem como o desenvolvimento sócio-cultural em geral e da comunidade barranquenha em particular.”(in estatutos)
O NACB foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal concedida pelo Município de Barrancos, por ocasião do seu 20º aniversário, tendo sido entregue em sessão solene da CMB, realizada em Agosto de 2005.

Pequenos agricultores e o IVA - prazo para registo nas finanças termina a 31 de maio

O prazo para entrega da declaração prevista nos artigos 31º e 32º do Código do IVA, a apresentar pelos agricultores, na sequência da abolição do regime de isenção de IVA pelo Orçamento de Estado de 2013, inicialmente prevista para 30 de abril, termina amanhã, dia 31 de maio. (Cfr., despacho nº 137/2013-IX/SEAF, de 1/4)
Em relação a este novo enquadramento fiscal vários leitores questionavam o eB, mostrando-se apreensivos e cépticos, querendo saber se uma pessoa (sujeito) que trabalha por conta doutrém e receba um pequeno subsídio do IFAP por "meia dúzia de oliveiras; ou três ou quatro ovelhas; ou ainda pelas azeitonas da cooperativa" deve ser considerada agricultor ou pequeno agricultor para este efeito!?
Julgo que sim, tendo em conta do nº 2 do oficio-circulado nº 30143/2013, de 13/3 da AT, na parte onde esclarece a "obrigatoriedade de apresentação da declaração pelos sujeitos passivos de reduzida dimensão económica, cuja atividade não se encontrava declarada para efeitos de IVA". 
O fim deste regime de isenção de IVA coloca inúmeras dificuldades e entraves à atividade dos pequenos agricultores. Os agricultores com rendimento bruto anual abaixo dos 10 mil euros, mesmo que tenham apenas valores residuais, são obrigados a registarem-se nas Finanças e a pagar IVA sobre algumas transações e serviços anteriormente isentos. Os agricultores ficam ainda sujeitos a uma contribuição para a Segurança Social em caso de concurso às pequenas ajudas da Política Agrícola Comum, que são em muitos casos inferiores à referida contribuição.
De acordo com a Confederação Nacional de Agricultura (CNA), a obrigatoriedade de «todos os pequenos agricultores terem de ir coletar-se às Finanças (até 31 de maio) e o receio do agravamento de tributação fiscal ou de pagamentos acrescidos para a Segurança Social, estão a fazer com que nem sequer se candidatem às (pequenas) ajudas da PAC a que têm direito».


Em síntese, não se esqueça que o dia 31 de maio é já amanhã, sexta-feira, não sendo expectável que o governo, ou melhor o ministro das finanças, proceda a novo alargamento do prazo.

Tempo e temperatura em Barrancos

Amanheceu com nuvens baixas e 9ºC às 7 horas. Continuamos com temperaturas, mínimas e máximas, abaixo da média para a época! Ontem de manhã fazia frio, 10-12ºC, com vento e a temperatura máxima não superou os 22ºC, às 16 horas.
Torre do Relógio, Barrancos, com a cegonha a estranhar o frio de finais de maio. Foto: eB, 30-05-2013
Adenda, às 21h00:
Hoje verificou-se uma "brusca" subida da temperatura. Dos 9ºC às 7h00 passou para os 27ºC, às 17h00!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Maio, mês do barranquenho na Biblioteca de Barrancos - baile de encerramento

(cancelado)

Regulamento de Ocupação do Espaço Público e Publicidade de Barrancos - apreciação pública

As sugestões, propostas, pareceres e/ou reclamações, a apresentar obrigatoriamente por escrito, no prazo de 30 dias seguidos a contar de 27 de maio de 2013, serão dirigidas ao presidente da Câmara Municipal de Barrancos, por via postal para Praça da Liberdade, nº 2, 7230-030 Barrancos, por fax – 285950638 ou e-mail cmb.dosu@cm-barrancos.pt ou geral@cm-barrancos.pt.

Dia Mundial da Criança 2013 em Barrancos


DECO pede investigação aos preços do gás de botija

E que dizer da diferença de preço da mesma garrafa de gás, já aqui denunciada, comprada em Barrancos (€ 26,00) e em Encinasola, Espanha (€ 17,00)!!!
Garrafas de gás

terça-feira, 28 de maio de 2013

O ministro Álvaro, o da economia, "quer" que o BEI ajude no combate ao desemprego jovem

Quem não quer? Quem não pede? A diferença é que este pedinte, na foto, é ministro de Portugal e deveria apresentar medidas concretas de combate ao desemprego em geral, incluindo o jovem, e não andar de joelhos a pedinchar apoios, que sabe não vai ter.

Formação Pedagógica de Formadores - inscrições para interessados(as)


Atividades de Tempos Livres ou ATL 2013 - começam hoje as inscrições

Começam hoje as inscrições para o ATL 2013 e terminam a 6 de junho!

Para ampliar faz duplo clic na imagem

O desemprego em Barrancos (e no distrito de Beja) em abril de 2013

De acordo com o IEFP, em abril de 2013 o distrito de Beja registava 10098 desempregados, menos 475 que no mês anterior. Beja (com 2358), Odemira (1552), Moura (1563) e Serpa (1257) "lideram" a lista com maior número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego. 
Do outro lado da tabela ficam os municípios "pequenos": Alvito com 117 (+ 4 que em março), Barrancos, com 186 (+ 1) e Cuba com 261 (- 10).
Relativamente ao caso de Barrancos, dos 186 inscritos no IEFP em finais de abril, 103 são mulheres (eram 96 em março). Por grupo etário, a faixa dos 35-54 anos continua a ser a mais numerosa, com 93 inscritos (o mesmo número que no mês anterior), seguido dos menores de 25 anos (40 inscritos). Por níveis de escolaridade, são os que possuem o ensino secundário que apresentam o maior número (64 desempregados, menos 4 que no mês anterior), havendo nove com habilitações de nível superior (eram oito em março).
Ainda, de acordo com as "estatísticas mensais de abril do IEFP", a região Alentejo tem 33760 desempregados.
A taxa de desemprego a nível nacional é de 17,7% em finais de abril de 2013 (INE) 
Quadros I, II e III - estatísticas mensais de desemprego IEFP, abril 2013
Quadros IV e V - estatísticas mensais de desemprego IEFP, abril 2013

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Apreciação pública do Regulamento dos Horários de Funcionamento dos Estabelecimentos de Venda ao Público e de Prestação de Serviço do Município de Barrancos

As sugestões, propostas, pareceres e/ou reclamações, a apresentar obrigatoriamente por escrito, no prazo de 30 dias seguidos a contar de 27 de maio de 2013, serão dirigidas ao presidente da Câmara Municipal de Barrancos, por via postal para Praça da Liberdade, nº 2, 7230-030 Barrancos, por fax – 285950638 ou e-mail cmb.dosu@cm-barrancos.pt ou geral@cm-barrancos.pt.

VII Congresso Mundial do Presunto

Conforme já foi aqui noticiado, o VII Congresso Mundial do Presunto, começa amanhã em Ourique... prolongando-e até 31 de maio.

Município de Barrancos com "compromissos regularizados"

De acordo com a listagem publicada no site da Direção-Geral do Orçamento (DGO), - reporte de abril de 2013 - o Município de Barrancos se encontra entre os municípios com a situação regularizada, para os efeitos previstos no Decreto-Lei nº 127/2012, de 21/7, que regulamenta a lei dos Compromissos e dos Pagamentos em Atraso.
Os gestores das entidades da administração central e os autarcas dos municípios que se encontram na situação de incumprimento desta lei,  incorrem numa situação de responsabilidade civil, criminal, disciplinar e financeira, sancionatória e reintegratória.
Imagem daqui

Tempo e temperatura em Barrancos

Céu muito cinzento e 9ºC às 7 horas. Manhã fria, tendo sido necessário tirar novamente o casaco! Segundo as previsões meteorológicas, o sol poderá aparecer, mas a temperatura só irá subir lá para a quinta-feira... até lá dias frescos e frios de madrugada e manhã.
Adenda (19h00)
O sol apareceu, mas a temperatura máxima não passou dos 20ºC.
Torre do Relógio, Barrancos. Foto: eB, 27-05-2013

sábado, 25 de maio de 2013

A taxa camarae

Taxa camarae... das indulgências. Desde 1517! Não... não sejam curiosos.

