quinta-feira, 25 de julho de 2013

" Novos Povoadores" em Barrancos?

Segundo o jornal "Público", do passado 2 de junho, na foto, o movimento que prometeu combater o despovoamento das zonas rurais só conseguiu "levar" quatro famílias para o interior!
O projeto, que visava "facilitar a implementação ou transferência de projectos empresariais para os territórios rurais" fracassou. De acordo com a reportagem do jornal  o projeto, que pretendia "repovoar as zonas rurais", falhou porque as autarquias que o apoiaram de início (Évora, Abrantes, Marvão, Idanha-a-Nova, etc;...)  o "esqueceram" logo depois das eleições autárquicas de 2009; falhou por que os "novos povoadores" desmobilizaram ou não se adaptaram à vida rural, onde o controlo social é grande; falhou por que, nalguns casos, os investimentos não compensavam; falhou, também, por que alguns dos novos povoadores não tinham as competências profissionais ou desconheciam as atividades que pretendiam desenvolver nos locais escolhidos; etc...
Dizemos com frequência que nas décadas de 50/60 do séc. XX (1945-55) as zonas rurais tinham 10 vezes mais habitantes que na atualidade, mas esquecemos-nos de referir sempre as condições miseráveis em que vivia 95% dessa população!  Barrancos tinha 3674 habitantes em 1950. Hoje não tem mais de 1834!
E se Barrancos que, tal como os demais municípios rurais do interior se encontra numa fase de despovoamento acelerado, "recebesse" pelo menos 10 famílias de "novos povoadores"?
Jornal Público, 02/06/2013

Sem comentários: