quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Festas de Barrancos 2013 - o encerro do dia 29

São 7h35 e 20ºC, podendo chegar aos 30ºC. A chuva, que estragou a procissão parou pouco passava das 20h30, para a Fêra continuar com a animadora da praça e baile, juntos no mesmo espaço.
Regressando  ao encerro: Nos tabuados, com muita gente e na rua da Igreja, também, mas neste caso os afoitos, aguarda-se o chopinazo, aliás, o morteiro, que avisa da chegada dos touros, mas que hoje ninguém ouviu. Um esquecimento!
Os cabrestos já estão preparados, para subir a rua. Ouvem-se os chocalhos. Os festêros, dois, sobem e descem a rua. Têm informação que nós não temos: os touros estão quase a chegar e as jaulas serão colocadas no final da rua, na manga. Antes, 8h02, os cabrestos subirão até à praça.
8h06 - logo depois do foguete, o touro sobe a rua. Vai "parando" em todas as portas ou locais onde encontra gente. Demora-se na rua. Já na praça, junta-se aos cabrestos, onde o Manuel Violante, no tabuado e o Ricardo Rúbio, na torneira, o enlaçam. Na praça, pouca história. Entra nos curros às 8h25.
8h40 - o segundo touro começa a subida da rua, diretamente para a praça. Aqui, na arena, faz várias limpezas dos tabuados e das tábuas da CGD, onde se verificam alguns sustos. Pouco depois, a corda enlaça-o, à primeira, e com muita resistência entra no curro às 8h50.
Terminou o encerro do dia 29, com praça cheia, sol e calor húmido, com cheiro a terra molhada, de ontem à tarde a trovoada.
Agora, ala, que temos de tomar uns copos...
Imagens do primeiro touro
Imagens do segundo touro. Fotos, eB, 29-08-2013

Sem comentários: