quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Festas de Barrancos 2013 - a procissão em Honra da Padroeira marcada pela chuva

São 18h00. Está nublado, com vento fraco (32ºC). As nuvens começam a ser ameaçadoras. Ainda, na rua, a sair de casa, alguém aconselhava para para levar guarda-chuva. Espera-se trovoada!
Entre as 18h00 e as 18h30, os foguetes continuavam a ouvir-se. E a trovoada começa a soar, mais forte. A procissão, que sai meia hora atrasada, sobe a rua da Cruz e os primeiros pingos da trovoada, começam a cair. Espera-se chuva. Chuva grossa!
No largo de S. Sebastião, um segundo aviso. Começa uma trovoada que há de marcar a procissão, provavelmente a Festa de 2013. A procissão desce pela rua S. João de Deus, debaixo de chuva. Aqui alguém decide fazer o percurso curto. Em Montes Claros, em vez de descer para a rua 1º de Dezembro, segue-se pela rua das Forças Armadas. Nas 4 esquinas, ainda alguma indecisão. A chuva deu uma trégua. Fazemos o Cantinho. Prossegue a procissão com muito menos gente, que resolvem sair neste local e esperar Nossa Senhora na praça pequena, frente à igreja.
Enquanto a procissão dá a volta ao Cantinho, a trovoada aperta, com chuva, por vezes forte. A igreja enche. A praça fica vazia. Os tabuados também protegiam.
Entretanto, a procissão chega à praça e, frente à Padroeira, já entre-portas, o pároco fará um curto sermão. A chuva continua. Desta vez "a sério". O pároco conclui e a procissão recolhe, às 19h20. Depois de 15 dias de calor intenso, a chuva iria estragar a procissão.
(São 20h20 e a trovoada continua)
A Procissão da Festa 2013 - ruas da Cruz, de Sº Bento, das Forças Armadas e Praça do Município.
Fotos: eB, 28-08-2013

4 comentários:

IANTT disse...

Jacinto. me gustaria algun año poder asistir a la procesion de vuestra Patrona

INATT - Jesús

Jacinto Saramago disse...

Jesus
Quando quieras. Vem até Barrancos.

Saludos.

Anónimo disse...

Tenho pena que a procissão não tenha percorrido todas as ruas, como o normal. Eu estive lá, fiquei molhada e teria feito todo o percurso...de molhada não passava! Mas nem todos pensamos da mesma maneira, felizmente.
Boa fêra :)

Anónimo disse...

foi uma pena a chuva estragar a porcissão..o momento mais bonito da nossa fera...