segunda-feira, 29 de julho de 2013

Barrancos “reduziu” em 10 o número de desempregados

O número de desempregados de Barrancos baixou para 177 em finais de junho (menos 10 que no mês anterior).
De acordo com as “estatísticas mensais do IEFP, a região Alentejo apresentava em 31 de junho de 2013, 31112 desempregados (eram 31531 em maio). Do distrito, Beja (com 2299), Odemira (1402), Moura (1568) e Serpa (1136) continuam a "liderar" a lista com maior número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego. Do outro lado da tabela ficam Alvito, com 148 (+ 4 que em maio), Barrancos, com 177 (- 10) e Cuba com 247.
Voltando ao caso de Barrancos dos 177 inscritos no IEFP, 99 são mulheres (eram 101 em maio). Por grupo etário, a faixa dos 35-54 anos continua a ser a mais numerosa, com 94 inscritos (menos 3 que no mês anterior), seguido do grupo 25-34 anos, com 32. Por níveis de escolaridade, continuam a ser os que possuem ensino secundário que apresentam o maior número, com 50 inscritos (eram 64 em maio), havendo 10 com habilitações de nível superior (eram nove em maio)
A taxa de desemprego a nível nacional é de 17,7% em finais de abril de 2013 (INE)

Centros de Emprego - Alentejo

3 comentários:

Anónimo disse...

Sim, 9 foram requisitados e 1 perdeu o subsidio de desemprego (causas por apurar). Estes estudos são uma treta e quem está no terreno e conhece, sabe que não corresponde à realidade. Não se pretende emprego mas sim trabalho

Jacinto Saramago disse...

Cara/o Aleitor/a anónima/a:

Não são estudos. São números. E por detras dos números estão pessoas.

Em síntese, sendo ceptico também em relação à dimensão dos numeros de desempregados, que assustam, são os dados oficiais do IEFP. Pelas contas deste instituto, Barrancos tem 177 pessoas desempegadas. Para ver o perfil, grupos etários, escolaridade, etc... siga o link da notícia.

Cpts.

Anónimo disse...

Compreendo que sejam os numeros oficiais do IEFP, mas não passa mesmo disso, numeros! Atendendo que estão pessoas por trás desses números, é que deveriam ter mais cuidado ao fazer a sua divulgação e não apenas utilizá-los em questões de (falso) "mérito".
Para o IEFP uma pessoa a quem cessem o subsidio de desemprego, termine o mesmo (ou o subsidio social de inserção) que coloquem num CEI, conta como menos um desempregado o que não é certo.
Isto aconteceu comigo, uma técnica no centro de emprego de moura disse-me publicamente que eu não era considerado desempregado porque estava colocado num programa, ao que respondi que era concerteza pois auferia subsidio de desemprego por parte da segurança social, ou existem critérios diferentes sobre o que é ser desempregado para o IEFP e SS, ficou vermelha e nem me respondeu.
Acreditem que enquanto só liguemos a numeros não vamos lá, pois apenas servem para iludir uma realidade e justificar postos de trabalhos de quadros do estado (IEFP).