Rota Dark Sky - a Rota das Estrelas promove ação de formação/informação


Tendo em conta os requisitos de integração na Rota Dark Sky, na qual está integrado Barrancos, a Turismo Terras do Grande Lago Alqueva vai promover uma ação de formação, nos próximos dias 27 e 28 de Maio, de acordo com o seguinte plano:
Dia 27 de Maio - 15H30 às 18H30
Localização: Sede da Turismo Terras do Grande Lago Alqueva
Tema 1 - Como conhecer o céu: o céu das estações do ano.
               Intervalo e perguntas
Tema 2 - Poluição luminosa
                Intervalo e perguntas
Tema 3 - Turismo e observações astronómicas
                Intervalo e perguntas
Dia 27 de Maio – a partir das 21H00
Localização: Casa Saramago
Visita guiada ao céu: como identificar estrelas e constelações.
Observações com telescópios
Dia 28 de Maio – 10H30 às 13H00
Localização: Sede da Turismo Terras do Grande Lago Alqueva
Referência aos objetos do céu profundo.
Binóculos e telescópios em Astronomia
Manuseamento de telescópios
Local de realização:
Turismo Terras do Grande Lago Alqueva - Alentejo
Praceta Dr. Francisco Sá Carneiro, 4
7200-365 Reguengos de Monsaraz
Foto daqui

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Flora de Barrancos - Tápsia-peluda

Tápsia-peluda. Serra Colorada, Barrancos. (Qual será o nome português ou barranquenho?). Foto: eB, 07-05-2013

Reportagem da homenagem a Francisco Farinha

Conforme aqui foi noticiado, a Tertúlia Tauromáquica "A Mexicana" prestou homenagem ao nosso amigo e conterrâneo de alma e coração, Francisco Farinha, no passado dia 20, segunda-feira. A reportagem fotográfica da homenagem pode ser vista aqui e aqui.
Joaquim Tapada, presidente da Tertúlia e Francisco Farinha. Foto: Fernando Clemente
Amigos e aficionados. Foto: Emílio de Jesus

Tempo e temperatura em Barrancos

Céu azul e 13ºC pelas 7 horas, sendo previsível que a temperatura máxima possa subir até aos 29ºC, tal como ontem.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Os galinácios cócós

O galo e a galinha, cuxi-xi ou cócó do E.. Foto: eB. 07-05-2013

Pagamento de quotas do Barrancos Futebol Clube

De acordo com a informação disponibilizada aos sócios, nos locais do costume, o Barrancos Futebol Clube  informa que "se tiver quotas em atraso, pode proceder ao seu pagamento, diariamente na sede do clube, das 9 às 16 horas".

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Roteiro dos painéis de azulejos nas fachadas (V)

Painel Institucional - Sede da Freguesia de Barrancos - Rua da Igreja. Foto: eB, 11-04-2013

A limpeza urbana de Barrancos

A limpeza urbana, sob a responsabilidade da Freguesia de Barrancos, depende de todos....
Carro da limpeza. Fotos: eB, 11-04 e 09-05-2013
Contentores de RSU existentes na Vila. Foto: eB, 09-05-2013
Outro modelo de contentores de RSU que podemos encontrar pela Vila. Foto: eB, 23-03-2013

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Flora de Barrancos - flor de pereira

Flor de Pereira. Foto: eB, 16-04-2013

A pastorícia... para ocupação do tempo livre...

... mas também como forma de equilibrar o orçamento.
Este ano, de muita chuva, há que levar o gado, no caso as ovelhas, a aproveitar bem as abundantes pastagens.
Pastorícia, algures na estrada da Pipa. Foto: eB, 02-04-2013