segunda-feira, 29 de julho de 2013

Alemanha - aprova programa de mobilidade para jovens europeus

The Job of my Life é um programa de apoio à mobilidade dos jovens europeus, aprovado pelo Governo alemão para o período de 2013-2016 e dirigido a jovens interessados em frequentar formação profissional dual ou trabalhar na Alemanha.
Este programa tem duas vertentes:
- formação profissional e
- emprego.
No que respeita à formação profissional, trata-se de proporcionar a jovens entre os 18 e os 35 anos formação profissional em empresas alemãs em sistema de alternância (sistema dual), com uma duração que pode chegar aos 3 anos - podendo abranger várias profissões e níveis de qualificação, dependendo das ofertas de formação que forem apresentadas pelas empresas na Alemanha. É primordialmente dirigida a pessoas com o ensino secundário e residentes em Portugal.
Os apoios concedidos aos candidatos selecionados consistem em:
- formação em língua alemã, num 1º momento em Portugal, numa fase posterior (de integração) na Alemanha,
- despesas com viagens e permanência na Alemanha e
- apoios durante a frequência de formação/ estágio.
Embora exista a possibilidade de uma proposta de contrato de trabalho no final da formação, não há garantia de colocação (as empresas não são obrigadas a fazê-lo).
Mais informação (em inglês)
Neste momento, o IEFP, IP e o BA/ZAV (serviço público de emprego alemão) concluíram as atividades necessárias à preparação do 1º ciclo de formação dual, que terá início em setembro de 2013. Este 1º ano assumirá ainda um caráter experimental.
Uma vez que o calendário destes cursos de formação em sistema dual obedece ao calendário escolar, só está previsto novo processo de seleção de candidaturas quando se iniciar a preparação dos cursos do ano letivo de 2014/15, que terão início em setembro de 2014. Prevê-se assim a divulgação do novo período de candidaturas no website do IEFP (www.iefp.pt) e na rede de serviços locais de emprego em início de 2014.
Relativamente à vertente emprego (colocação), os candidatos serão apoiados no âmbito de processos e atividades de recrutamento, feiras de emprego internacional e outros eventos dedicados à procura de emprego na Alemanha realizados pela rede EURES em Portugal.
Serão elegíveis a estes apoios candidatos a emprego com idades entre os 18 e os 35 anos (em alguns grupos profissionais, nomeadamente na área da Saúde, o limite máximo de idade poderá subir até aos 40 anos) e apenas os qualificados, e/ou com experiência, numa das áreas profissionais em que a Alemanha é deficitária (i.é, em que tem efetivas necessidades de recrutamento a nível internacional).
Para que possa ter uma ideia mais imediata das áreas profissionais mais procuradas, o EURES Portugal e o EURES Alemanha têm vindo a trabalhar conjuntamente em processos e atividades de recrutamento sobretudo nas seguintes áreas:
- profissionais de Engenharia e Tecnologias de Informação;
- Médicos/as e Enfermeiros/as;
- profissionais na área da Metalomecânica e Eletricistas;
- profissionais qualificados na área da Hotelaria e Restauração.
Deve consultar com regularidade o “website” do EURES Portugal (www.iefp.pt/eures), onde estas atividades são divulgadaPode também candidatar-se a este Programa se procurar ativamente emprego na Alemanha e se encontrar inscrito na bolsa de emprego alemã (http://jobboerse.arbeitsagentur.de) numa destas áreas profissionais. Veja guia de apoio ao registo na JobBörse aqui disponível em português. Os “forms” de pesquisa desta bolsa de emprego estão disponíveis em algumas línguas para além do alemão, nomeadamente em inglês e em francês. Contudo, o conteúdo das ofertas de emprego está caracterizado na maior parte dos casos apenas em alemão.
Os apoios concedidos aos candidatos selecionados podem consistir em:
- financiamento de cursos formação em língua alemã em Portugal, 
- despesas com eventual processo de reconhecimento de qualificações, se necessário para o exercício da profissão,
- despesas com deslocações, para entrevista de emprego ou celebração de contrato, e com instalação no local de colocação.
Mais informação (em inglês)
Para informações mais específicas sobre o processo de candidatura e o funcionamento do programa:
- consulte o “website”: www.thejobofmylife.de (disponível em inglês e alemão);
- contacte os serviços de emprego alemães:
- telef: +49 228 713 1083

Sem comentários: