segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Governo prepara encerramento das finanças de Barrancos (e de mais 154)!

Segundo a notícia avançada hoje pelo Diário de Notícias - aqui, aqui e aqui alvitrada, mas com cheiro diferente, desde 2008 - no distrito Beja poderão "sobrar" apenas duas repartições de finanças: Beja e Odemira! Serão eliminadas, duma penada, as repartições de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira.
Para os barranquenhos o problema está resolvido: a declaração de IRS, o pagamento do IMI, do selo do carro, etc, etc., passa a ser pago em Encinasola (Espanha), que fica a 9 km. Sempre é  mais perto que Beja, que dista mais de 100Km!
DN, 07-10-2013, pág. 29

8 comentários:

Curioso disse...

Encinasola, além de ser mais perto os impostos são mais baratos!!!

romcadur disse...

A repartição de Finanças de Barrancos, tem dois funcionários, o Governo não paga rende pois o edificio é cedido pela CMB, será deficitária esta repartição?
Não se reconhece nesta medida um acto racional de meios, não se vê com objectividade esta forma de cuidar cinergias.
Só quem não conhece o isolamento das populações e a que distãnciá fica a mais próxima RF e quais as possibilidades quer de transporte, quer de vias de transporte é que pode decidir desta forma.
Ficanos a esperança que daqui a pouco tempo isto muda e estes imbecis serão entao arrumados, espero se reformas, pois como garotos que são ainda não tem idade, quem sabe

Jacinto Saramago disse...

Caro Romão
A troika serve de pretexto para tudo. É o papão do sec. XX1!


Repare uma coisa: se a intenção é reduzir custos administrativos ou de funcionamento (parece que nãos e pretende despedir pessoal), a repartição de finanças é um caso de sucesso!

Deve ter um custo zero para o Estado (central). O prédio onde está instalada é do Município, que também paga a luz e a água; faz as pinturas e a conservação do edifício... daí que não se perceba, como bem diz, a racionalidade da medida.

A decisão ainda não está tomada e a intenção do encerramento da RF de Barrancos já vem desde ... 2008.

Mas, já agora, que ninguém nos ouve: mas este governo tem tomado alguma medida racional? Onde está o PSD? Quem é este PSD que nos governa?

Abç.

Jacinto Saramago disse...

Um anónimo(a) dizia:
"Jacinto, custo 0 para o estado ?!!!
Quanto ganha (...)?
Eu passo os meses sem lá ir...
Para atender xx pessoas por dia,mais vale(...)
"
Nota do autor:
O Estado tem funções de soberania, que não pode delegar em terceiros (ou privados). Os impostos é uma delas, mas há mais!

Não estamos perante uma Reforma do Estado. Este governo está e tomar medidas avulsas. Fechar serviços não é reformar; Cortar despesas não é Reformar o Estado. É asneira.

Cortar nas pensões de sobrevivência de viúvos(as) com reformas de 200 ou 300 euros, não é reforma do Estado. É uma imoralidade. É um roubo. Alguém dizia que era uma ignomínia. Tem razão.

Cpts

Jacinto Saramago disse...

Caro/a anónimo que recomenda a formação de governo: recebido o desabafo complexado. Não desanime e continue a leitura do eB.
Cpts

Anónimo disse...

pagar em encinasola? e será que essa mesma terra tem repartição de finanças? duvido muito!Mas voces pensam que os municipios de espanha teem a mesma força que aqui teem? que aqui a maioria deles parecem umas capitais regionais!Ensinasola tem apenas um ayuntamiento,e barrancos junta freguesia e camara municipal,,e mais orgãos que ensinasola..basta que depende de muito de huelva..sua capital..e é la que esta sediada a diputacion provincial..que tem as mesmas funções que tem uma camara municipal portuguesa.

Jacinto Saramago disse...

Tem toda a razão o anónimo/a das 21h36, que conhece bem a administração pública espanhola. Mas a parte final da notícia era uma ironia!

Cpts

Anónimo disse...

Obrigado sr Jacinto! por reconhecer que sei bem da administração espanhola...mas essa parte que disse de ironia..não entendi bem...mas não duvide mesmo..que são as «diputacion provincial» que teem as mesmas funções que nossas camaras muniicipais. Basta que aqui se tem feito mtas estradas até ha fronteira..e são feitas pelas camaras..e do outro lado..tudo isso é feito pela diputacion provincial...Esse termo de concelho municipal..em Espanha não existe!! apenas municipio ou ayuntamiento que é a mesma coisa,agora o que eles chamam de concelho administrativo..apenas se referem ao concelho unico da propria provincia.Porque é so em sua capital que esta sediada sua diputacion....