quinta-feira, 13 de junho de 2013

Eleições Autárquicas a 29 de setembro

O governo decidiu hoje marcar as eleições autárquicas para o dia 29 de setembro de 2013. A pouco mais de 100 dias para as eleições, Barrancos só conhece o cabeça de lista duma força política à Câmara Municipal. No caso, Fernando Durão, pelo PS.
Saliente-se que, existindo em Barrancos duas autarquias locais (Município e Freguesia) são necessárias três listas por partido político ou coligação concorrente, constituídas por 40 a 50 candidatos: Assembleia Municipal (15 efetivos + 5 suplentes), Câmara Municipal (5  + 3) e Assembleia de Freguesia (9 + 5). As listas propostas à eleição devem conter a indicação dos candidatos em número igual ao dos mandatos a preencher no respectivo órgão, acrescido dos suplentes em número não inferior a um terço, arredondado por excesso (cfr. art. 12º e nº 9 do art. 23º da Lei Orgânica nº 1/2001, de 14/8, na redação atual).
Para grupos de cidadãos independentes o número de proponentes é muito maior. No caso de Barrancos, serão necessários no mínimo, 550 eleitores, tornando inviável ou muito difícil a apresentação de qualquer candidatura! Para a Assembleia de Freguesia (50), para a Assembleia Municipal  (250) e para a Câmara Municipal (250).

1 comentário:

aeloy disse...

Jacinto,
Tenho nos blogs em que escrevo publicado inúmeros posts sobre as candidaturas independentes e também sobre Barrancos (ainda ontem!).
Venho só esclarecer que, de facto são necessárias 550 assinaturas, mas essas podem ser de 250 eleitores.
Cada eleitor pode subscrever uma e só uma lista, para cada orgão autárquico.
Mas não será amanhã a véspera...
António Eloy