terça-feira, 12 de novembro de 2013

Governo autoriza o povo a matar galinhas, patos, coelhos, ovelhas, cabras e vacas

O governo criou um regime que autoriza a matança para autoconsumo de bovinos, ovinos e caprinos com idade inferior a 12 meses, de suínos, aves de capoeira e coelhos domésticos, desde que as carnes obtidas se destinem exclusivamente ao consumo doméstico do respetivo produtor, bem como do seu agregado familiar.
.
Mas, para que não haja exageros e enfartamentos nas famílias, o governo não esquece de impôr limites à quantidade máxima de animais a abater por ano:

a) dois bovinos, com idade inferior a 12 meses;
b) oito cabras;
c) seis ovelhas; (não se percebe a discriminação entre ovelhas e cabras!)
d) três porcos.
.
A autorização citada não estabelece um limite para as galinhas, os patos e os perus, deixando estes ao critério das famílias, ou melhor da "dimensão do agregado familiar". Por isso, pode começar a fazer contas: se tiver uma família de três pessoas, é aceitável que comam até três galinhas por mês (40 galinhas/ano). O mesmo será para os patos. Já os perus, que são mais entroncados, sugiro que não comam mais de um por mês, ou 12/ano.! E já agora, porque raio se deixaram de fora os pombos domésticos? Que irá fazer o meu vizinho aos pombos que tem em casa?
.
Ah, muito importante, "os animais utilizados não podem ter sofrido um acidente e não sofram (sic) de perturbações comportamentais, fisiológicas ou funcionais". Este alerta é importante. Não vale a pena "aproveitar" o animal que, por exemplo,  tiver tido algumas sessões de psicoterapia. O mesmo sucede com aquela ovelha coxa que tem no curral. Esta, por defeito funcional, também não pode ir para a matança. São pequenos pormenores como estes, que o proprietário não pode deixar passar, que o governo tem a gentileza de recordar!
.
Também, para evitar as comilonas e os abusos, que nestas ocasiões podem acontecer, saiba que "as amigdalas, intestinos (do duodeno ao reto) e mesentérios dos bovinos, bem como o baço e o íleo das ovelhas e cabras" não podem ser comidos!
.
Se já estava feliz com a boa nova governamental, fique sabendo o leitor que a "matança tradicional do porco, só é autorizada quando organizada por entidades públicas ou privadas, desde que as carnes se destinem a ser consumidas em eventos ocasionais, mostras gastronómicas ou de caráter cultural." Portanto, se estava à espera de comer o seu suíno, tenha um pouco mais de paciência e espere pela expoBARRANCOS 2014!
.
Pronto! Agora que já sabe, pode começar engordar a galinha, o peru, o pato, o coelho, a ovelha, a cabra e a vaca. Mais um alerta -  este governo nosso é uma maravilha: só podemos comer a galinha e os patos duros, já velhos, mas a ovelha, a cabra e a vaca têm de ser tenrinhas! Não podem ter mais de 12 meses! Entretanto, pelo sim, pelo não, tenha sempre uns tojos em casa...
.
Ah, que já estava a esquecer, apesar de obrigatória a inspeção higio-sanitária, ante e post mortem dos suínos, "não será realizada pesquisa de Triquinella spiralis"! Upa!. Pelo menos uma boa notícia para o fim!
.
Se chegou até aqui, não tenha pressa, nem corra a afiar as facas. A matança só pode começar a partir do dia 1 de janeiro de 2014. Até lá, deixe engordar os animais...
Patos, ovelhas e fracas, esta também esquecida pelo governo. Foto: eB

3 comentários:

aeloy disse...

Esta portaria, ao contrário da dos cães e gatos, vai passar despercebida.
Já a tinha denunciado num programa de rádio (Montemuro) e referido que as Câmaras municipais da nossa ruralidade (e a nossa desde logo!) deveriam protestar por mais esta machadada na economia familiar e na sobrevivência do nosso habitat.
Uma portaria traduzida, talvez pelos 30000 funcionários do Ministério da Agricultura que continuam em... Lisboa... sem ter em conta o país e a realidade deste que eles... não conhecem
Como diz Paul de Grauwe sobre o austerícidio, este mata a pequena e micro economia que é a sustentação dos países mediterraneos, e a sua continuação continua a destruição.
Isto está tudo ligado.
António Eloy

Anónimo disse...

Vão à MERDA os do des(governo) e a Ministra da Agricultura à MERDA ao quadrado. Eu no meu faço o que me saia dos c...!!! Como sempre o fiz!!!

Jacinto Saramago disse...

Deve haver muita gente com vontade de fazer o que o anónimo das 13h51 está a dizer... mas, pronto, para ecomomizar, assumamos coletivimamente o que lhe vai na alma e "merda com eles".

Quem preparou aquele despacho e lhe deu cobertura política só conhece o Terreiro do Paço, em Lisboa e, como alí só hám pombos, protege-os, retirando da matança!!!

cpts.