sábado, 31 de agosto de 2013

Festas de Barrancos 2013 - a corrida de touros do dia 31 (que só conta pelo fim)

Pelo que me recordo é a primeira vez em muitos anos - peço desculpa se estou a induzir em erro alguém, por traição de memória - que uma corrida de touros, no nosso caso um touro, só tenha história pelo final feliz: estocada certeira e limpa! Provavelmente a melhor da fêra de 2013! O artista, Manuel Ponce.
A corrida começou tarde, muito próximo das 19h00. Já a praça, debaixo duns tórridos 32ºC, assobiava. A banda de música há algum tempo estava no sítio; os toureiros esperavam que a comissão de festas realiza-se o peditório. Concluído este, e quando estava tudo pronto para o passeilho, faltava um festêro. Telemóvel para cá, telemóvel para lá, e apareceu o desaparecido. Há ocasiões que nem se pode ir ao wc!
Da corrida em si, pouca história: novilho bonito, mansarrão, que só procurava os paus. Logo no início percebeu-se que alguma coisa não encaixava. O novilho, solto na praça, à espera do matador, que resistia na tornêra. Saiu, parece que com pouca vontade e deu dois ou três passes. O bandarilheiro, rápido a pegar na bandarilha, nervoso e assustado, pedia "terreno" ou "espaço" apontando ao animal. O público notava e assobiava (faz parte da praxe). Os companheiros aconselhavam-no. Mas, nada. O medo do touro ou da praça dominava-o. Com esforço correu e "atirou" as bandarilhas ao animal. Mal!
Ainda não tinha mudado o tércio, já o matador estava de muleta preparada e pronta a despachar o bicho, quando de ouviu a trompete. À primeira muletada, o touro corre e assim seria a história dos próximos cinco a dez minutos de tormento para o Ponce. De repente, frente ao encerro, saca a espada, aponta-a de longe e... pum... limpa e sem saber como, derruba o novilho, que nem pinga de sangue deita. Será, com toda a certeza, a melhor estocada da fêra de Barrancos 2013! A aficion surpreendida, nem reagiu. Será tema de conversa para agora e para muitos dias... O jovem matador agradeceu e, depois de limpar o suor nas tábuas da CGD, saiu da praça quase a chorar, antecedido da quadrilha e de familiares. No tabuão, o diretor da corrida, F. Farinha, reparou e, juntamente com o presidente da Câmara, António Tereno, levantaram-se, bateram-lhe palmas e agradeceram. Um gesto elegante e nobre, que muita gente seguiu. Ponce, ainda é jovem e teve um dia menos bom.
Encerrada a corrida, a praça começou a preparar-se para a vacada, que, "manda" a tradição se prolongaria por muito tempo, com pegas, alguns arranhões e sustos, para além da visita obrigatória à sociedade dos Ricos, etc; Nada. Tudo enganado. A vaca saiu às 19h20 e as 19h30 já estava no dumper. Uns passes com capa, uns saltos e umas corridas bastaram. Foi rápida. Apanharam todos de surpresa. Talvez houve precipitação. Talvez tenha sido melhor assim.
Fim.
A corrida com o touro. Fotos: eB, 31-08-2013
A vacada. Fotos: eB, 31-08-2013

13 comentários:

Fermusita disse...

A minha curiosidade fica por saber quem escolhe os touros, se a comissão de festas ou os toureiros, porque em qualquer tourada quem escolhe os touros são os toureiros!

Só depois de saber o critério de escolha dos mesmos é que podemos falar, porque caso seja a comissão de festas que não é leiga no assunto está a cometer um grande erro!

Caso seja o toureiro, então tem que se aguentar com o que escolheu, se sabe que é demais para a sua experiência deve ser mais restringido com as suas escolhas!

Anónimo disse...

Pelo que sei de touro, e posso estar enganado, os toureiros ñ escolhem os touros, os touros são sorteados pelos diversos toureiros.
Voltando a vacada, foi uma enorme falta de respeito para o publico, habituado a ter mais tempo de vacada, e tudo isso por causa dum jogo de futebol que começava as 20h. Quem quisesse ir embora mais cedo tinha ido, agora ñ podem brincar com o povo desta forma, pois houve muita gente que pagou bilhete para assistir a barracada de ontem.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

este só pode ser forasteiro para a tontada que escreve.

Anónimo disse...

Anónimo das 16:07 o a vacada acabar a essa hora nao foi por causa do jogo nao seja inculto..

Anónimo disse...

Senhor Jacinto, a vaca saio as 19:20h e subio ao dumper as 19:45h acho que foi tempo mais do que suficiente para os "toureiros" e "forcados" barranquenhos ou furasteiros disfrutarem, já que nao tenham querido é outra coisa, mas teve tempo disso tudo!

Jacinto Saramago disse...

Caro/a anónimo/a das 13h57:
reitero o que disse no post: a vaca saiu às 19h20 e as 19h30 estava a descansar. Dois ou três minutos depois, estava no dumper.

Quanto ao lapso de tempo para os toureiros locais, nada a acrescentar. Provavelmente tem razão.

Cpts

Anónimo disse...

Pois há muitos anos que assisto a vacada do dia 31 e nunca a vi acabar tão rápida,nem eu nem ninguém presente na praça, podes explicar o porque de ter sido assim este ano e mostrar a tua inteligência perante a minha ignorância???
Cumprimentos.

Jacinto Saramago disse...

Caro/a comentarista das 03h24, no domínio da tauromaquia, a nossa ignorância será muito semelhante, por que não sei dar resposta à sua dúvida.

Cpts

Anónimo disse...

Caro Jacinto, o meu comentário ñ era dirigido a si, mas sim ao anónimo das 9.28h que se dá ao luxo de chamar inculto as outras pessoas.
Peço desculpa se pensou que o meu comentário era para si.
Cumprimentos.

Jacinto Saramago disse...

Caro/a anónimo/a das 15h43. Não faz mal, mas continuo na ignorância e sem resposta. Não me parece que o futebol tenha sido um pretexto.

Cpts

Anónimo disse...

Parabens Jacinto, gostei da tua descrição apesar de já nao ter presenciado a mesma , motivos profissionais assim o exigiram e tive que regressar, repito.. Parabens por este teu espaço que nos permite a nós "longe" nos inteirar-mos do ocorrido durante antes, durante e após todos os festejos. Contudo deixo aqui minha banal opinião e que nao seja interpretado como critica negativa mas sim como opinião que ajude a melhorar situações futuras... Sugiro a comissoes futuras que se reunam com quem de direito e cheguem a um bom senso a nivel de locais, condições para os participantes e horarios a cumprir, de forma a que a festa seja para toda a população e visitantes , beneficiando todos semelhantes regalias e lucros. Num geral a noite em Barrancos é apenas para alguns... e que, sem quererem descriminam a verdadeira tradição. Um reparo tambem aos senhores agentes da autoridade que de ar arrogante e sem verem as consequencias/condições, ordenaram o fecho imediato á roullote de cachorros junto aos BMB , unico sitio para se comer algo ás 4H15 da madrugada, excusado será dizer que estava muita...muita gente, na fila á espera para dar ao dente, vou acreditar que não foi por serem de nacionalidade Espanhola... Abraço rapaz

Francisco disse...

Boa Tarde a Todos/as.

Sou assíduo às festas de Barrancos desde que me conheço. Na realidade ao longo dos anos as queixas/desabafos são semelhantes a cada ano que passa.

As nossas festas pouco ou nada se têm adaptado ao passar dos anos continuando em contraciclo às mudanças de hábitos das gentes.

Não podemos justificar o repetido modelo das festas de Barrancos com o manter das tradições, estas podem e devem ser ajustadas às mutações da sociedade de forma a que as gentes continuem a viver as festas com agrado e identificando-se com elas.

Ainda há poucos dias o Sr. Jacinto Saramago através deste blog de sua autoria, relata o espectáculo da animadora de dia 31 na praça que pouco ou nada animou quem assistia dado o tipo de música interpretado.

Posso reforçar o ponto de vista do Sr. Jacinto com algumas "sensações" que os espectáculos da praça me têm causado nos últimos anos. Na verdade denoto algum desinteresse na escolha/investimento por parte das distintas comissões no que se refere ao programa de animação nocturna na praça, fico com a ideia que apenas os realizam porque tem de ser!. Ainda este ano, que a memória é recente, a qualidade da aparelhagem de som e luz contratada para os espectáculos da praça foi péssima e desajustada em potência ao recinto da praça, retirando algum brilho que os artistas que participaram podiam dar ao espectáculo. Alguns deles nem tiveram direito a uns míseros projectores de luz... por exemplo o Tony das Carreiras...

Poderei concordar que o espectáculo da praça não gera receitas (pelo menos da forma como exploram o recinto)mas tal não poderá ser desculpa para tamanho desinteresse.

Não poderia a Comissão de Festas instalar um bar móvel no recinto?

Pedir uma contribuição simbólica às pessoas que assistem aos Shows? ( não acredito que 1€ deixasse alguém mais pobre)

Não poderia a mesma comissão, dada a falta de cadeiras para sentar os mais idosos, instalar todas as noites uma plateia de cadeiras, para posteriormente vender a um valor simbólico?

É verdade que as festas obrigam a um investimento elevado e apenas alguns contribuem para que continuem a acontecer, mas é altura de dividir esse dever de contribuição por mais pessoas... para garantir a continuidade das festas.

As opiniões das pessoas não devem ser encaradas como ofensas ou criticas destrutivas. As comissões de festas são importantíssimas para a realização das Festas, mas precisam de ouvir as pessoas e não deixarem levar-se por "velhos do restelo", "pseudo organizadores de festas" e/ou outros que têm interesses directos na contratação de grupos musicais, toureiros, etc...

Acredito que seja tempo de mudança! Agora resta-me saber se há vontade.

Em Barrancos há gente capaz para fazê-lo inteligentemente e ajudar as comissões de festas.

Deverão no entanto conseguir combater alguns dos preconceitos existentes, vícios, politiquices e quaisquer inemizades que possam existir.

Ao fim ao cabo as festas são de todos e para todos. Para os da terra e para os forasteiros.

Um abraço a todos,

Francisco

Jacinto Saramago disse...

Caro Francisco: pela clareza das propostas ou sugestões, permitir-me-á que o seu comentário possa constitur um entrada deste blogue, a propósito da reflexão sobre as nossas Festas.

Cpts